Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #136 de fevereiro de 2013

A mudança

Mais do que nunca constatamos hora a hora, minuto a minuto um movimento ruidoso de mudanças. Nada que seja realmente novo, pois Camões já o tinha identificado no soneto “(…) Todo o Mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades(…) ”, o problema é que por vezes a mudança não passa de um movimento circular em que o início e o fim se fundem. Veja-se o filme de Visconti o Leopardo onde a mensagem é “ é preciso mudar para que tudo fique na mesma”. Tendo presente ambas as ideias surgiram-me várias questões:

Face à dinâmica das alterações que assistimos diariamente temos nós próprios que encetar um movimento de mudança? E se sim, em que deve este assentar? Para onde queremos ir? O que procuramos? O que queremos construir? O que procura o mundo? Não tenho respostas certas ou claras para estas questões, mas penso que mais do que nunca para além de traçar objectivos concretos e definir estratégias para os alcançar, o que sempre fomos capazes de fazer, temos de começar a agir.

Mas agir não como peças soltas de um puzzle em que o desenho se esgueira por aí numa parede qualquer, mas sim a agir como um todo, uma vontade única em que a individualidade de cada um seja identificável e o todo seja a nossa identidade.

Talvez a mudança seja também o reinventar da motivação quando tudo desmotiva, estar mais empenhado quando não parece haver razões para isso, acreditar quando a razão não encontra lógica, ser suficientemente destemido para avançar por caminhos não explorados sem mapas ou GPSs. Talvez a mudança seja estar cada vez mais virado para fora, para o mundo, o perto e o longínquo, talvez seja o fortalecer de interacções e criar muitas mais.

Talvez o mais simples da mudança seja começar a saber quem está na porta do lado, e um dia chegar e as portas terem sido removidas.

Helena Soares

Vice - Presidente do Conselho de Representantes da ESTeSL
Professora Helena Soares

_______________________________________

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

A ESTeSL, em parceria com a ENSP/UNL, promove nos dias 24 e 25 de maio de 2013, o 3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente.

 

Aconteceu na ESTeSL

25ª Conferência do Ciclo: Encontros com a Ciência na ESTeSL

A 25ª conferência dos Encontros com a Ciência na ESTeSL teve lugar no dia 31 de janeiro de 2013.

Eventos ESTeSL

Licenciaturas

Início 2º semestre Licenciaturas 2012/2013

18 fev 2013

,

ESTeSL, Parque das Nações

Cursos de Especialização Tecnológica

II Jornadas em Secretariado Clínico da ESTeSL

23 fev 2013

,

Auditório ESTeSL

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

24 maio 2013 a 25 maio 2013

,

ESTeSL

À conversa com...

ameliacoutinho

Em 2006, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e a Tecnifar assinaram um protocolo institucional, tendo em vista estabelecer e desenvolver relações de cooperação e de colaboração na área das ciências da saúde.

Ao longo dos últimos 6 anos, esta parceria tem-se efetivado não só através do envolvimento de voluntários da Escola no Projecto SMS, como no apoio da Tecnifar a diversas iniciativas da ESTeSL, nomeadamente ao Projeto “Verão com as Tecnologias da Saúde”.

Esta semana estivemos à conversa com Dra. Amélia Pereira Coutinho, Administradora da Tecnifar.


Circulares Informativas e Despachos

Circular Informativa nº.9/2013 – Regulamentos dos Departamentos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa 

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Concursos

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho, em colaboração com o Programa Eco-Escolas e a Direção-Geral da Educação, estão a lançar um "Concurso de Ideias" na temática da Prevenção e Controlo do Tabagismo, que abrange os alunos do Ensino Superior.


Investigação


Formação

 

 

Prémios

  • Prémio Delta na Cardiopatia Isquémica - A Sociedade Portuguesa de Cardiologia institui o «Prémio Delta na Cardiopatia Isquémica» tendo em vista galardoar trabalhos de investigação no domínio da Cardiopatia Isquémica. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de 2013
  • Prémio Roche - A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) confere anualmente o Prémio Roche com o objetivo de incentivar o interesse dos Nefrologistas portugueses pela investigação no âmbito da sua especialidade. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de 2013
  • Bolsa de Estudo João Porto da Sociedade Portuguesa de Cardiologia - A Sociedade Portuguesa de Cardiologia institui uma Bolsa de Estudo destinada a subsidiar um projeto de investigação no âmbito da Cardiologia. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de 2013

 

Projetos

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma plataforma de apoio ao ensino superior nacional e internacional, que contém informações úteis para os estudantes, tanto a nível de ensino em Portugal, como a nível de possibilidades de estudar nos países lusófonos.


Parceiros

Newsletter Fisiozone nº 31


Arte e Cultura


Exposição permanente do Museu Nacional de Etnologia - "O museu, muitas coisas"