Publicações Grupo de Investigação em Radiações e Saúde (GIReS)

Publicações do Grupo de Investigação em Radiações e Saúde (GIReS) por ano:

Publicações/Artigos

Livros:
  • M. Eiras, G. Cunha, N. Teixeira, Radioterapia: Fundamentos e Aplicações Clínicas; ISBN: 978-989-8075-52-9.
  • Hogg, P and Lança, L (eds.), Radiation dose and image quality optimisation in medical imaging, Open Access, University of Salford, 2015.
Capítulos de Livros:
  • Lucena, F., Sousa, E., Vaz T.F. (2015). Imaging in neurological and vascular brain diseases (SPECT and SPECT/CT). Brain Imaging, pp: 54-71. ISBN: 978-3-902785-11-4. Vienna, Austria: European Association of Nuclear Medicine.
Artigos em revistas internacionais:
  • Teixeira NG, Coutinho GM, Trindade HR, Cunha GR, Carvoeiras PP, A survey in Portuguese X-ray fluoroscopy equipment: dose rates and image quality, Radiat Prot Dosimetry. 2015 Apr;164(3):354-60. doi: 10.1093/rpd/ncu271.
  • Ana Rodrigues Gouveia, Coert Metz, Luis Freire, Pedro Almeida, Stefan Klein: Registration-by-regression of coronary CTA and X-ray angiography, Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering: Imaging & Visualization, DOI: 10.1080/21681163.2015.1054520.
  • Lança L, Thompson JD, Lança L, Hogg P.  Visual Function Assessment in Medical Imaging Research. Radiologic Technology. 2015. 87(2):129-138.
  • Jessop M, Thompson JD, Coward J, Sanderud A, Jorge J, de Groot M, Lança L, Hogg P. Lesion detection performance: comparative analysis of low-dose CT data of the chest on two hybrid imaging systems. J. Nucl. Med. Technol. 2015. 43:47-52.
Artigos em revistas nacionais:
  • Amaro, A., Silva, H., Santos, A. I., Carolino, E., Vaz, T.Vieira, L., Influência dos métodos de correção de atenuação na quantificação da função renal relativa em cintigrafia renal com 99mTc-DMSA, SAÚDE & TECNOLOGIA. 13: 05-12. ISSN: 1646-9704.
Comunicações orais em congressos/conferências internacionais
  • Grilo, AM, Lucena, F, Marques, P, Abreu, C, & Lança, LEducation training for Communication in diagnostic exams. In III International Conference Learning and Teaching in Higher Education (Évora).
  • P. Felicio, J. Hunter, N. G. Dowell, T. Vaz, F. LucenaImpact of syringe residual activity in SUV measurement, EANM 15.
  • A. I. Santos, A. Amaro, E. Carolino, H. Silva, L. Vieira, T. F. VazRelative renal function estimate by renal scintigraphy with 99mTc-DMSA: Influence of attenuation correction methods, EANM 15.
Comunicações orais em congressos/conferências nacionais
  • Grilo AM. O papel do Técnico de Radiologia na redução do impacto emocional da mamografia. In IX Congresso Nacional de Senologia.
Comunicações sob a forma de poster em congressos/conferências internacionais
  • Filomena Batalha, Luís FreireCristina AlmeidaM. Margarida RibeiroCT scan dose reduction: An optimization of acquisition protocols in pediatric neuroradiology. PiDRL Workshop, 15-17 October 2015, pp 36.
  • D. F. F. Ribeiro, J. Vilaça, C. Nunes, L. Freire, M. Pinheiro, G. Cantinho, E. Carolino, E. SousaInfluence of attenuation correction in the MPI image reconstructed by the Evolution for Cardiac™ software. EANM 15, October 2015.
  • F. Lucena, T. F. Vaz, J. Pé-Leve, A. S. Ribeiro, L. Lacerda, N. Silva, D. Nutt, J. McGonigle, H. A. Ferreira, Evaluation of the quality of neuroimaging features as Alzheimer’s disease biomarkers, EANM 15.
  • F. Lucena, T. F. Vaz, J. Pé-Leve, A. S. Ribeiro, L. Lacerda, N. Silva, D. Nutt, J. McGonigle, H. A. Ferreira, Assessment of the quality of brain regions and neuroimaging metrics as biomarkers of Alzheimer’s disease, PSMR 2015.
  • Oliveira CD, Pacheco C, Grilo AVieira L, Faria D, Farto JC, et al. PET-CT determinants of achievement experience. In EANM15.
Comunicações sob a forma de poster em congressos/conferências nacionais
  • Ribeiro, Bruno; Miranda, Luis; Costa, Ricardo, Sousa, EvaCarapinha, Maria Raminhas. "Grau de Confiança dos Profissionais de Saúde, Expostos a Radiações Ionizantes, no Sistema de Leitura Dosimétrico Individual - 2015", XI Seminário em Medicina Nuclear - Tecnologias da Medicina Nuclear em Geriatria; Prémio de melhor poster.
Atas em congressos:
  • Lança C, Thompson JD, Lança L, Hogg P. Visual functional analysis in medical imaging. Conference: Research Seminar Visual functional analysis in medical imaging 2015: University of Salford, UK.

ContactosPublicações Grupo de Investigação em Radiações e Saúde (GIReS)

investigacao@estesl.ipl.pt