Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #2929 de maio de 2013

A concretização da Implementação do Processo de Bolonha na ESTeSL

A Conferência Ministerial Europeia sobre o Acordo de Bolonha, realizada em Bergen em 2005, decidiu que todos os países membros da União Europeia teriam que implementar nas suas Instituições de Ensino Superior o Processo de Bolonha até ao ano de 2010. Na verdade a ESTeSL como sempre, mobilizou desde logo, no ano de 2005, todos os esforços para que conseguíssemos implementar no primeiro ano (2006/7) as alterações sugeridas. Só que estas, tiveram que aguardar até 2008 pela autorização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Este facto, como todos certamente nos lembramos, deveu-se à necessidade de justificarmos perante o MCTES, que os cursos de 1.º ciclo deveriam ter uma duração de 4 anos (8 semestres), correspondendo a um total de 240 ECTS, por serem na maioria das profissões consideradas uma prática estável e consolidada na União Europeia.

Iniciámos assim, a implementação do Processo de Bolonha na ESTeSL, no ano letivo 2008/9.

O ano letivo 2008/9 apresentou-se como sendo o ano de transição, que permitiu aos estudantes que já frequentavam os cursos de 1.º ciclo da ESTeSL, a conclusão do seu ciclo de estudos através de um currículo adequado ao processo de Bolonha. Consequentemente, e de acordo com este plano de estudos, saíram os primeiros diplomados no final do ano letivo 2008/9, de acordo com a implementação do processo de Bolonha na ESTeSL.

Os anos letivos 2009/10 e 2010/11 apresentaram-se como sendo anos de estabilização dos efeitos do processo de transição, dos dois planos curriculares dos cursos de 1.º ciclo da ESTeSL iniciado dois e três anos letivos antes.

O ano letivo 2011/12, correspondeu ao primeiro ano em que saíram os primeiros diplomados que entraram já no plano de estudos de Bolonha e que não foram submetidos a nenhum plano de transição.

Tudo fizemos para implementar com sucesso o Processo de Bolonha. Mas, de acordo com o DL 107/2008 de 25 de Junho, Título IV, Artigo 66.º - A, este processo ainda não estava concluído.
É então que esta semana com a aprovação, em reunião do Conselho Técnico-Cientifico, do relatório da Concretização da Implementação do Processo de Bolonha na ESTeSL, chegámos ao fim desta Etapa, neste Órgão de Governo da ESTeSL.

 

linavieira

Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL
Professora Lina Vieira

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Conselho Pedagógico

Colóquio Pedagógico - Avaliação da qualidade do ensino nas Ciências e Tecnologias da Saúde

O Conselho Pedagógico promove no dia 5 de junho de 2013, às 16h30, no Auditório da ESTeSL, um Colóquio Pedagógico subordinado ao tema - Avaliação da qualidade do ensino nas Ciências e Tecnologias da Saúde. Inscrições a decorrer.

Aconteceu na ESTeSL

ESTeSL recebe a visita de 54 estudantes finalistas da Universidade de Lille

A ESTeSL recebeu, no dia 23 de maio de 2013, a visita de 54 estudantes finalistas do Instituto de Engenharia do Ambiente da Universidade de Lille (França)

Conselho Pedagógico e GAED promovem sessão aberta sobre Programa de Tutorado

O Conselho Pedagógico e o Gabinete de Apoio ao Estudante e do Diplomado (GAED) promoveram no dia 22 de maio de 2013 uma Sessão Aberta sobre o Programa de Tutorado – Integração de Estudantes.

ESTeSL e ENSP promovem 3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

Teve lugar nos dias 24 e 25 de maio de 2013 o 3º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, promovido pela ESTeSL-IPL, em parceria com ENSP-UNL. 

ESTeSL promove II Jornadas em Radioterapia, em parceria com a ART

A ESTeSL, em parceria com a ART, promoveu no dia 22 de maio de 2013, no Auditório da ESTeSL, as II Jornadas em Radioterapia, subordinadas o tema “Intervenção em Tumores do Pulmão”.

Eventos ESTeSL

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

A segurança do doente nas Tecnologias da saúde

30 maio 2013

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Anfiteatro

Conselho Pedagógico e Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado

Workshop sobre como elaborar um curriculum vitae e preparar uma entrevista de emprego

6 jun 2013

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Sala 1.10 (Piso 1)

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Alterações histológicas e moleculares em indivíduos com obesidade mórbida e sua relação com a resistência à insulina

20 jun 2013

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Anfiteatro

À conversa com...

Esta semana estivemos à conversa com as empreendedoras Catarina Gaspar e Sara Dórdio, recém-licenciadas em Cardiopneumologia pela ESTeSL (2011).

Embora a licenciatura em Cardiopneumologia não tenha sido a primeira opção de ambas, apaixonaram-se pela área, uniram esforços e tornaram o projeto submetido ao Concurso Polieemprende uma realidade, a Cardiorespira.

A ESTeSL assinou em 2012 um protocolo de cooperação com a empresa Cardiorespira fundada por estas duas recém-licenciadas, tendo em vista estreitar a colaboração entre as duas instituições em áreas de interesse comum, nomeadamente: ao nível da formação, investigação, prestação de serviços à comunidade e articulação do ensino com a aprendizagem, no sector das ciências e tecnologias da saúde.

 

Sabia que ESTeSL...

Sabia que em 2013 existe mais uma praia com Bandeira Azul, aumentando para 277 as praias com esse galardão?  As nossas praias estão prontas para a época balnear!

Rúbrica dinamizada pelo Programa Eco-Escolas

 

Alerta de Artigos das Ciências Naturais e Exatas

Conheça o Alerta nº8/2013 de 27 de maio de 2013 - Associations of the FTO rs9939609 and the MC4R rs17782313 polymorphisms with type 2 diabetes are modulated by diet, being higher when adherence to the Mediterranean diet pattern is low 

  

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Formação

 

Investigação

 

Prémios

Prémio Hospital do Futuro - A IX Edição dos Prémios Hospital do Futuro,  são uma organização conjunta do Hospital do Futuro e da SINASE e têm como objectivo destacar e galardoar as pessoas e Organizações que mais contribuíram para o desenvolvimento nas Organizações da saúde em Portugal ao longo do ano de 2011, nomeadamente na promoção e dinamização de projectos de utilidade pública, no âmbito da sua contribuição para o combate à doença, para a promoção da saúde, para a aplicação das novas tecnologias de informação na saúde, entre outras áreas.

 

Parceiros

 

Arte e Cultura