Instituto Politécnico de Lisboa

Estudante Voluntário

De acordo com o Manual Académico do IPL, a Bolsa de Voluntários funciona como um espaço de conhecimento e de encontro entre o estudante e as situações representativas da vida adulta e do mundo profissional.

A ESTeSL disponibiliza uma Bolsa de Voluntários onde os estudantes se poderão inscrever. Esta bolsa tem como objetivos:

  • Promover oportunidades para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do estudante;
  • Promover a aproximação entre a ESTeSL-IPL e a comunidade do meio envolvente;
  • Incentivar o estudante a participar em atividades de responsabilidade social, fomentando o espírito de solidariedade e uma atitude de cidadania;
  • Criar mecanismos facilitadores do processo de transição do Ensino Superior para o Mercado de Trabalho.

A Bolsa de Voluntários da ESTeSL-IPL é um projeto gerido pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado (GAED) e funciona na dependência direta da Presidência.

Os estudantes que cumprirem 30 horas ou mais de voluntariado/ano têm direito ao estatuto de estudante voluntário. As horas de voluntariado deverão decorrer em período letivo e serão contabilizadas até ao último dia da época de avaliação UMA/Exame normal de cada semestre.

Saiba mais sobre o Estatuto de Estudante Voluntário.

A participação como voluntário permite a emissão de um certificado das atividades desenvolvidas e a indicação do Estatuto de Estudante Voluntário no Suplemento ao Diploma.

Inscrições – Bolsa de Voluntários
Inscrições – Entidades Externas

No final da atividade de voluntariado o estudante deverá elaborar um Relatório Sumário, submetido até ao último dia da época do UMA/Exame normal, para efeito de contabilização das 30 horas.