Titulares de um Curso de Técnico Superior Profissional

Ciclos de Estudos a que se pode Candidatar

Regulamento dos Concursos Especiais da ESTeSL

O candidato deve ser titular de um Diploma de Técnico Superior Profissional na área de educação e formação em que se enquadra o Ciclo de Estudos de Licenciatura a que se pretende candidatar na ESTeSL, conforme expresso na tabela seguinte:

Ciclo de Estudos de Licenciatura

Cód. CNAEF

Área de educação e formação

Ciências Biomédicas Laboratoriais

Dietética e Nutrição

Terapia e Reabilitação

Farmácia

Ciências Farmacêuticas

Fisiologia Clínica

Terapia e Reabilitação

Imagem Médica e Radioterapia

Ortoprotesia

Ortóptica e Ciências da Visão

Saúde Ambiental

Serviços de Saúde Pública

Tecnologia de Proteção do Ambiente

Segurança e Higiene no Trabalho

Vagas para Titulares de um Curso de Técnico Superior Profissional – Ano letivo 2021/2022

CURSOVagas
Ciências Biomédicas Laboratoriais 1
Dietética e Nutrição 1
Farmácia 1
Fisiologia Clínica 1
Fisioterapia 1
Imagem Médica e Radioterapia 1
Ortoprotesia 1
Ortóptica e Ciências da Visão 1
Saúde Ambiental 1

Condições para requerer a Candidatura a Ciclo de Estudos de Licenciatura

A candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, que visa avaliar a capacidade para a frequência desse ciclo de estudos.
Mais especificamente, o candidato deve, cumulativamente:

• Ser titular de diploma de técnico superior profissional nas áreas acima referidas;
  • Obter na prova de Biologia, a realizar na ESTeSL, uma classificação mínima não inferior à classificação mínima fixada para ingresso através do regime nacional de acesso (9,5 valores);
  • Não estar abrangido pelo Estatuto do Estudante Internacional regulado pelo Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.

Inscrição na Prova de Biologia e Calendário

A inscrição é efetuada exclusivamente em plataforma online disponível no site da ESTeSL.

Documentos obrigatórios a submeter no ato de candidatura:

• Certidão de conclusão de Curso de Técnico Superior Profissional na área de educação e formação em que se enquadra o Ciclo de Estudos de Licenciatura a que se pretende candidatar.

Candidaturas que não apresentem este documento devidamente adequado ao Curso pretendido ou não efetuem o pagamento dentro dos prazos estipulados, não serão consideradas.

Procedimento de Candidatura ao Curso e Prazos

A candidatura será efetuada exclusivamente em plataforma online disponível no site da ESTeSL.

Documentos obrigatórios a submeter no ato de candidatura:

• Comprovativo de aprovação na prova de Biologia realizada na ESTeSL;
  • Curriculum Vitae;
  • Comprovativo de validade da prova de biologia para ingresso no ensino superior (se aplicável).

As candidaturas decorrem de 12 de julho a 1 de agosto de 2021.

As candidaturas que não apresentem os documentos obrigatórios, bem como o pagamento, dentro dos prazos estipulados, não serão consideradas para efeitos de admissão e seriação.

Critérios de Admissão e Seriação

A admissão e seriação dos candidatos serão realizadas pelo júri designado para o efeito, tendo por base os seguintes critérios e ponderações:

• 35% - Classificação obtida no curso de Técnico Superior Profissional;
  • 30% - Classificação obtida na prova de Biologia;
  • 35% - Apreciação do Curriculum Vitae.

Composição do Júri

• Profª Ana Monteiro (que preside);
  • Profª Helena Soares;
  • Prof. Luis Mendanha;
  • Prof. José Pedro Matos.

Legislação aplicável

Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelos Decreto-Lei nº 11/2020, de 2 abril 2020 e Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro.