Instituto Politécnico de Lisboa

David Tavares

Prof. Coordenador

Nota Biográfica

David Tavares licenciou-se em Sociologia pelo Instituto Superior do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em 1985, concluiu o mestrado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1997 e doutorou-se em Ciências da Educação - Especialidade de Sociologia da Educação pela Universidade de Lisboa em 2006.

É Professor Coordenador na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL), onde leciona, desde 1999, as unidades curriculares de Sociologia da Saúde e de Sociologia das Profissões. É membro do Conselho Científico desde 1999, órgão a que presidiu entre 2009 e 2012. Tem coordenado e integrado múltiplas comissões e grupos de trabalho (Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados pela ESTeSL; Plano de Desenvolvimento da ESTeSL; Comissão Executiva para a Qualidade do IPL, etc.), Entre 1989 e 1999, lecionou em escolas superiores de enfermagem (Lisboa e Santarém), escolas superiores de educação (Castelo Branco, Santarém, Jean Piaget e João de Deus), no Instituto Superior de Serviço Social e no Instituto Português de Administração e Marketing (I.P.A.M.). Tem orientado e feito a arguição de teses de Doutoramento em diversas instituições de ensino superior (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora).

É Investigador Integrado do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES) do ISCTE/IUL - Instituto Universitário de Lisboa, desde 2007 e colaborador do Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (H&TRC). Tem coordenado e integrado equipas de diversos projetos de investigação, desde 1987. Atualmente é investigador e integra a equipa de coordenação do projeto de investigação “Medicamentos e suplementos alimentares em consumos de performance: práticas sociais, contextos e literacia”, financiado pela FCT. Tem realizado trabalhos de investigação e consultoria para diversas organizações (ONU - Organização das Nações Unidas, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Loures, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, OIKOS, Chapitô, entre outras), desde 1986. Exerce funções de coordenação na Secção Temática de Sociologia da Saúde da Associação Portuguesa de Sociologia, desde 2010.

É autor de livros e capítulos publicados em editoras de referência (Almedina, Colibri, Berghahn Books: Oxford/New York), de artigos nacionais e internacionais, avaliador científico de várias revistas (Sociologia, Problemas e Práticas, Análise Social, Fórum Sociológico, etc.), tem apresentado diversas comunicações em eventos científicos relevantes (World Congress of Sociology, ISA Forum of Sociology, One-Day-Seminar at University of Cambridge, etc.) e tem integrado várias comissões científicas e organizadoras de diferentes congressos. É autor do livro “Introdução à Sociologia da Saude”.

Áreas de Investigação

Sociologia da Saúde; Sociologia das Profissões; Sociologia da Educação