Instituto Politécnico de Lisboa

Reingresso e Mudança Par Instituição/Curso

Candidaturas Online - Manual de Apoio (consulte aqui o manual de apoio à candidatura online)

Regulamento dos Regimes de Reingresso e Mudança Par Instituição/Curso

Reingresso

Reingresso é o ato pelo qual um estudante, após interrupção dos estudos num curso de licenciatura ou mestrado da ESTeSL, se matricula e inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Por interrupção de estudos entende-se o período de um ou mais anos letivos, ou o período inferior a um ano letivo, caso o estudante tenha anulado a matrícula e inscrição no curso no ano letivo anterior.

O reingresso não é aplicável nos casos em que a matrícula e inscrição, feitas pela primeira vez, sejam anuladas até 10 dias úteis após o início das aulas.

 

Mudança de Par Instituição/Curso:

Mudança de par instituição/curso é o ato pelo qual um estudante se matricula e ou inscreve em par instituição/curso diferente daquele(s) em que, em anos letivos anteriores, realizou uma inscrição.

A mudança de par instituição/curso pode ter lugar com ou sem interrupção de matrícula e inscrição numa instituição de ensino superior.
 

Condições para requerer a mudança de par instituição/curso

Podem requerer a mudança para um dos cursos de licenciatura da ESTeSL os estudantes que:

  • Tenham estado matriculados e inscritos noutro par instituição/curso português e não o tenham concluído;
  • Tenham realizado os exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso fixadas para essas licenciaturas, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso, e nelas tenham obtido a classificação mínima de 95 pontos;

O regime de mudança de par instituição/curso aplica-se igualmente aos estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira em curso definido como superior pela legislação do país em causa, e não o tenham concluído.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso técnico superior profissional, ou curso estrangeiro de nível correspondente, para os cursos de licenciatura da ESTeSL.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior, ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso, e se tenha matriculado e inscrito.

 

Documentação exigida para instrução da candidatura online:
  • Cópia de documento comprovativo de residência legal em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que requer a mudança de par instituição/curso, caso não seja nacional de um Estado membro da União Europeia;
  • Documento comprovativo de matrícula/inscrição no curso e estabelecimento de ensino superior que frequenta ou frequentou, que refira a não prescrição da matrícula no curso;
  • Documento(s) comprovativo(s) da realização dos exames nacionais correspondentes às provas de ingresso na licenciatura;
  • Documento comprovativo da média do ensino secundário (Ficha ENES);
  • Certificado Curricular com unidades curriculares aprovadas no ensino superior, ano curricular, data de aprovação e classificações finais obtidas em cada uma delas;
  • Conteúdos programáticos com referência às cargas horárias e ECT(s) das unidades curriculares aprovadas do curso que frequentou.

Nota: Os documentos estrangeiros devem ser visados pelos serviços de educação competentes do país emissor, e, se não estiverem escritos em português, espanhol, francês e inglês devem ser traduzidos por tradutor oficial, e reconhecidos pela representação diplomática ou consular portuguesa existente nesse país.

 
Emolumentos de candidatura para Reingresso e Mudança Par Instituição/Curso

61,50 € (no ato da candidatura são geradas referências MB)


Vagas para o Reingresso e Mudança Par Instituição/Curso – Ano letivo 2018/2019
CURSOVagas
Ciências Biomédicas Laboratoriais 5
Dietética e Nutrição 4
Farmácia 3
Fisiologia Clínica 5
Fisioterapia 4
Imagem Médica e Radioterapia 6
Ortoprotesia 2
Ortóptica e Ciências da Visão 2
Saúde Ambiental 2

Nota: a presente proposta poderá vir a sofrer alterações decorrentes do despacho da tutela com as orientações para a fixação das vagas para o ingresso, para o ano letivo de 2018/2019. 


Reingresso
:
Sem limitações quantitativas

 

Os candidatos poderão solicitar a devolução dos documentos até 30 dias após a afixação dos resultados.