Passar para o conteúdo principal

A Comissão de Ética da ESTeSL (CE-ESTeSL) é um órgão consultivo dotado de independência técnica e científica, tem como missão promover os elevados padrões éticos e deontológicos no âmbito das atividades desenvolvidas na ESTeSL.

Compete à CE-ESTeSL contribuir para a observância de princípios da ética e da bioética na atividade da ESTeSL, na prestação de cuidados de saúde e na realização de investigação científica e clínica em especial no exercício das ciências da saúde, à luz do princípio da dignidade da pessoa humana, como garante do exercício dos seus direitos fundamentais, bem como a integridade, confiança e segurança dos procedimentos em vigor na ESTeSL.
Apresenta uma composição multidisciplinar e é constituído por nove membros designados por deliberação do Conselho de Representantes, para um mandato de quatro anos:


Composição para o quadriénio 2021-2024

Presidente | Rute Borrego, Prof.ª Adjunta, Dietética e Nutrição, Departamento das Ciências da Terapia e Reabilitação.
Vice-Presidente | Hélder Raposo, Prof. Adjunto, Sociologia, Departamento das Ciências Exatas, da Vida, Sociais e Humanas.
Secretária | Anita Gomes, Prof.ª Adjunta, Biologia, Departamento das Ciências Exatas, da Vida, Sociais e Humanas.

Professores da ESTeSL
  • Inês Janeiro Silva, Prof.ª Adjunta, Farmácia, Departamento das Ciências da Terapia e Reabilitação.
  • Sérgio Figueiredo, Prof. Adjunto, Imagem Médica e Radioterapia, Departamento das Ciências do Diagnóstico, Terapêutica e Saúde Pública.
Individualidades externas à ESTeSL
  • Carla de Matos Torre 
    Farmacêutica, Professora de Farmacoepidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Lisboa (Faculdade de Farmácia); Membro do Committee for Medicinal Products for Human Use da Agência Europeia do Medicamento, desde 2020.
  • Carolino José Nunes Monteiro
    Biólogo, Professor de Genética Humana da Universidade de Lisboa (Faculdade de Farmácia e Faculdade de Ciências); Membro do 4.º mandato do Conselho de Ética para as Ciências da Vida; Membro da Comissão de Ética para a Saúde (CES) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, desde 2012.
  • Nina Moreira Pires de Sousa Santos
    Jurista, Membro da Comissão de Ética da Ordem dos Nutricionistas; Membro do 1.º mandato (2016 a 2019). Presidente da Comissão de Ética para a Saúde (CES) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

 

Competências da Comissão de Ética da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa