Instituto Politécnico de Lisboa

David Tavares

Prof. Coordenador

Nota Biográfica

David Tavares licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE em 1985, concluiu o mestrado em Sociologia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa em 1997 e doutorou-se em Ciências da Educação - Especialidade de Sociologia da Educação pela Universidade de Lisboa em 2006. É Professor Coordenador na ESTeSL, desde 1999, onde leciona as unidades curriculares de Sociologia da Saúde e de Sociologia das Profissões. É membro do Conselho Científico desde 1999, órgão a que presidiu entre 2009 e 2012. Tem lecionado, orientado e arguido teses de Doutoramento e de Mestrado em vários cursos de diversas instituições de ensino superior (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra, etc.).

É Investigador do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES) do ISCTE/IUL - Instituto Universitário de Lisboa, desde 2007. Tem coordenado e integrado equipas de diversos projetos de investigação, desde 1987. Atualmente, coordena o Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados pela ESTeSL, integra os projetos de investigação “Medicamentos e suplementos alimentares em consumos de performance: práticas sociais, contextos e literacia”, “Inovação e Futuro: Contributos para o desenho da oferta turística na área metropolitana de lisboa” (ambos financiados pela FCT) e “Sustainable and Active Ageing: Promoting active, healthy and socially integrated ageing” (IPL). Exerce funções de coordenação na Secção Temática de Sociologia da Saúde da Associação Portuguesa de Sociologia, desde 2010. Integra a equipa responsável pelo Plano de Desenvolvimento em Saúde de Loures.

É autor de diversos livros, capítulos e artigos nacionais e internacionais, avaliador científico de várias revistas, tem apresentado diversas comunicações e tem integrado várias comissões científicas e organizadoras de diferentes congressos.

Foi Consultor Sénior da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 1994 e 1996.

Áreas de Investigação

Sociologia da Saúde; Sociologia das Profissões; Sociologia da Educação