Instituto Politécnico de Lisboa

Programa ERASMUS +: Estudantes

Os estudantes da ESTeSL podem realizar mobilidade de estudos (SMS) ou de estágios (SMP).

SMS - MOBILIDADE DE ESTUDANTES ERASMUS PARA ESTUDOS


O que é?
A mobilidade de estudantes Erasmus para Estudos (SMS) decorre no contexto de acordos inter-institucionais prévios entre a ESTeSL e outras instituições de ensino superior, devendo ambas ser titulares de uma Carta Universitária Erasmus.

Quais os objetivos?

Os objetivos da mobilidade de estudantes para estudos são:

  • Permitir que os estudantes beneficiem no plano educacional, linguístico e cultural de uma experiência de aprendizagem noutros países europeus;
  • Promover a cooperação entre instituições e enriquecer o ambiente educacional de instituições de acolhimento;
  • Contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de jovens bem qualificados, de espírito aberto e internacionalmente experientes como futuros profissionais da área da saúde.


Duração da Mobilidade
Mínimo: 3 meses (ou um trimestre)
Máximo: 12 meses (ou um período académico completo)


SMP - MOBILIDADE DE ESTUDANTES ERASMUS PARA ESTÁGIOS 

O que é?
A mobilidade de estudantes Erasmus para Estágio (SMP) decorre no contexto de estágio com instituições que não se integram no ensino superior, por exemplo autarquias, centros de dia, centros de saúde, clínicas, empresas, escolas, hospitais entre outras. A ESTeSL reconhecerá na íntegra o período de tempo passado no estrangeiro, preferencialmente através de créditos ECTS. O reconhecimento será baseado no acordo de estágio aprovado por todas as partes antes do início do período de mobilidade.

Quais os objetivos?

Os objetivos da mobilidade de estudantes para estágios são:

  • Ajudar os estudantes a adaptarem-se aos requisitos do mercado laboral na UE;
  • Permitir que os estudantes desenvolvam aptidões específicas incluindo as de línguas e melhorem o seu conhecimento sobre a cultura económica e social de determinado país e num contexto de aquisição de experiência de trabalho;
  • Promover a cooperação entre Instituições de ensino superior e empresas;
  • Contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de jovens bem qualificados, de espírito aberto e internacionalmente experientes como futuros profissionais.

Como posso candidatar-me?
Pode candidatar-se ao Programa Erasmus duarante o período de candidaturas que é definido anualmente e divulgado junto dos estudantes no site e por e-mail.

Regulamento Interno para o Programa ERASMUS + - ESTeSL/IPL


INCOMING STUDENTS

Consulte a área de Incoming Students.