Instituto Politécnico de Lisboa

Global Action Days 2017 | “Hábitos Tabágicos: saúde e ambiente requerem uma ação urgente!”

10 nov 2017 9:30 a 12:00

Parque das Nações

Global Action Days 2017 | “Hábitos Tabágicos: saúde e ambiente requerem uma ação urgente!”

No âmbito da atividade desenvolvida enquanto Eco-Escola, e dando seguimento à realização de ações que fomentem a integração dos novos estudantes, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), através das áreas científicas de Saúde Ambiental e de Cardiopneumologia, promove no dia 10 de novembro de 2017 a iniciativa multidisciplinar “Hábitos Tabágicos: saúde e ambiente requerem uma ação urgente!”, focada num problema de saúde pública com implicações também a nível ambiental - o consumo de tabaco.

Entre as 9h30 e os 12h00 da próxima sexta-feira, estudantes e docentes dos cursos de licenciatura da ESTeSL farão o percurso entre a Praça da Saúde da ESTeSL e o Pavilhão de Portugal - percorrendo a Avenida D. João II e a Alameda dos Oceanos - onde irão recolher resíduos associados ao consumo de tabaco na via pública, para posterior encaminhamento para destino adequado. Do ponto de vista da saúde serão ainda realizadas medições do monóxido de carbono exalado dos fumadores, sendo igualmente veiculada informação relativa à existência de consultas específicas de cessação tabágica e garantindo, desde logo, o respetivo encaminhamento dos potenciais interessados. 

Os Global Action Days pretendem dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas Eco-Escolas e por todas as organizações associadas aos diferentes programas da Foundation for Environmental Education (FEE), mostrando ao mundo as diversas ações realizadas diariamente em prol do ambiente e da sustentabilidade ambiental.

Associam-se a esta iniciativa a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Associação de Estudantes da ESTeSL (AEESTeSL) e a Junta de Freguesia do Parque das Nações, entidade reconhecida como Eco Freguesia, no âmbito do Programa Eco-Freguesias XXI, perspetivando-se a criação de sinergias para a elaboração de um projeto futuro para a “erradicação” de beatas na zona ribeirinha do Parque das Nações.


Pela vossa Saúde e em prol do Ambiente, participem!

Acompanhem o evento na página do facebook em https://www.facebook.com/events/923269184491670 


Parceiros:

 

Mais informações sobre os Global Action Days 2017 em https://ecoescolas.abae.pt/projetos-2017-2018/global-action-days.

Sigam a atividade do programa Eco-Escolas em http://www.ecoescolaestesl.com/.