Instituto Politécnico de Lisboa

Dietética e NutriçãoLicenciatura

Curso acreditado pela A3ES

A Licenciatura em Dietética e Nutrição apresenta um plano de estudos estruturado segundo os referenciais europeus de formação sendo esta a denominação mais frequente e reconhecida no contexto europeu e mundial.

A ESTeSL tem uma experiência de 35 anos de ensino nesta área, dispondo de excelentes instalações e laboratórios específicos na área da nutrição.

É uma licenciatura reconhecida pela Ordem dos Nutricionistas sendo a ESTeSL a instituição com maior número de licenciados em dietética e nutrição inscritos nesta Ordem profissional.

Os licenciados em Dietética e Nutrição exercem a profissão de nutricionista com base na Lei n.º 126/2015 de 3 de setembro.

Estes licenciados aplicam os seus conhecimentos na área das ciências da nutrição e dietética na promoção e educação para a saúde, terapêutica nutricional, ensino e investigação científica, segurança alimentar, administração e gestão dos serviços de nutrição e dietética.

A dietética e nutrição abrange diversas áreas de atuação e o profissional assume diferentes funções. No contexto europeu o dietitian desenvolve a sua ação em três grandes áreas de especialização:

Clínica – responsável pela planificação, educação, supervisão e avaliação de planos nutricionais (nutrição oral, enteral e parental) elaborados clinicamente para que o utente/doente recupere a saúde nutricional e funcional;

Saúde Pública e Nutrição Comunitária – diretamente envolvido na promoção da saúde e prevenção da doença mediante o estabelecimento de políticas nutricionais que conduzam à promoção de hábitos alimentares saudáveis entre indivíduos e grupos;

Gestão e Controlo da Qualidade – Incide na gestão da restauração coletiva, proporcionando alimentos de qualidade e adequados nutricionalmente a indivíduos ou grupos, tanto em condições de saúde como de doença. Implementa sistemas da qualidade e segurança alimentar.

Um aspeto relevante são as parcerias nacionais e internacionais que os estudantes desta licenciatura da ESTeSL dispõem para mobilidade académica e estágios curriculares.

Destaca-se que de todas as licenciaturas lecionadas em instituições públicas na área das ciências da nutrição, dietética e nutrição, e dietética, a Licenciatura da ESTeSL é a que apresenta melhores resultados em relação à taxa de desemprego registado no IEFP dos diplomados destes cursos segundo os dados disponíveis pelo MEC http://infocursos.mec.pt/.

  

Conselho de Curso

Professor Lino Mendes (Diretor de Curso)
Professora Luísa Veiga
Professor David Tavares
Professora Marisa Cebola
Estudante Maria Inês G. Silva
Estudante Andreia Filipa M. Silva
Estudante Rita Maria P. Pereira
Estudante Carolina M. M. Pinto

Plano de Estudos

4º Ano

1º Semestre
Área Científica ECTS
Estágio em Dietética e Nutrição II 27.00
Seminários em Dietética 3.00
2º Semestre
Área Científica ECTS
Estágio em Dietética e Nutrição III 25.00
Investigação em Dietética e Nutrição 5.00

Saídas Profissionais

  • Unidades hospitalares públicas e privadas
  • Agrupamentos de centros de saúde
  • Unidades de saúde familiar
  • Residências geriátricas
  • Centros desportivos
  • Autarquias
  • Creches
  • infantários e escolas
  • Centros de ensino e de investigação
  • Indústria alimentar e farmacêutica
  • Empresas de restauração pública e coletiva
  • Exercício liberal
  • Instituições particulares de solidariedade social
  • Organizações da sociedade civil
  • Instituições da distribuição e retalho
Consultar Ofertas de Emprego

Dados de Acesso em Concursos Anteriores

 201420152016
 1ª Fase2ª Fase1ª Fase2ª Fase1ª Fase2ª Fase
Vagas3753710404
Candidatos2056533981337108
Nota de Candidatura do Último Colocado pelo Contingente Geral138,1141,1146,8142,2146,4145,2

Fonte: DGES – Direcção-Geral do Ensino Superior