Serviço de Saúde Ocupacional do IPL

Publicações

O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), através da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), criou o Serviço de Saúde Ocupacional (SSO-IPL), destinado aos seus funcionários docentes e não docentes.

Trata-se de um projeto inovador no País, em que o Instituto usufrui dos recursos humanos, físicos e materiais de uma das suas Unidades Orgânicas para dar resposta a uma necessidade no âmbito da Saúde Ocupacional e ao cumprimento da legislação em vigor.

O SSO-IPL enquadra-se na missão institucional da ESTeSL, e do IPL, integrando o projeto de prestação de Serviços à Comunidade, um dos eixos de intervenção estratégicos particularmente da Escola, que tem apostado na dinamização e participação em ações de promoção da saúde, junto de diferentes públicos de todo o país.

O trabalhador tem direito à prestação de trabalho em condições que respeitem a sua segurança e a sua saúde, asseguradas pelo empregador ou, nas situações identificadas na lei, pela pessoa, individual ou coletiva, que detenha a gestão das instalações em que a atividade é desenvolvida (Artigo n.º 5.º, Lei n.º 3/2014).

Vídeo: Serviço de Saúde Ocupacional do Instituto Politécnico de Lisboa

Missão

O SSO-IPL tem como missão promover locais de trabalho saudáveis através da gestão do risco, implementando medidas que minimizem e eliminem a exposição aos diferentes fatores de risco profissionais contribuindo, deste modo, para a manutenção da saúde dos trabalhadores.

Valores

As atividades desenvolvidas pelo SSO-IPL são realizadas com base nos princípios da competência científica e técnica, da ética e deontologia profissionais, centradas na humanização, no respeito, na inovação e na excelência do Serviço.

Objetivos

• Assegurar as condições de trabalho que salvaguardem a segurança e a saúde dos trabalhadores;
  • Informar e formar os trabalhadores no domínio da Segurança e Saúde do trabalho;
  • Consultar e informar os representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde do trabalho;
  • Desenvolver condições técnicas que assegurem a aplicação das medidas de prevenção preconizadas;
  • Desenvolver projetos de investigação nesta área em articulação com outras áreas do saber;
  • Promover a vigilância da saúde dos trabalhadores do IPL e de outras instituições;

Destinatários

O SSO-IPL abrange a população docente e não docente, a desempenhar funções no IPL, bem como os trabalhadores de outras instituições.

Exames de Vigilância da Saúde

Os exames de vigilância de saúde, previstos no artigo 108º da Lei n.º 3/2014, procuram através da recolha, análise e interpretação dos dados individuais de saúde pelo médico do trabalho, avaliar a aptidão do trabalhador para o exercício da sua profissão e identificar os efeitos precoces e reversíveis da exposição aos fatores de risco profissionais, com vista à programação e implementação de medidas preventivas, de proteção e promoção da saúde.

Sede do SSO-IPL

A sede do SSO-IPL tem lugar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Parque das Nações (como chegar).

2ª a 6ª feira das 8h00 às 16h00

Equipa

Médica do Trabalho: Dr.ª Graciela Simões
(Cédula Profissional n.º 24486)

Médica do Trabalho: Dr.ª Rita Silva Pereira

(Cédula Profissional n.º 45456)

Médico Radiologista:Dr. Jorge Vilela

(Cédula Profissional n.º 32997)

Tec. Superior de Segurança do Trabalho: Dr.ª Ana Delgado

(CAP VI n.º 21311010EC5)

Tec. Superior de Segurança do Trabalho: Dr.ª Tânia Silva

(CAP VI n.º 28341211RC6)

Enfermeira do Trabalho: Enf.ª Inês Silva

(Cédula Profissional n.º 91337)

Psicóloga: Dra. Patrícia Ramos

(Cédula Profissional n.º 6061)

Técnica de Cardiopneumologia: Dr.ª Catarina Sardinha

(Cédula Profissional n.º C - 036506044)

Ortoptista: Dr. Wilson Quintino

(Cédula Profissional n.º C - 032302118)

Técnica de Análises Clínicas e Saúde Pública: Dr.ª Madalena Alho

(Cédula Profissional n.º C - 002423014)

Técnico de Radiologia: Dr. Filipe Valente

(Cédula Profissional n.º C - 051797143)

Emergência e Primeiros Socorros: Dr.ª Aida Carolo

(Cédula Profissional n.º C – 035995041; Certificado de Competências Pedagógicas nº F627081/2014)

Técnica de Secretariado Clínico: Sra. Carla Borges

Conselho de Gestão

• Professor Coordenador Manuel Correia, IPL
  • Professora Coordenadora Anabela Graça, Presidente da ESTeSL
  • Professora Carla Viegas, Ensino e Investigação em Saúde Ocupacional
  • Dr.ª Ana Delgado, Técnica Superior de Segurança do Trabalho
  • Dr.ª Graciela Simões, Médica do Trabalho
  • Dr.ª Rita Silva Pereira, Médica do Trabalho

• Grupo de Investigação em Ambiente e Saúde (GIAS-ESTeSL)
  • Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - Audiologia

Interlocutores

A fim de garantir a articulação e proximidade entre cada Unidade Orgânica, ou Serviço do IPL, e o Serviço de Saúde Ocupacional, existem os interlocutores que colaboram enquanto agentes facilitadores e promotores das atividades desenvolvidas pelo SSO-IPL, junto da instituição onde presta serviços.

Interlocutores nas Unidades Orgânicas e Serviços do IPL

• Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) – Dr. António Marques
  • Escola Superior de Dança (ESD) – Dr.ª Joaquina Correia
  • Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) – Dr.ª Teresa Campanella