Profissões de Diagnóstico e Terapêutica: A História e os Desafios Futuros

14 dez 2012 9:30 a 18:00

Auditório ESTeSL

Desde a sua origem até aos dias de hoje as Profissões das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica tiveram uma enorme evolução, que de certo modo acompanha a evolução histórica da própria humanidade.

Os dias atuais caracterizam-se por profundas e constantes mudanças, onde é crescente e cada vez mais acelerada a inovação científica, técnica e tecnológica colocada à disposição destes profissionais e dos usuários dos seus serviços. A contínua evolução das Tecnologias da Saúde requer uma maior consciencialização da necessidade do desenvolvimento de estratégias que visem a melhoria da prestação dos cuidados de saúde e que assentem na inovação e na promoção da eficiência na gestão dos recursos e da eficácia na sua utilização.

O Grupo de Interesse da História da ESTeSL e das Ciências e Tecnologias da Saúde promove no dia 14 de dezembro de 2012, a partir das 9h30, no Auditório da ESTeSL, a Conferência: Profissões de Diagnóstico e Terapêutica: A história e os desafios futuros.

Participe no desafio de “Identificação Fotográfica das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica” e ganhe um cheque livro no valor de 50€

Para se habilitar a ganhar um cheque livro no valor de 50€ da Lusodidacta tem de estar inscrito na Conferência e participar no desafio de “Identificação Fotográfica das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica”, que será dinamizado no intervalo da manhã e de almoço no dia 14 de dezembro de 2012. Regulamento

Faça questões aos oradores da Conferência

Pode desde já colocar questões ou apresentar sugestões sobre temas a abordar na Conferência pelos oradores. Envie as suas questões para o e-mail comunicacao@estesl.ip.pt ou coloque as suas questões no Facebook da ESTeSL disponível em http://www.facebook.com/esteslisboa.

09h30 – Abertura do Secretariado

09h45 – Sessão de Boas Vindas

10h00 – Evolução Histórica das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica – Testemunhos

• Análises Clínicas e Saúde Pública – Fernando Mendes
  • Higiene Oral – Sandra Ribeiro
  • Audiologia – Luísa Varão
  • Cardiopneumologia – Luis Caldeira
  • Dietética – Graça Raimundo

11h15 – Pausa

11h45 – Evolução Histórica das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica – Testemunhos

• Farmácia – Maria João Coelho
  • Fisioterapia – Helder Estevão
  • Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica – Fernanda Quintino
  • Medicina Nuclear – Isabel Conde

13h00 – Almoço livre

14h30 – Evolução Histórica das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica – Testemunhos

• Neurofisiologia – Diana Tavares
  • Ortóptica – Isabel Reich d’Almeida
  • Terapia Ocupacional – Maria Guadalupe de Almeida
  • Prótese Dentária
  • Radiologia – Victor Alegria

15h45 – Pausa

16h15 – Evolução Histórica das Profissões de Diagnóstico e Terapêutica – Testemunhos

• Radioterapia – Anabela Duarte
  • Terapia da Fala – António Carvalhal
  • Ortoprotesia – Ricardo Marcelino
  • Saúde Ambiental – Vera Artilheiro

17h30 – Reflexões Finais
Rui Manuel Pinto Costa e Pedro Meireles (IST-UTL)

18:00h – Entrega dos prémios e Encerramento

Inscrições:

• Estudantes, docentes, não docentes e orientadores de estágio da ESTeSL – gratuito
  • Estudantes e Docentes de outras instituições de ensino superior – 5€
  • Profissionais de Saúde – 5€

Inscrições online encerradas. Poderá inscrever-se no Secretariado durante o dia do evento.

Em parceria com:
Logo AEESTeSL