Perspetivas do tratamento do cancro da mama

15 out 2012 16:00 a 19:00

Anfiteatro

O cancro da mama na mulher é considerado uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, sendo à sua localização anatómica ligada à feminilidade e a maternidade. A tendência evolutiva das novas tecnologias centra-se na tentativa de preservação da mama, sem prejuízo do sucesso terapêutico. Neste sentido, torna-se cada vez mais relevante a multidisciplinariedade da terapêutica em oncologia.
No tratamento deste tipo de tumores, a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são as abordagens mais comuns. A radioterapia intra-operatória tem-se tornado uma ótima opção no tratamento de tumores de mama em estádios precoces.
Com a evolução das técnicas de tratamento, tem-se verificado novos desafios ao nível do planeamento dosimétrico.

Objetivos:

• Dar a conhecer o tratamento inicialmente administrado no cancro da mama na área da oncologia e radioterapia e a sua evolução face às terapêuticas atualmente realizadas e prospetivas futuras das terapêuticas.
  • Conhecer o funcionamento, aplicabilidade e indicações terapêuticas da radioterapia intra-operatória.
  • Comparar o planeamento dosimétrico 3D com o planeamento inverso de IMRT, avaliando as suas vantagens e desvantagens.
  • Destinatários: Estudantes, Técnicos de Radioterapia e outros Profissionais de saúde interessados na temática.

Moderador:
Fátima Monsanto, ESTeSL

Preletor:
Nuno Gil, Fundação Champalimaud
Paulo Costa, Hospital de Braga
Joana Barbosa, Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE

Programa provisório:
16h00 - Tratamento sistémico do cancro da mama: passado, presente e futuro
16h45 - Radioterapia intra-operatória em fração única: um novo paradigma em radioterapia
17h30 - O planeamento dosimétrico 3D versus IMRT no tratamento de cancro de mama
18h15 - Discussão

Consulte a página do Ciclo de Conferências - Cancro da Mama: uma abordagem multidisciplinar