O Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa (H&TRC - ESTeSL) foi criado em 2016 com a finalidade de impulsionar a formação académica de jovens e adultos, promover a prestação de serviços à comunidade e promover a investigação e transferência de conhecimento científico e tecnológico num ambiente multidisciplinar. Os objetivos principais do H&TRC são avaliar os determinantes da saúde humana, doença e bem-estar, bem como analisar os diferentes fatores (ambientais, nutricionais, genéticos, exercícios) associados a esses processos. Além disso, o centro visa desenvolver novas tecnologias de saúde com potencial de melhorar as técnicas de diagnóstico e terapêutica atualmente empregadas.
Vídeo de Apresentação do H&TRC
Linhas/Áreas de Investigação
O H&TRC está organizado em 4 áreas de investigação, tendo como denominador comum o estudo das tecnologias da saúde, a saúde e o bem-estar:
Ambiente e Saúde | tem por objetivo avaliar fatores de risco à saúde humana que estejam presentes no meio ambiente, contribuir para o estabelecimento de relações de causa e efeito destes processos e promover a saúde e prevenção de doenças em diferentes grupos populacionais.
Genética e Metabolismo | tem por objetivo integrar abordagens multidisciplinares que permitam a compreensão de aspectos genéticos (polimorfismos), variabilidade e a sua associação com patologias, resposta terapêuticas, aspectos nutricionais e ambientais. Além disso, visa desenvolver ferramentas de diagnóstico molecular para doenças e patógenos humanos.
Gerontologia e Saúde Geriátrica | tem por objetivo integrar abordagens multidisciplinares que permitam uma compreensão crítica do envelhecimento e a sua associação com a fisiopatologia, implementação de medidas específicas de promoção do envelhecimento ativo, prevenção da dependência de doenças binomiais, intervenção em situações agudas e crónicas e reabilitação.
Radiação e Saúde | tem por objetivo desenvolver e aplicar novas metodologias destinadas para auxiliar no diagnóstico e terapia da radiação, além de avaliar e quantificar os efeitos biológicos da radiação em humanos, a proteção contra os efeitos nocivos da radiação e o impacto do uso da radiação na saúde da comunidade.
