Instituto Politécnico de Lisboa

SeminárioUnidade Curricular

Mestrado:

Tecnologias Clínico-Laboratoriais

Ano / Semestre:

1º Ano / 2º Semestre

ECTS:

6,0

A unidade curricular de Seminários implica o contacto dos estudantes com diferentes abordagens especializadas, de natureza técnica ou académica, procurando demonstrar estudos aprofundados sobre uma determinada matéria. Através da exposição e do debate de problemas científicos pretende-se fomentar o espírito crítico e a crítica científica construtiva, criando e/ou desenvolvendo um mindset de raciocínio investigacional.

 

Objetivos gerais

  • Proporcionar aos estudantes um espaço de reflexão e de desenvolvimento de competências de investigação.
  • Desenvolver a capacidade para compreender os processos de construção do conhecimento científico definindo os procedimentos e passos metodológicos necessários para a pesquisa.
  • Interagir com trabalhos desenvolvidos pela comunidade científica de divulgação de conhecimentos ou desenvolver investigações.
  • Formular e debater problemas científicos existentes nas bases bibliográficas e/ou de apresentações de especialistas.
  • Ser capaz de montar um procedimento de pesquisa e elaborar o respetivo relatório.

 

Objetivos específicos

  • Compreender os processos de produção do conhecimento científico e construção de uma pesquisa científica.
  • Identificar e definir problemas de investigação em contexto científico.
  • Pesquisar, sistematizar e relacionar referentes conceptuais com vista ao enquadramento dos problemas identificados.
  • Reconhecer e experimentar procedimentos metodológicos adequados em investigação, designadamente quanto a instrumentos de recolha e de análise de dados.
  • Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos.
  • Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado.

 

Programa

1. A construção do conhecimento científico

1.1. Paradigmas filosóficos da investigação científica.
1.2. Elaboração de um documento de investigação.

2. Investigação Científica

2.1. Questões de natureza ontológica, gnoseológica e metodológica.
2.2. As fases de um processo: ruptura, construção, verificação.
2.3. Tipologias de modelos de investigação.
2.4. Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas.


3. Etapas do Processo de Investigação

3.1. Problema/questões, variáveis, hipóteses.
3.2. Enquadramento teórico.
3.3. Opções metodológicas.
3.4. Técnicas de recolha de dados.


4. Análise e discussão de dados

4.1. Métodos quantitativos.
4.2. Métodos qualitativos.


5. Análise Crítica de Artigos e Escrita Científica.

5.1. Ferramentas de pesquisa bibliográfica.
5.2. Escrita científica
5.3. Análise crítica de documentos científicos.

 

Formadores

Carina Ladeira, PhD – ESTeSL-IPL
Edna Ribeiro, PhD – ESTeSL-IPL
Carla Viegas, PhD – ESTeSL-IPL
Susana Viegas, PhD – ESTeSL-IPL
Ana Ramos Coelho, PhD – ESTeSL-IPL

 

Avaliação

  • Projeto de investigação (70%).
  • Análise de artigo científico (30%).