Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP
A ESTeSL é contactada para partilhar a nível internacional a sua experiência no âmbito do ensino das ciências e tecnologias da saúde, de forma institucional, através dos diferentes Ministérios (Saúde, Ciência e Ensino Superior, Educação), Universidades, Institutos Politécnicos, ou diretamente pelas próprias instituições estrangeiras. Pela relação histórica e cultural que nos liga à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a ESTeSL tem tratado de uma forma privilegiada a cooperação com estes países, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.
Neste sentido, a experiência da ESTeSL, através do seu corpo docente “residente”, dos docentes convidados e colaboradores que desenvolveram e/ou desenvolvem a sua atividade em áreas e instituições de referência na cooperação com os países da CPLP, permite otimizar a formação de recursos humanos em Saúde e no Ensino das Ciências e Tecnologias da Saúde nas instituições estrangeiras, bem como o apoio institucional ao planeamento e estruturação global do Sistema de Saúde.
Desde 2003, a ESTeSL desenvolveu protocolos de cooperação com as seguintes instituições estrangeiras:
Angola:
- Universidade Agostinho Neto
- Universidade de Belas
- Escola Técnica Profissional de Saúde de Luanda - Ministério da Saúde de Angola
- Instituto Médio de Saúde do Bengo
Brasil:
- IBMR - Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação
- FIB - Centro Universitário da Bahia
- Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) - Fundação Oswaldo Cruz
Cabo Verde:
- Universidade de Cabo Verde
- Universidade do Mindelo
Moçambique:
- Instituto Superior de Ciências da Saúde de Moçambique (ISCISA)
Timor-Leste:
- Instituto de Ciências da Saúde de Timor-Leste
Em Junho de 2007, a ESTeSL passou a integrar a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde – RETS, que consiste numa rede de organizações que tem como missão fortalecer os sistemas de saúde dos países membros através de uma articulação e cooperação técnica internacional. O secretariado internacional executivo da RETS encontra-se atualmente a funcionar no Brasil, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.