Contratação Pública de Serviço Docente

Pessoal docente especialmente contratado

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) recebe em permanência candidaturas espontâneas para a lecionação de todas as unidades curriculares (UC) dos seus diferentes ciclos de estudo.

Os interessados devem efetuar a sua candidatura através do seguinte formulário de candidatura espontânea, referenciando a área científica à qual se candidatam e, caso o entendam, indicando na carta de motivação quais as UC a que se habilitam lecionar.

As candidaturas apresentadas serão consideradas sempre que exista uma necessidade de serviço docente nas UC e/ou áreas científicas a que se propõem, desde que essa necessidade se apresente no mesmo ano civil ou no ano civil seguinte ao da candidatura.

A existência de candidaturas espontâneas para UC específicas não exclui a possibilidade de publicitação de oferta pública de serviço docente para essas UC sempre que a ESTeSL o entender como necessário. Nessa situação serão consideradas no processo de seleção todas as candidaturas apresentadas, sejam espontâneas ou resultantes de oferta pública específica.

Os critérios de seleção dos candidatos incluirão a adequação das suas habilitações académicas (requerendo-se licenciatura com classificação de 14 valores ou grau académico superior) e do currículo ao domínio e especialidade da UC a que se candidata, a experiência profissional e de lecionação detida, e a disponibilidade pessoal para lecionar nos horários da UC e/ou curso.

Mais se informa que este procedimento não constitui um concurso público, pelo que não há obrigatoriedade de publicitação de listas de candidatura nem de resultados de seleção, sendo os candidatos informados pessoalmente no caso de haver interesse na sua contratação. Contudo, e cumprindo as exigências legais, sempre que decorra uma contratação em consequência de oferta pública de serviço docente, serão publicitados nesta página os fundamentos que conduziram à decisão, após a sua aprovação pelo Conselho Técnico-Científico da ESTeSL.

Consulte o regulamento do IPL que rege a contratação de pessoal docente especialmente contratatado.