Instituto Politécnico de Lisboa

Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde ComunitáriaDepartamento

O Departamento das Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde Comunitária (DCTLSC) tem como finalidade dar apoio à criação e transmissão do conhecimento no domínio de Áreas Científicas constituindo-se na organização científica e na gestão de recursos humanos, laboratoriais e materiais da ESTeSL. 

O DCTLSC é constituído pelas seguintes áreas científicas: Análises Clínicas e Saúde Pública (ACSP), Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica (APCT), Dietética e Nutrição (DN), Farmácia (FM) e Saúde Ambiental (SA).

O conselho de Departamento é a estrutura de gestão do DCTLSC e é composto por pelo Diretor do Departamento e os Coordenadores das Áreas Científicas

Este Departamento conta com dois projetos de apoio à comunidade apreciados e aprovados superiormente, cada um da responsabilidade das áreas científicas de DT e SA, estando previsto em breve o início do projeto da área científica de ACSP já aprovado em Conselho de Departamento.

OS docentes do DCTLSC participa em projetos de investigação científica, inovação e & desenvolvimento, bem como, integram e colaboram em centros de investigação nacionais e internacionais.

Assume um papel relevante no departamento a produção científica deste Departamento, nomeadamente, a nível de colaboração em livros científicos, publicações nacionais e internacionais em revistas com referee, bem como na participação em encontros, conferências, congressos e projetos europeus financiados.

As áreas científicas que constituem o DCTLSC participam nos seguintes projetos:

  • Curso de Especialização em Nutrição Clínica (2ª edição);
  • Mestrado em Nutrição Clínica (1ª edição);
  • Pós-Graduação em "Saúde, Aconselhamento e Tendências de Consumo (1ª edição);
  • Mestrado em Saúde, Trabalho e Ambiente (1º edição);
  • Pós-graduação em Segurança e Higiene no Trabalho (3ª edição);
  • Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho (Regime Especial – 3ª edição)

Conselho de Departamento