Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2018

2 jul 2018 10:00 a 13 jul 2018 17:30

ESTeSL, Parque das Nações

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2018

De 2 a 13 de julho de 2018 a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) promove a 12ª edição da iniciativa Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde, dirigida a estudantes do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º ano) e Ensino Secundário.

Enquadramento

As Ciências e Tecnologias da Saúde compreendem um conjunto de áreas de conhecimento que têm como matriz a utilização de técnicas de base científica com fins de promoção da saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, ou de reabilitação.

Objetivos

• Promover o conhecimento das Ciências e Tecnologias da Saúde no contexto da saúde e da doença;
  • Fomentar o interesse dos participantes para as áreas das Ciências e Tecnologias da Saúde;
  • Difundir o papel da Ciência e da Tecnologia para o desenvolvimento, humanismo e cidadania;
  • Desenvolver a adoção de Estilos de Vida Saudáveis.

Coordenação da Atividade

Docentes e não docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL).

Destinatários

• Estudantes do 3º Ciclo - 7º, 8º e 9º ano
  • Estudantes do Ensino Secundário

Nota: serão criados grupos distintos para estudantes do 3º ciclo e do ensino secundário com atividades adaptadas aos níveis de conhecimento de cada grupo.

Funcionamento da Atividade

Os participantes serão sempre acompanhados por tutores devidamente formados em todas as atividades, realizando tarefas em “oficinas laboratoriais” de acordo com o programa específico de cada um dos cursos de licenciatura, vivenciando o dia-a-dia académico e laboratorial da ESTeSL.

Programa de atividades laboratoriais

Semana de 2 a 6 de julho

Semana de 9 a 13 de julho

Receção/Boas vindas

Atividades em Ciências Biomédicas Laboratoriais

Atividades em Farmácia

Atividades em Dietética e Nutrição

Atividades em Fisioterapia

Atividades em Ortóptica e Ciências da Visão

Atividades em Imagem Médica e Radioterapia

Atividades em Ortoprotesia

Atividades em Fisiologia Clínica

Atividades em Saúde Ambiental

Encerramento 1ª semana

Encerramento 2ª semana

Nota: A inscrição na opção "Verão Parcial" não permite aos participantes a passagem por todos os cursos de licenciatura  disponíveis, há atividades laboratoriais que decorrem apenas numa das duas semanas. Nestes casos, serão consideradas as suas preferências.

As atividades irão incidir sobre as temáticas abordadas nos cursos de licenciatura da ESTeSL:

Local de realização

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Av. D. João II, lote 4.69.01. - Parque das Nações
1990-096 Lisboa

Data da Realização

De 2 a 13 de julho de 2018 - de segunda a sexta-feira, das 9h00 à 17h30

Número de Vagas

24 estudantes do 3º ciclo e ensino secundário (número mínimo para viabilização da atividade: 12 participantes)

Critérios de Seleção

• Frequentar o 3º ciclo ou ensino secundário (6º ano concluído).
  • Ordem de receção da inscrição na ESTeSL tendo como referência a data e hora do formulário.
  • A admissão dos participantes fica dependente da inscrição e respetivo pagamento, cujo comprovativo de transferência deverá ser entregue ou enviado para tesouraria@estesl.ipl.pt até 5 dias úteis antes do início da atividade.
  • A inscrição deve ser acompanhada pela apresentação do B.I./C.C do participante e do Encarregado de Educação, bem como fotocópia do Cartão de Utente do Sistema Nacional de Saúde e, obrigatoriamente, pela declaração do Encarregado de Educação (descarregar aqui) para autorização de participação do inscrito, documentos a ser entregues no 1.º dia de atividades.

Inscrição

A inscrição deve ser realizada online em formulário próprio  !!! terminaram as inscrições !!!
Atenção: Face ao elevado número de candidatos, as inscrições submetidas a partir de 15 de junho ficam condicionadas à existência de vagas.

Data limite: 17 de junho de 2018

Custo da inscrição:

Verão Total (2 semanas de atividades): 150 € por participante
Verão Total (2 semanas de atividades): 100 € por participante (para estudantes cujos pais sejam colaboradores de instituições protocoladas com a ESTeSL)
Verão Parcial (1 semana de atividade): 75 € por participante
Verão Parcial (1 semana de atividade): 50 € por participante (para estudantes cujos pais sejam colaboradores de instituições protocoladas com a ESTeSL)

O pagamento deverá ser realizado através do NIB: 0781.0112.00000004003.90 (ESTeSL - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa).

NOTA:
Em caso de desistência, os participantes ou Encarregados de Educação devem manifestar essa intenção, por escrito, com a maior antecedência possível. Se a desistência for feita até 5 dias úteis antes do início das atividades é efetuado o reembolso de 30% do valor pago. Se a intenção for manifestada num prazo inferior não há direito a reembolso.
Em caso de cancelamento da atividade por parte da ESTeSL o valor será reembolsado na íntegra.

A Inscrição dos Participantes Inclui

• Participação em todas as atividades;
  • Kit laboratorial;
  • Almoço e lanche diários;
  • Certificado de presença;
  • Seguro de acidentes pessoais.

ESTeSL » Telef: 218 980 419/400 | Fax: 218 980 460
    Site: www.estesl.ipl.pt | E-mail: comunicacao@estesl.ipl.pt

Saiba mais sobre edições anteriores do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde

Apoios