Instituto Politécnico de Lisboa

Tecnologia clínico-laboratorial em patologias infeciosasUnidade Curricular

Mestrado:

Tecnologias Clínico-Laboratoriais

Ano / Semestre:

1º Ano / 1º Semestre

ECTS:

6,0

A organização mundial de saúde descreve as doenças infecciosas como “As doenças infecciosas são causadas por microrganismos patogénicos, como bactérias, vírus, parasitas ou fungos; as doenças podem se disseminar, direta ou indiretamente, de uma pessoa para outra”.

Estas patologias são caracterizadas pelos sinais, sintomas e alterações fisiológicas, bioquímicas e histopatológicas decorrentes das lesões causadas pelos agentes infecciosos e pela resposta imune do hospedeiro. A identificação e caracterização dos principais fatores de risco e fatores de prevenção inerentes a estas patologias é determinante para a diminuição da sua prevalência, incidência e disseminação.

O diagnóstico clínico-laboratorial de patologias infecciosas, fundamental para a aplicação de uma terapêutica correta e eficaz, tem como base várias técnicas de microbiologia clássica bem como novas abordagens moleculares, as quais serão abordadas neste curso.

Objetivo geral

  • Conhecer as patologias infecciosas mais prevalentes adquiridas na comunidade, em contexto hospitalar e em contexto ocupacional. Compreender as principais vias de exposição e disseminação dos microorganismos. Explorar bases metodológicas dos protocolos de diagnóstico citológico e microbiológico e metodologias moleculares aplicadas às patologias infecto-contagiosas. Desenvolver as competências necessárias à execução e interpretação de resultados de testes de diagnóstico indispensável para o diagnóstico laboratorial.

Objetivos específicos:

  • Identificar as patologias infecciosas mais prevalentes e microrganismos associados. 
  • Conhecer as diferentes vias de exposição e disseminação dos agentes etiológicos de patologias infecciosas.
  • Escolher, utilizar e interpretar as diferentes técnicas utilizadas na área da biomedicina para o diagnóstico laboratorial de patologias infecciosas.
  • Discutir de forma crítica resultados laboratoriais.
  • Compreender, avaliar e interpretar dados científicos.

Formadores:

Edna Ribeiro MSc, PhD – ESTeSL-IPL
Carla Viegas  MSc, PhD – ESTeSL-IPL
Maria Ana Pessanha  MSc, MD.

Calendarização:

Data início: 24-11-2018
Data de conclusão: 22-12-2018

Avaliação:

Trabalho de grupo com apresentação em sala (40% da nota final).
Realização de teste escrito (60% da nota final).
A média final deverá apresentar uma nota igual ou superior a 9,5 valores.