Instituto Politécnico de Lisboa

ERASMUS +

O Programa ERASMUS +

O Programa Erasmus+ resulta da integração de anteriores programas europeus executados pela Comissão durante o período de 2007-2013: Aprendizagem ao Longo da Vida; Juventude em Ação; Erasmus Mundus; Tempus; Alfa; Edulink; programas de cooperação com países industrializados no domínio do ensino superior.

Criado em 1987, com a denominação ERASMUS, é a maior iniciativa de intercâmbio estudantil do mundo, na qual já participaram mais de um milhão de estudantes. Contando com uma elevada participação das instituições de ensino superior europeias, o ERASMUS+ está presente nos Estados Membros da União Europeia, nos países que também fazem parte do Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) bem como a Turquia e a antiga República Jugoslava da Macedónia.

O Programa Erasmus+ tem como objetivos:

  • Promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação;
  • Contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa;
  • Contribuir para alcançar os objetivos de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo da Estratégia Europa 2020, através do desenvolvimento do ensino pré-escolar, diminuição do abandono escolar, melhoria da formação profissional, aumento do número de licenciados na Europa, e aumento da empregabilidade de jovens e adultos.


Quem é responsável pela implementação do programa ERASMUS +?

O Erasmus+ é o programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto (2014–2020), promovido através da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (EACEA), em Bruxelas. A gestão deste programa é descentralizada, sendo a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF), sedeada em Lisboa, a responsável pela implementação desta medida em Portugal.

Saiba mais sobre as ações-chave deste programa na página da internet da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (ANE+EF).


Todas os cursos de licenciatura podem participar nesta Ação, sendo que cada licenciatura possui internamente um Responsável ERASMUS+. O apoio técnico-administrativo para a Ação na ESTeSL é da responsabilidade do Gabinete de Relações Internacionais (GRI).


Programa ERASMUS + na ESTeSL 

Quero saber mais sobre a mobilidade Erasmus para: