Instituto Politécnico de Lisboa

Nuno Medeiros

Prof. Adjunto

Nota Biográfica

Nuno Medeiros é Professor Adjunto de Sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, onde lecciona desde 1999. Foi também docente convidado na Universidade do Algarve e no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz.

É licenciado em Sociologia (1996), mestre em Sociologia Histórica (2007) e doutor em Sociologia – Especialidade em Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Educação (2018), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa Nuno Medeiros lecciona ao nível das várias licenciaturas as unidades curriculares de Sociologia da Saúde, Sociologia da Saúde e da Doença, Sociologia da Alimentação, Sociologia das Organizações, Sociologia do Ambiente e Sociologia das Profissões, tendo igualmente leccionado Antropologia da Saúde. Coordenou o curso pós-graduado de Saúde e Multiculturalidade. Participou na leccionação dos cursos de Pós-Graduação em Gestão dos Serviços de Saúde, de Pós-Graduação em Gestão e Administração em Saúde e de Mestrado em Nutrição Clínica, bem como em vários módulos de formações de actualização científica de curta duração no ensino superior.

É investigador em sociologia e em história no IHC – NOVA FCSH, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (investigador integrado), pertencendo também ao H&TRC – Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (ESTeSL-IPL). Colabora ainda no CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (Universidade Nova de Lisboa). Foi investigador visitante na Brown University (E.U.A.), professor visitante na Universidad CEU San Pablo (Espanha) e conferencista convidado de várias instituições brasileiras como a Fundação Biblioteca Nacional, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas, a Universidade Federal de São Paulo ou a Fundação Oswaldo Cruz.

Actualmente é coordenador científico (PI) do projecto de investigação “Representações sociais dos proprietários florestais sobre a floresta e o mundo rural. O caso de Pedrógão Grande” (2019 e 2020), financiado no âmbito dos concursos IDI&CA – Projetos de Investigação, Desenvolvimento e Criação Artística e cuja execução decorre no quadro das actividades do H&TRC – Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia (ESTeSL-IPL), com a participação de cinco investigadores.

De 2008 a 2011, também no quadro da actividade científica desenvolvida na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, participou como co-autor e investigador em dois grandes projectos de pesquisa referentes à saúde e estilos de vida e aos grupos profissionais das tecnologias da saúde, designadamente “Saúde e Estilos de Vida no Concelho de Loures” (2008 e 2009) (em parceria com a Câmara Municipal de Loures) e “Inserção Profissional dos Diplomados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa nos Anos Lectivos de 2006/07 e 2007/08” (2010 e 2011), ambos coordenados por David Tavares. É, desde a sua fundação em 2015, investigador do OPAIP, Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados da ESTeSL.

É igualmente um dos autores de dois projectos de I&D estruturantes financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: “A Classe Leitora – uma abordagem relacional da inscrição social da leitura”/“Trough the Looking-Class – a relational approach of the social inscription of reading” (1999 e 2000) e “Sociology of Reading in Portugal in the 20th Century”/“Sociologia da Leitura em Portugal no Século XX” (2001 a 2007), ambos coordenados por Diogo Ramada Curto. Participou como co-autor em vários outros projectos de investigação, centrados em temas como: edição de livros de larga circulação; livros e império; cultura impressa transatlântica; circulação do livro no espaço lusófono; inserção profissional de diplomados em tecnologias da saúde. Foi membro enquanto investigador nuclear do projecto de I&D “O Império Colonial Português e a Cultura Popular Urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias (1945-1974)”/“Portuguese Colonial Empire and Urban Popular Culture: comparing visions from the metropolis and the colonies (1945-1974)” (2017-2019), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e coordenado por Nuno Domingos no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Recebeu bolsas científicas de entidades como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Fundação Luso-Americana, a Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo ou o Instituto Politécnico de Lisboa/União Europeia. A sua tese de mestrado, de que foi publicado o seu livro Edição e Editores: o mundo do livro em Portugal, 1940-1970 (Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2010), recebeu o Prémio Fundação Mário Soares, o mais importante galardão no domínio da história contemporânea de Portugal.

Participou como avaliador de projectos científicos a convite de diversas agências estrangeiras e internacionais de financiamento e apoio à actividade científica e tecnológica. Foi avaliador internacional nos seguintes âmbitos: Marie Skłodowska-Curie Actions (a convite da Research Executive Agency da Comissão Europeia), na avaliação de projectos para bolsas individuais no domínio das ciências sociais; Individual Scientist Project Proposals for Fundamental and Applied Research (a convite da agência de financiamento científico da Letónia, LZP/LCS), na avaliação de projectos nas Artes e Humanidades, estudos culturais e história; Latvian Culture – a Resource for National Development (a convite da agência de financiamento científico da Letónia, LZP/LCS), na avaliação de projectos no domínio do eixo cultural do eixo património e memória cultural; EEA Grants – Collaborative Research Projects (a convite da agência de financiamento científico da Roménia, UEFISCDI), na avaliação de projectos colaborativos no domínio das ciências sociais.

ORCID: 0000-0001-5350-4294

Ciência ID: ED1F-F35A-1437

Página IHC – NOVA FCSH

Página H&TRC

Página CICS.NOVA

Página NOVA Research Portal

Página Academia

Página ResearchGate

Página Google Académico

ResearcherID: Y-7102-2018

Scopus Author ID: 36895025900

Cargos

Director da Unidade de Ensino e Investigação em Psicologia e Sociologia (2018-2020).

Membro do Conselho de Departamento da Unidade de Ensino e Investigação em Psicologia e Sociologia (2018-2020).

Director do Departamento das Ciências Sociais e Humanas (2017-2018).

Membro do Conselho de Departamento das Ciências Sociais e Humanas (2017-2018).

Membro do Conselho Técnico-Científico (2017-).

Membro do Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da Inserção Profissional dos Diplomados da ESTeSL – OPAIP (2015-).

Comissões

Membro da Comissão de Acompanhamento da Avaliação de Desempenho Docente da ESTeSL para 2018-2020 (2018-2021).

Membro da Comissão para a Promoção da Cultura Científica da ESTeSL (2017-2019).

Áreas de Investigação

Há cerca de duas décadas que, a partir de uma perspectiva sociológica e histórica, trabalha em torno dos tópicos da saúde e estrutura social e dos grupos profissionais da saúde, sendo co-autor de dois livros relativos a estas temáticas: Saúde e Estilos de Vida no Concelho de Loures (2009), Porto e Odivelas, Media XXI, 2013 (com David Tavares, coordenador, Conceição Antunes, André Coelho, Bárbara Flores, Beatriz Reis, Carina Silva e Rute Borrego), e Retrato Sociográfico dos Técnicos de Cardiopneumologia do Serviço Nacional de Saúde em Portugal, Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, 2002 (com David Tavares, coordenador, João Lobato, Teresa Denis e Nuno Raposo).

Outras das principais áreas de interesse em que se especializou é a da sociologia histórica do livro, da edição, da livraria, da leitura e da cultura e comunicação impressas, bem como do património cultural e das práticas culturais, domínios em que possui vasta produção científica (projectos estruturantes concluídos, publicações e comunicações nacionais e internacionais). Sobre este tema publicou em 2018 O Livro no Portugal Contemporâneo (Lisboa, Outro Modo).

Mais recentemente tem procurado explorar o domínio social e histórico da cozinha, culinária e gastronomia, aprofundando o estudo da alimentação como prática social fortemente inscrita na vida quotidiana, tanto simbólica como culturalmente, e ainda o estudo das tradições culinárias nacionais e locais.

Curriculum Vitae in English

Nuno Medeiros is Professor of Sociology at Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa of Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, where he teaches since 1999. He holds a bachelor of arts in Sociology (1996), a master’s degree in Historical Sociology (2007), and a PhD in Sociology (2018), awarded by Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of Universidade Nova de Lisboa.

Nuno Medeiros is a researcher (founding member) in Sociology and History of Instituto Politécnico de Lisboa, at H&TRC – Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia/H&TRC – Health & Technology Research Center. He is also a researcher in Sociology and History of Universidade Nova de Lisboa, Portugal, at IHC – NOVA FCSH, Instituto de História Contemporânea/IHC – NOVA FCSH, Institute of Contemporary History in full membership. In the same university he collaborates as a researcher in Social Sciences with CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais/CICS.NOVA – Interdisciplinary Centre of Social Sciences, since its foundation.

He has been working for almost two decades from a sociological and historical perspective on the topics of health and social structure, health professions, environment, and food. Another stream of specialisation has been the sociology and history of the book, publishing, bookselling, reading and print culture and communication, as well as cultural heritage and cultural practices.