Novas terapias dirigidas para cancro da mama

17 out 2012 17:00 a 19:00

Sala 2.8

A era da genómica e da proteómica trouxe consigo novas abordagens terapêuticas nomeadamente em oncologia. A terapêutica do cancro da mama é dirigida para variados alvos desde há vários anos, desde os recetores hormonais ao HER-2, sendo ainda insuficientes para abranger o espetro de tumores diferentes e que não respondem a estas terapêuticas. O seu estabelecimento implica o cruzamento de diversas áreas do saber, sendo na fase clínica de extrema importância o cruzamento de estratégias de base bio e nanotecnológica para a veiculação modificada de fármacos e dos testes moleculares de anatomia patológica, de forma a aumentar a efectividade terapêutica e, ainda, evitar muitos dos problemas relacionados com a quimioterapia clássica. Apresentamos um exemplo português de uma nova terapia dirigida a cancro da mama, apresentada pela empresa TREAT-U.

OBJETIVOS:

• Identificar estratégias inovadoras de veiculação e direcionamento de fármacos para tumores.
  • Compreender a seleção de doentes para terapêutica dirigida em Anatomia patológica.
  • Conhecer uma nova terapia dirigida a cancro da mama ainda em fase pré-clínica.

Destinatários:
Técnicos, licenciados e estudantes de Farmácia e Anatomia Patológica e outros profissionais, investigadores e estudantes da área da saúde.

Preletores:
Mário Maia Matos, ESTeSL;
Liliana Aranha, ESTeSL;
Vera Moura, FFUC e TREAT-U.

Programa provisório:
17h00 – Introdução à sessão
17h05 – “Aplicações biotecnológicas de veiculação de fármacos"
17h25 – “Como selecionar doentes para terapêutica dirigida em Anatomia Patológica”
17h45 – “Targeted and triggered delivery of therapeutics to the tumor microenvironment: impact on the treatment of solid tumors”
18h45 – Discussão e conclusões finais.

Inscrições encerradas - limite máximo atingido

Consulte a página do Ciclo de Conferências - Cancro da Mama: uma abordagem multidisciplinar