Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #1230 de janeiro de 2013

Que futuro?

O futuro é algo que desejamos com alguma veemência, nem que seja porque nele se enquadram, projetam desafios que lançam, impõem ou simplesmente apresentam para se concretizar ou não. A cada um de nós será exigido o seu contributo, a boa vontade, o conhecimento adquirido e até imaginação para conseguir projetar, desenvolver e concretizar as ideias de um melhor enquadramento educacional principalmente na vertente da investigação.

Neste contexto, e em enquadramento difícil, quer socioeconómico, quer académico, foi colocado a toda comunidade Docente da ESTeSL, na última semana, o enorme desafio que se prende com as novas linhas estratégicas do IPL-ESTeSL.

Desafio, por princípio aceite, limitativo, contudo prioritário se se deseja contribuir para um desenvolvimento sustentado, alicerçado em qualidade e quantidade. Estas linhas estratégicas, agora apresentadas e de conhecimento geral, passam pelo incremento de criação de grupos de investigação e laboratórios de investigação.

Contudo, na atual conjuntura, teremos que todos juntos recorrer a muita imaginação e força de vontade académica, para atingir qualquer resultado positivo embora seja o que no fundo já temos todos vindo a fazer.

O atual panorama docente ser considerado satisfatório, com o investimento dos docentes na sua formação aumentando e muito o número de Mestres e Doutores, a ESTeSL apresenta já massa crítica para poder enfrentar estes novos desafios. Assim sendo, penso que estamos preparados para o que nos apresentam.
 

elisabetecarolino

Vice - Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL
Professora Elisabete Carolino

_______________________________________

Cursos de Especialização Tecnológica

II Jornadas em Secretariado Clínico da ESTeSL

A ESTeSL promove no dia 23 de fevereiro de 2013 as II Jornadas em Secretariado Clínico. Contamos consigo!

Aconteceu na ESTeSL

Reunião sobre os Laboratórios de I&D no IPL e o Regulamento dos Grupos de Investigação da Escola

Teve lugar no dia 23 de janeiro de 2013 uma reunião com o objetivo de apresentar a proposta de criação de Laboratórios de I&D no IPL, bem como a proposta de Regulamento dos Grupos de Investigação da ESTeSL. 

Sessão de Abertura da 4ªedição do Mestrado em Tecnologia de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular

Decorreu no dia 24 de janeiro de 2013, no Anfiteatro da ESTeSL, a Sessão de Abertura da 4ª Edição do Mestrado em Tecnologia de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular, ministrado pela Escola em associação com a FMUL.

Eventos ESTeSL

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Variações cíclicas hormonais na mulher e a sua influência na produção do óxido nítrico no ar exalado

31 jan 2013

,

Anfiteatro

Licenciaturas

Início 2º semestre Licenciaturas 2012/2013

18 fev 2013

,

ESTeSL, Parque das Nações

Cursos de Especialização Tecnológica

II Jornadas em Secretariado Clínico da ESTeSL

23 fev 2013

,

Auditório ESTeSL

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

24 maio 2013 a 25 maio 2013

,

ESTeSL

Circulares Informativas e Despachos

 

Investigação

Projeto: Avaliação da Exposição a Fungos e Partículas em Explorações Avícolas e Suinícolas


Tendo em vista contribuir para o conhecimento do risco de exposição a fungos e partículas das explorações avícolas e suinícolas e os eventuais efeitos sobre a saúde dos profissionais que trabalham nestes ambientes, está a decorrer desde maio de 2010 o projeto “Avaliação da Exposição a Fungos e Partículas em Explorações Avícolas e Suinícolas”.

 

Financiado pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), o referido projeto tem vindo a ser desenvolvido em parceria pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), em colaboração com o Laboratório de Micologia da Instituto Nacional de Dr. Ricardo Jorge

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Investigação

 

Formação

 

Prémios

 

  • Prémio Nacional de Gastrenterologia - Tendo como finalidade distinguir trabalhos científicos inéditos, de excelência, no âmbito da Gastrenterologia, a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) atribuí anualmente o Prémio Nacional de Gastrenterologia. Candidaturas a decorrer até 30 de março de 2013.
  • Prémio Professor Alexandre Moreira - Com o objetivo de distinguir o melhor trabalho de investigação, na área da Medicina Sexual, a Sociedade Portuguesa de Andrologia atribuí o Prémio Professor Alexandre Moreira - Investigação em Medicina Sexual 2012-2013. Candidaturas a decorrer até 30 de novembro de 2013.
  • Bolsa de Estudo Actelion - A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) institui uma Bolsa de Estudo destinada a subsidiar um projeto de investigação no âmbito da hipertensão pulmonar em cardiopatias congénitas. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de 2013

 

Projetos 

21ª Edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens do Ensino Superior

A Fundação da Juventude, o Ministério da Economia e do Emprego, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e o Instituto Português do Desporto e Juventude lançam a 21ª Edição do PEJENE - Programa de Estágios de Jovens do Ensino Superior. Este é um programa de estágios de verão em empresas/organizações em todas as áreas académicas, para jovens que frequentam o último e penúltimo ano do ensino superior. As candidaturas decorrem até 2 de maio de 2013.

 

Parceiros

 

Arte e Cultura

Conheça a programação para 2013 do Museu Colecção Berardo - Arte Moderna e Contemporânea