Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #1627 de fevereiro de 2013

Acreditação dos Cursos ESTeSL: Fator decisivo para a afirmação, visibilidade e diferenciação científica do projeto educativo

Como já referido anteriormente (Newsletter ESTeSL #5) uma das preocupações do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL, centra-se no ensino, quer ao nível do 1.º como do 2.º ciclo.

Na verdade este órgão de governo conjuntamente com os restantes órgãos da ESTeSL, ao nível do ensino, tem procurado reforçar a educação científica atualizada e a sua articulação com uma formação profissional moderna e em evolução permanente, tendo como modelo, as Tecnologias da Saúde baseadas na Ciência e na evidência, mas centrada na individualidade da Pessoa.

Considerando que a sustentabilidade desse ensino nos obriga continuamente a práticas exigentes de avaliação, chama-se à atenção, para um dos grandes desafios emergentes deste órgão e de toda a comunidade académica, que é a acreditação dos cursos de 1.º e 2.º ciclo ministrados na ESTeSL.

A acreditação de um ciclo de estudos, não é mais do que um procedimento pelo qual um organismo competente para a avaliação e acreditação do ensino superior, verifica e reconhece, formalmente, que um determinado ciclo de estudos, conducente à atribuição de um grau académico (licenciado, mestre, doutor), satisfaz os requisitos exigidos para a sua criação e funcionamento.

Desta forma, apela-se a toda a comunidade científica uma interiorização para começar, muito em breve, a refletir sobre as medidas científicas necessárias a desenvolver para levar à acreditação dos Cursos da ESTeSL…facto que se perspetiva já em 2014!

Ao Sr. Prof. Adjunto João de Almeida Pedro, uma palavra de apreço por todo o trabalho realizado na ESTeSL. As maiores felicidades profissionais e pessoais para as novas funções.

Saudações Científicas

linavieira

Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL
Professora Lina Vieira

__________________________________________________________

Candidaturas ao Programa LLP-ERASMUS 2013/2014

Decorrem até dia 4 de março de 2013 as candidaturas on-line para a mobilidade de Estudantes - Modalidade de Estudos (SMS) e Modalidade de Estágios (SMP).

Aconteceu na ESTeSL

Reunião do Conselho Eco-Escolas

Teve lugar no dia 25 de fevereiro de 2013 a primeira reunião de 2013 do Conselho Eco-Escolas da ESTeSL.

ESTeSL promove as II Jornadas em Secretariado Clínico

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promoveu, no dia 23 de fevereiro de 2013, as II Jornadas em Secretariado Clínico, subordinadas ao tema “Desafios, Mudanças e Evolução numa Profissão de Futuro”.

Eventos ESTeSL

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Um encontro entre a Estatística e a Genética

28 fev 2013

,

Anfiteatro

Poliempreende

Seminário de Plano Financeiro do 10.º Poliempreende

6 mar 2013

,

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) – Auditório A

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Diagnóstico precoce do glaucoma e outras neuropatias ópticas: potenciais biomarcadores

14 mar 2013

,

Anfiteatro

Licenciaturas

Férias da Páscoa - Licenciaturas 2012/2013

25 mar 2013 a 5 abr 2013

,

ESTeSL, Parque das Nações

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

24 maio 2013 a 25 maio 2013

,

ESTeSL

Investigação na ESTeSL

Tendo em vista contribuir para o conhecimento da exposição a nanopartículas, em ambientes ocupacionais, está a decorrer desde junho de 2010 o projeto de investigação “Nanopartículas em Ambientes Ocupacionais Interiores e Efeitos na Saúde Humana”.

Desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - ESTeSL e pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - ISEL, com o apoio do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do grupo Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra - CEMUC do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, o projeto encontra-se na fase de preparação do relatório final para a entidade financiadora, a ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho.

 

Nós por cá...

 

aldinareis100

A Professora Aldina Reis, da área científica de Ortóptica, realizou as suas Provas Públicas de Doutoramento em Ciências da Saúde, no ramo de Tecnologias da Saúde sobre " Ganglion Cell and Optic nerve Physiology in Health and Disease. The Role of Novel Psychophysical and Electrophysiological Techniques ", no dia 29 de janeiro de 2013, na Universidade de Coimbra, tendo obtido a classificação de aprovada com distinção e louvor por unanimidade. A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido e felicita a Professora Aldina Reis. 

 

Sabia que ESTeSL...

  • Em 2012, a ESTeSL concretizou um total de 36 projetos de apoio à Comunidade - ações prevenção da doença e promoção da saúde, junto de diferentes públicos ao longo de todo o país 
  • Em 2012, participaram nas ações de promocação da saúde desenvolvidas 12 áreas científias da ESTeSL e 857 Voluntários (671 estudantes, 162 docentes e 21 licenciados), que realizaram 12.706  Exames/observações clínicas e promoveram sessões de sensibilização para 1.446 participantes.

 

Circulares Informativas e Despachos

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

 

Formação

 

Prémios

  • Prémio Agostinho Roseta - Instituído pelo IEFP destina-se a homenagear as pessoas singulares e colectivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de boas práticas em domínios relevantes para: a melhoria e dignificação do trabalho; a melhoria das condições em que o trabalho é prestado; o incremento do diálogo social ou na realização de estudos e trabalhos de investigação sobre estas matérias. Candidaturas até 28 de fevereiro de 2013
  • Prémio Fernão Mendes Pinto 2013 - A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) atribui anualmente o prémio  Fernão Mendes Pinto, que galardoa uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior. Candidaturas até 31 de julho de 2013

 

 

Parceiros