Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #2028 de março de 2013

A partir duma aldeia beirã, a esperança como criação de futuro

Escrevo este editorial, a partir do interior do país, na espera da Páscoa, com a natureza ainda ensopada de chuva e os céus cobertos de nuvens sombrias.

Apesar disso, acredito que é possível vencer a crise de sociedade, que penetra até ao miolo da aldeia mais recôndita, como ameaça e expiação de culpas que o povo não aceita.

Para mais a austeridade atinge, de modo mais penoso, os deserdados da fortuna, do saber e do poder, ceifando, sem dó nem equidade, a esperança, alimento de cada dia.

Contra a austeridade suicida em que mergulhou o povo, acredito em dias melhores.

Sei, com Ramos Rosa, que a ‘imaginação tem raízes nas mãos’, que ‘uma terra existe nesta terra’ e que ‘subsiste uma palavra, uma sílaba de vento, uma pálida lâmpada ao fundo do corredor, uma voz, um postal e a manhã é de sol’.

Sei, com José Augusto Mourão, que ‘ser livre é ter a coragem de recomeçar’ e que, no dizer de Frida Kahlo, ‘só morremos quando alguém nos esquece’.

Em dias de espera pascal, confio na natureza, apesar do frio e do céu encoberto, porque está já anunciado o florir das árvores, do tojo, giestas, alecrim e rosmaninho.

Esta Newsletter ESTeSL é florilégio de eventos, de resultados, de expectativas e certeza de uma ESTeSL jovem como a sua Comunidade.

 

esaudinis

Provedor do Estudante da ESTeSL
Dr. Esaú Dinis

__________________________________

Departamento das Ciências Médicas

Seminário em Prática de Investigação em Epidemiologia

Tendo em vista divulgar a prática da Epidemiologia e as suas implicações na investigação no dia-a-dia, terá lugar no 10 de abril de 2013, o Seminário "Prática de Investigação em Epidemiologia".

Aconteceu na ESTeSL

ESTeSL acolhe a apresentação do livro “Digital Imaging Systems for Plain Radiography”

(da esquerda para a direita) Prof. Doutor Luís Lança, Prof. Doutor Augusto Silva, Prof. Coordenador João Lobato, Prof. Coordenador Manuel Correia, Prof. Doutor Eduardo Alves

Realizou-se no dia 19 de março de 2013, no auditório da ESTeSL, a apresentação do livro “Digital Imaging Systems for Plain Radiography”, da autoria do Professor Doutor Luís Lança e do Professor Doutor Augusto Silva.

Eventos ESTeSL

Licenciaturas

Férias da Páscoa - Licenciaturas 2012/2013

25 mar 2013 a 5 abr 2013

,

ESTeSL, Parque das Nações

Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado

Sessão de esclarecimento sobre o recrutamento de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica para a Alemanha

4 abr 2013

,

Anfiteatro

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

10 abr 2013 a 13 abr 2013

,

ESTeSL, Parque das Nações

Departamento das Ciências Médicas

Seminário em Prática de Investigação em Epidemiologia

10 abr 2013

,

Anfiteatro

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Interacção e perfis de comportamentos das crianças, pais e enfermeiros durante a vacinação pediátrica

11 abr 2013

,

Anfiteatro

Pós-Graduação em Saúde Aconselhamento e Tendências de Consumo

Sessão de Reflexão sobre Saúde, Aconselhamento e Tendências de Consumo

13 abr 2013

,

Anfiteatro

Conselho Técnico-Científico

Sessão Comemorativa do Conselho Técnico-Científico

18 abr 2013

,

Anfiteatro

Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado

Sessão de Esclarecimento sobre recrutamento de Fisioterapeutas para França pela Context Médical

19 abr 2013

,

Anfiteatro

Nós por cá...

teresapereira_100

A funcionária não docente Teresa Pereira, dos Serviços e Gabinetes no Âmbito da Presidência - Serviços de Expediente e Arquivo, realizou as suas Provas Públicas de Mestrado em Filosofia Política subordindas ao tema "Nietzsche no Pensamento Contemporâneo – O Nietzsche de Domenico Losurdo confrontado com o Nietzsche da Pós-modernidade", no dia 22 de março de 2013, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido a classificação de 16 valores.

A Comunidade Académica da ESTeSL felicita a funcionária não docente Teresa Pereira pela conclusão do seu mestrado e congratula-se com o resultado obtido.

 

Investigação na ESTeSL

Estudo de farmacogenética nas doenças inflamatórias do intestino: Doença de Crohn e Colite Ulcerosa

Está a decorrer desde 2010 no laboratório de Genética da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) o projeto de investigação “Estudo de farmacogenética nas doenças inflamatórias do intestino: Doença de Crohn e Colite Ulcerosa”

Este projeto é financiado por uma bolsa atribuída pelo Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal (GEDII), associação científica, sem fins lucrativos, que promove a formação, investigação e ensino da Doença Inflamatória do Intestino em Portugal.

 

Sabia que ESTeSL...

A 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Floresta - Por ano são perdidos 12 a 15 Hectares de Floresta, o que equivale a 36 campos de futebol por minuto.

A 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água - As reservas de água doce têm vindo a diminuir ao longo dos últimos 200 anos, estimando-se que 80% das reservas per capita desaparece durante uma vida humana (NaturLink, 2012).

A água necessária para fabricar um portátil poderia lavar 70 cargas de roupa numa máquina de lavar normal (National Geographic, 2013).

Rúbrica dinamizada pelo Programa Eco-Escolas ESTeSL

 

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

 

 

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos


Investigação


Formação

 

Call for papers

Está a decorrer até 9 de maio de 2013 um call for papers para a 1st International Virtual Conference - SCIECONF 2013, que terá lugar de 10 a 14 de junho de 2013

 

Prémios

  • Concurso para Redes de I&D+I - Encontra-se aberto concurso para a criação de redes de cooperação COST. São financiadas despesas associadas ao funcionamento das redes, tais como reuniões (viagens, estadias, organização, etc.), conferências, workshops, intercâmbios de curta duração, formação, publicações e atividades de disseminação. Candidaturas até 29 de março de 2013.
  • Concurso no Âmbito do Programa EUROSTARS - Os projetos EUREKA - EUROSTARS são projetos de I&D internacionais liderados por PMEs em qualquer área de atividade que desenvolvem atividades de I&D e com forte potencial de crescimento. Qualquer entidade/organização pode fazer parte de um consórcio para projetos EUROSTARS, no entanto a maioria dos parceiros deverão ser PMEs que desenvolvem atividade de I&D. Candidaturas até 4 de abril de 2013

 

Parceiros

  • InfoFORGES nº2/2012 - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

 

Arte e Cultura

A 5 e 6 de abril realiza-se a segunda edição do Belém Art Fest, um festival cultural que abre as portas de quatro museus de Belém durante as noites de sexta-feira e sábado.