Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #213 de abril de 2013

Em Química, o conceito de estado estacionário é simples: num sistema aberto, a concentração de um composto mantém-se constante quando a velocidade da sua produção iguala a do seu consumo. Um bom exemplo é dado pela concentração de glucose no sangue.

Em Economia, o estado estacionário de um país também se atinge sempre que produz tanto quanto consome. Algo que nós sempre tivemos dificuldade em conseguir, em regra porque consumimos mais do que produzimos.

Mas se em Química pode ser simples atuar sobre as duas velocidades de forma independente, em Economia as duas vertentes estão muitas vezes interligadas. Como o prova a atual política de austeridade que, tendo como objetivo diminuir o consumo, tem acabado por ter reflexos negativos na nossa capacidade de produção.

Mesmo na nossa pequena comunidade, a ESTeSL, as restrições têm tido os seus efeitos tanto na despesa como na receita. Fazemos menos cursos e propomos menos projetos: não por falta de vontade nossa, mas sobretudo pelas limitações económicas e administrativas que as sucessivas leis do orçamento de estado nos têm imposto.

É nosso dever dar a volta a esta situação. Esperemos que a recente iniciativa de vários docentes e funcionários, com a criação de uma Associação para o Desenvolvimento da ESTeSL, venha ajudar nesse sentido.

 

pauloguerreiro100

Vice-Presidente da ESTeSL
Professor Paulo Guerreiro 

_______________________________________

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

De 10 a 13 de abril de 2013 a ESTeSL vai receber mais de 150 candidatos, que vão participar em visitas à Escola e Workshops dinamizados pelos cursos de licenciatura.

Aconteceu na ESTeSL

Conselho Pedagógico promove Forúns Pedagógicos 2013

O Conselho Pedagógico da ESTeSL promove novamente em 2013 a iniciativa “Fóruns Pedagógicos”, tendo em vista proporcionar à comunidade académica o aprofundamento dos seus conhecimentos em áreas relevantes no âmbito pedagógico.

ESTeSL volta a associar-se à Hora do Planeta

A ESTeSL, única instituição de ensino superior do distrito de Lisboa reconhecida com o Galardão Eco-Escolas pela ABAE, associou-se pelo terceiro ano consecutivo à iniciativa promovida anualmente pela WWF, Hora do Planeta.

Eventos ESTeSL

Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado

Sessão de esclarecimento sobre o recrutamento de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica para a Alemanha

4 abr 2013

,

Anfiteatro

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

10 abr 2013 a 13 abr 2013

,

ESTeSL, Parque das Nações

Departamento das Ciências Médicas

Seminário em Prática de Investigação em Epidemiologia

10 abr 2013

,

Anfiteatro

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Interacção e perfis de comportamentos das crianças, pais e enfermeiros durante a vacinação pediátrica

11 abr 2013

,

Anfiteatro

Pós-Graduação em Saúde Aconselhamento e Tendências de Consumo

Sessão de Reflexão sobre Saúde, Aconselhamento e Tendências de Consumo

13 abr 2013

,

Anfiteatro

Conselho Técnico-Científico

Sessão Comemorativa do Conselho Técnico-Científico

18 abr 2013

,

Anfiteatro

Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado

Sessão de Esclarecimento sobre recrutamento de Fisioterapeutas para França pela Context Médical

19 abr 2013

,

Anfiteatro

À conversa com...

paulomonteiro100

Em 2009, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e o Grupo Auchan assinaram um protocolo institucional, tendo em vista estabelecer e desenvolver relações de cooperação e de colaboração na área das ciências da saúde.

Ao longo dos últimos 4 anos, esta parceria tem-se efetivado através do desenvolvimento de diversos projetos de promoção da saúde e de estágios dos estudantes da ESTeSL.

Esta semana estivemos à conversa com o Dr. Paulo Jorge Monteiro, Diretor de Nutrição, Saúde e Bem-Estar do Grupo Auchan.

 

Sabia que ESTeSL...

Sabia que o programa Eco-Escolas surgiu em 1994 e foi implementado em Portugal em 1996?
Ao longo destes anos através deste programa tem sido promovida a mudança de atitudes em espaço escolar! 

Rúbrica dinamizada pelo Programa Eco-Escolas ESTeSL 

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Formação

 

Prémios

Bolsas e Prémios da Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha)

  • Humboldt Research Fellowship for Postdoctoral Researchers: Podem candidatar-se a este programa investigadores estrangeiros que estejam no início da sua carreira académica e que tenham concluído o doutoramento nos últimos 4 anos. A bolsa permite a execução de projetos de I&DT com duração de 6 a 24 meses, em instituições alemãs. As candidaturas estão abertas em permanência.
  • Humboldt Research Fellowship for Experienced Researchers: Podem candidatar-se a este programa Investigadores estrangeiros (preferencialmente Professores Associados ou Líderes de Grupo de Investigação) que tenham concluído o seu doutoramento há menos de 12 anos e que tenham um histórico de vários anos de trabalho académico independente. A bolsa permite a execução de projetos de I&DT com duração entre 6 e 18 meses, em instituições alemãs. As candidaturas estão abertas em permanência.

 

Parceiros

 

Iniciativa

Declaração IRS 2012: dê um destino diferente a parte dos seus impostos 

Sabia que a Lei permite que 0,5% do seu IRS já liquidado reverta a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Instituição Religiosa ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública?

Para isso, basta que indique o número de contribuinte (NIPC) da instituição que pretende apoiar no quadro 9 do anexo H da sua declaração de IRS.

NIPC de algumas Instituições que estão a promover campanhas neste âmbito e que enviaram informação para a ESTeSL:

Consulte a lista completa das entidades autorizadas a beneficiar da consignação da quota do IRS disponibilizada no Portal das Finanças