Metastização de cancro da mama – Mecanismos moleculares e linhas de investigação

10 out 2012 17:00 a 18:30

Anfiteatro

Cerca de 90% das mulheres que morrem com cancro da mama morrem com ou devido a metástases à distância, sendo os locais preferenciais de metástase o fígado, o osso, o cérebro e os pulmões. Os mecanismos de metástase são pouco conhecidos, sendo no entanto vasta a investigação que se faz em torno desta temática. Pretende-se abordar a metástase de cancro da mama e a investigação que hoje se faz para ajudar a compreender esta fase da doença.

Objetivos:

• Conhecer a realidade prática da metastização de cancro da mama no sistema nervoso central
  • Conhecer os mecanismos de mestastização de cancro da mama no osso

Destinatários:
Estudantes e técnicos de anatomia patológica, e outros profissionais com interesse no tema.

Moderador:
Anita Gomes, ESTeSL

Preletores:
Pedro Pereira, ESTeSL, CHLN – HSM, FMUL
Sandra Casimiro, IMM, FMUL

Programa provisório:
17h00 – Introdução
17h05 – Metástases de tumor da mama no Sistema Nervoso Central
17h35 – Patofisiologia da metastização óssea no cancro da mama
18h20 – Discussão e debate
18h30 - Conclusões

Consulte a página do Ciclo de Conferências - Cancro da Mama: uma abordagem multidisciplinar