Instituto Politécnico de Lisboa

Saúde AmbientalÁrea Científica

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Saúde Ambiental aborda os aspetos da saúde e qualidade de vida humana, determinados por fatores ambientais, quer sejam eles físicos, químicos, biológicos ou sociais. Refere-se também à teoria e prática de avaliação, mitigação, controlo e prevenção dos fatores de risco que presentes no ambiente podem afetar de forma adversa a saúde humana das gerações atuais e vindouras.

A Área Científica de Saúde Ambiental tem como grandes áreas temáticas a Gestão Ambiental, a Saúde Ocupacional e a Saúde Pública e Ambiental. Atualmente, o seu contributo ocorre não só na formação graduada, mas também em programas formativos pós-graduados e de formação contínua, assim como em projetos de investigação e na prestação de serviços à comunidade.

Além daqueles que são os contributos para a aquisição e desenvolvimento de competências em vários perfis profissionais, são ainda facultadas, durante o processo de formação, as ferramentas que permitem aos discentes adquirir e procurar aptidões adicionais para que se mantenham atualizados e informados no que concerne ao seu conhecimento técnico e científico. Pretende-se, dessa forma, assegurar que a apreciação dos fatores ambientais seja criteriosa, de modo a identificar e avaliar, eliminar e/ou reduzir potenciais fatores riscos para a saúde humana.

Unidades Curriculares