Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #3510 de julho de 2013

Mais um ciclo concluído

O ano lectivo 2012/2013 está a chegar ao seu términus e assim se completou mais um ciclo anual na vida da nossa Escola e da sua comunidade.

Nesta data precisa, a maioria dos estudantes encontram-se já, efectivamente, a gozar as suas merecidas férias, e os professores e pessoal não docente estão a ultimar o planeamento e a rentrée do próximo ano lectivo!

O ano lectivo 2012/2013 foi vivido com a tranquilidade que se impõe ao cumprimento da missão da ESTeSL, apesar de assistirmos à redução contínua dos nossos recursos. Procurou-se, mesmo assim, manter os padrões de qualidade do nosso ensino, investimos na arquitectura dos grupos de investigação e promoção da cultura científica, e continuámos a responder com maior empenho aos apelos para a intervenção na comunidade. O sucesso dos nossos estudantes permite-nos afirmar que foi mais um bom ano!

Para o próximo ciclo, 2013/2014, espreitam-se desde já novos desafios, apanágio natural de uma Escola dinâmica e em movimento contínuo para a excelência e para o reforço do seu papel na sociedade: - a consolidação do sistema interno de garantia da Qualidade; - a preparação para avaliação externa dos nossos cursos e sua acreditação pela A3ES; - a reflexão e discussão sobre o nosso projecto educativo; - a procura de novos eixos para robustecer a internacionalização da Escola; - um novo ciclo de governação estatutária para a ESTeSL e ainda a comemoração dos 20 anos da nossa integração no sistema de ensino superior!      

Nesta transição de ciclo académico, apesar dos cenários da agitação político-social à nossa volta, faço votos para que a ESPERANÇA nos encha de força para que os medos sejam efémeros e erradicados do olhar jovem dos nossos estudantes.         

A todos, votos de umas excelentes férias de verão e até Setembro.

joaolobato

Presidente da ESTeSL
Professor João Lobato 

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Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

De 15 a 26 de julho de 2013 a ESTeSL promove a VII Edição da iniciativa Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde, dirigida a estudantes do 3º ciclo (7º, 8º e 9º ano) e Ensino Secundário). Inscrições a decorrer.

Aconteceu na ESTeSL

35ª Conferência do Ciclo: Encontros com a Ciência na ESTeSL

A 35ª conferência dos Encontros com a Ciência na ESTeSL teve lugar no dia 04 de julho de 2013.

Docentes da ESTeSL destacados no Programa COHITEC

O Act da COTEC organizou no dia 2 de julho a Sessão de Encerramento do Programa COHiTEC, onde foram apresentados 16 projetos (2 da autoria da ESTeSL/IPL) de negócio de base tecnológica que participaram na edição de 2013 desta ação de formação.

ESTeSL promove I Jornadas do Mestrado em Fisioterapia

Da esquerda para a direita - Professora Isabel Coutinho, Professora Lina Vieira, Professor João Lobato, Professora Luísa Pedro, estudante Edna Lucamba

A ESTeSL promoveu nos dias 5 e 6 de julho de 2013, no Auditório da ESTeSL (Parque das Nações, Lisboa), as I Jornadas do Mestrado em Fisioterapia, subordinadas ao tema “Promoção do conhecimento científico em Fisioterapia no espaço lusófono”.

Gustavo Simões, estudante da ESTeSL participa na 27ª Universíadas de Verão

Gustavo Simões

O atleta português Gustavo Simões, estudante do curso de Licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), participa na 27ª Universíadas que se realizam em Kazan, Rússia.

Eventos ESTeSL

Licenciaturas

Avaliação Final do 2º Semestre Licenciaturas 2012/2013

11 jun 2013 a 12 jul 2013

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ESTeSL, Parque das Nações

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde

Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde 2013

15 jul 2013 a 26 jul 2013

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ESTeSL, Parque das Nações

À conversa com...

Nuno Pina
Esta semana estivemos à conversa com Nuno Pina, o recém eleito Presidente da Associação de Estudantes da ESTeSL.

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

  • Despacho nº.30/2013 – Candidaturas a Unidades Curriculares Opcionais para o ano letivo 2013-2014
  • Despacho nº.31/2013 – Comissão para a Organização da Sessão Solene de Abertura do Ano Académico 2013-2014

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

Investigação

  • Formação Avançada em Hemato-Oncologia
    A Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Portuguesa Contra a Leucemia anunciam o programa de bolsas  Gulbenkian destinado a promover a formação avançada em hemato-oncologia, que tem por objetivo otimizar a prática clínica da especialidade nas unidades de saúde do País que se dedicam ao tratamento de doentes com hematopatias malignas.
    Podem candidatar-se médicos especialistas, cientistas biomédicos ou técnicos superiores de saúde, internos de especialidade e enfermeiros.
    O programa de apoio à formação avançada em hemato-oncologia desenvolver-se-á segundo as seguintes linhas estratégicas: treino tecnológico, aquisição de lnformação e treino em lnvestigação clínica.
    As Bolsas a conceder no âmbito deste Programa terão o limite máximo de 18 meses, sendo a sua duração flexível, ajustando-se aos objetivos específicos de cada linha programática e projeto e a sua atribuição estará dependente da avaliação favorável de um júri, constituído por peritos internacionais, indicado pela Direção da APCL.
    A data limite de entrega de candidaturas é 30 de outubro de 2013 e as mesmas devem ser enviadas por e-mail para o endereço da APCL – bolsas@apcl.pt - ou entregues  diretamente na secretaria da APCL em Lisboa, na Rua Nunes Claro, nº 8 – C, 1000 - 209 Lisboa. Para mais informações sobre o Programa e respetivo regulamento consulte o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.
  • Concurso de Bolsas FLAD para Docência e Investigação nos E.U.A.
    A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), desde há mais de 25 anos, tem apoiado inúmeras universidades norte-americanas na criação de departamentos de estudo da língua e cultura portuguesas, bem como tem promovido o intercâmbio e a mobilidade de investigadores entre Portugal e os Estados Unidos da América, contribuindo assim para o alargamento do espaço de cooperação científica e cultural entre os dois países. Para operacionalizar este conceito, entendeu-se abrir concurso para a atribuição de bolsas de docência e investigação em temas relacionados com os estudos lusófonos, em instituições universitárias nos EUA, com a duração mínima de 1 mês e máxima de 4 meses.
    O candidato deve: ser docente ou investigador integrado de uma unidade de investigação na área das ciências sociais e humanas; possuir o grau de Doutor;  apresentar um projeto de docência e investigação na respetiva área científica e relacionado com temas de estudos lusófonos, não podendo a vertente letiva ter uma carga média inferior a duas horas de aulas por semana – o plano de  trabalhos de docência constitui a componente prioritária do projeto em termos de avaliação da candidatura, incidindo essa avaliação na especificação e clareza das atividades de ensino (curso, ano, disciplina curricular ou atividade extra-curricular, número de alunos, cronograma de aulas, etc.); ter prova da concordância da instituição anfitriã, com menção expressa da aceitação do plano de docência; apresentar uma carta de recomendação da instituição portuguesa a que estão vinculados.
    Benefícios das Bolsas para docência e investigação nos EUA: financiamento de 4.000 €/mês, para estadias mínimas de 1 mês e até ao limite de 4 meses; Pagamento de passagem aérea de ida e volta em classe económica.
    A candidatura deverá obrigatoriamente ser apresentada em formulário online, disponível através do sistema de candidaturas da FLAD. O concurso está aberto em permanência, procedendo a Fundação à apreciação das candidaturas recebidas e à divulgação dos respetivos resultados nas seguintes datas:
    - Candidaturas recebidas até 15 de julho (Divulgação dos resultados até 15 de setembro)
    - Candidaturas recebidas até 30 de setembro (Divulgação dos resultados até 30 de outubro)
    Para informações adicionais sobre o concurso de bolsas FLAD para a docência e investigação nos E.U.A. consulte o regulamento do concurso.
  • Concurso para a atribuição de Bolsa de Investigação
    Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) na área de Gestão de Recursos Naturais ou equivalente (1 vaga) para desenvolver trabalhos de investigação na Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre, financiada por receitas próprias.
    Requisitos de admissão: Licenciatura na área da Gestão de Recursos Naturais ou equivalente, com experiência e formação comprovada em (obrigatório): sistemas de Informação Geográfica – SIG e desenho Assistido por Computador - AutoCAD.
    Duração da bolsa: 8 meses, eventualmente renovável por igual período, até ao limite de 16 meses, com início previsto a 12 de agosto de 2013.
    Valor do subsídio de manutenção mensal: 745 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País.
    Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: de 9 a 22 julho de 2013. As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, na Coordenação Interdisciplinar de Investigação e Inovação do IPP durante o período das 9h00 – 17h30; remetidas por correio eletrónico para c3i@ipportalegre.pt ou por correio normal para: Instituto Politécnico de Portalegre
    Coordenação Interdisciplinar de Investigação e Inovação
    Lugar da Abadessa, Apartado 148
    7301-901 Portalegre
    Para informações adicionais sobre a bolsa de investigação consulte o edital do concurso.
  • Política da FCT sobre Acesso Aberto a Publicações
    O acesso livre e sem restrições aos resultados da investigação científica financiada por fundos públicos é um princípio em torno do qual investigadores, universidades, centros de investigação e agências financiadoras se têm unido. Desde a Declaração de Budapeste de 2002, da Open Society Institute, considerada a primeira afirmação fundamental dos princípios do acesso aberto, até à recente declaração de apoio e empenho dos ministros da ciência dos países G8 em aumentar o acesso a publicações e dados de investigação realizada com fundos públicos, o movimento pelo acesso aberto a publicações adquiriu um ímpeto difícil de reverter. A FCT pretende participar de forma ativa na implementação de estratégias neste âmbito, tendo apresentado em junho uma consulta pública sobre uma proposta de política sobre acesso aberto a publicações de resultados de projetos de I&D financiados pela FCT. Na sua essência, a proposta da FCT recomenda a publicação de artigos sujeitos a arbitragem por pares (peer-review) e teses de doutoramento em revistas, proceedings ou livros que disponibilizem na Internet acesso imediato e sem restrições à versão final do artigo (a chamada via de Acesso Aberto Dourado), ou que autorizem o depósito do artigo aceite, na versão final, em repositórios durante um período de embargo após o qual o artigo deverá ficar disponível em Acesso Aberto (conhecido pela via do Acesso Aberto Verde). Portugal é reconhecido na Europa pela sua política inovadora em matéria de Acesso Aberto.
    O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) desempenha um papel essencial no aumento da visibilidade das universidades portuguesas na Internet e na rápida expansão dos repositórios institucionais de Acesso Aberto a nível nacional. A proposta da FCT é de que as publicações que resultem de projetos por si financiados sejam obrigatoriamente depositadas num dos repositório do RCAAP, mediante uma licença de utilização. Em consulta pública encontra-se também uma proposta de política sobre a disponibilização de dados e outros resultados de projetos de I&D, financiados pela FCT. O período de consulta pública termina a 19 de julho, após o qual a política de Acesso Aberto da FCT será publicada e serão estabelecidos os mecanismos de acompanhamento para assegurar o seu cumprimento. Para informações adicionais consulte o site da FCT.
  • COST – Convite aos investigadores interessados em integrar Ações COST
    Convidam-se os interessados em participar numa destas Ações a enviar à FCT, até ao dia 12 de julho de 2013, uma manifestação de interesse. Para o efeito, deverá ser preenchido e devolvido o formulário de candidatura para COST@fct.pt.
    A seleção dos investigadores a serem nomeados delegados nacionais aos Comités de Gestão das Ações (2 por Ação) obedecerá aos seguintes critérios, por ordem decrescente de prioridade: ser investigador proponente da Ação, fazer parte do grupo de investigadores proponentes da Ação; ter projetos financiados na área temática da Ação; estar envolvido em iniciativas de formação avançada na área temática da Ação; ser jovem investigador (com Doutoramento feito até há oito anos).
    A candidatura deverá ser acompanhada de uma carta da instituição de acolhimento do(a) investigador(a) interessado(a) (ver modelo), bem como do CV resumido do(a) investigador(a).
    Para informações adicionais sobre a COST consulte o website COST e página sobre a COST no website da FCT.
  • Sétimo Fórum da EDCTP: A jornada da Parceria: Novo horizonte para melhor saúde
    O Sétimo Fórum da EDCTP terá lugar no King Fahd Palace Hotel em Dacar, no Senegal, entre 21 e 24 de outubro de 2013. O tema é A jornada da Parceria: Novo horizonte para melhor saúde. Este Fórum chega no momento certo para dar a conhecer a história da nossa parceria de investigação e marcará um ponto de viragem entre os anos finais do primeiro programa EDCTP (EDCTP1) e as novas perspetivas abertas pelo segundo programa (EDCTP2).
    O Fórum reunirá oradores e delegados de instituições de investigação, universidades, parcerias público-privadas, parcerias para o desenvolvimento de produtos, organizações com fins análogos que trabalham na área das doenças relacionadas com a pobreza, governos, organismos regionais e a indústria de todo o mundo, especialmente da África e Europa. Será apresentada informação sobre os resultados dos projetos apoiados pela EDCTP em colaboração com todos os nossos parceiros. Serão partilhadas as experiências práticas e as lições aprendidas e serão divulgadas novas ideias científicas e estratégicas que contribuirão para a futura agenda de investigação e desenvolvimento da EDCTP.
    O Programa do Fórum compreende uma vasta gama de temas incluindo investigação clínica avançada sobre VIH/SIDA, tuberculose e malária; interações entre estas três importantes doenças relacionadas com a pobreza e as doenças infeciosas negligenciadas (DIN); áreas de ponta no desenvolvimento de capacidades das entidades ligadas à saúde e redes de trabalho, política, ética e assuntos regulamentares; serão apresentados seminários sobre publicações científicas e redação de processos de candidatura a bolsas. Os debates serão baseados em situações verídicas, experiências e exemplos práticos. O formato das apresentações incluirá discursos introdutórios por oradores convidados do Norte e do Sul, exposições orais em assembleia plenária e em sessões paralelas, painéis de discussão, mostra de trabalhos, reuniões via satélite e feira de exposição de investigação. Além disso, os vencedores dos Prémios da EDCTP para Cientistas Africanos Excecionais e Estrelas em Ascensão serão revelados durante a sessão de encerramento do fórum.
    As inscrições para o Fórum encontram-se abertas e encerram a 7 de outubro de 2013. Após esse prazo, os interessados só podem registar-se no local do Fórum (21 de outubro de 2013).
    Para mais informações sobre o Sétimo Fórum da EDCTP e inscrições, consulte www.edctpforum.org.
  • COST - Open Call
    COST invites researchers throughout Europe to submit proposals for research networks and use this unique opportunity to exchange knowledge and to embark on new European perspectives. A continuous Open Call for Proposals is used to attract the best proposals for new COST Actions. COST follows different evaluation procedures for Proposals submitted in one of the nine COST Domains or, when highly interdisciplinary and spanning several COST Domains, as Trans-Domain Proposals (TDP).
    COST is organized in nine broad domains: biomedicine and molecular biosciences; chemistry and molecular sciences and technologies; Earth system science and environmental management; food and agriculture; forests, their products and services; individuals, societies, cultures and health; information and communication technologies; materials, physics and nanosciences; transport and urban development.
    Proposals submitted in one COST Domain - Proposals submitted in one of the nine COST Domains follow a two-stage process whereby proposers, after registering, submit a Preliminary Proposal by a set collection date. This Preliminary Proposal provides an overview of the proposed Action's goal and its foreseen impact. After evaluation, approximately 120 of the top-ranked Preliminary Proposals are invited to submit a Full Proposal. After assessment by external experts, the top-ranked Full Proposals are presented orally to the Domain Committee (DC Hearing). A final list is proposed for approval by the Committee of Senior Official (CSO). 
    Trans-Domain Proposals (TDP) - Broad, interdisciplinary proposals known as 'Trans-Domain Proposals' (TDP) follow a TDP Pilot Evaluation and Selection Procedure with a proposal registration via the proposer’s e-COST profile as of 15 February 2013. The TDP Pilot requires one single proposal submission, with the proposal evaluated remotely in two steps preceding TDP Panel Hearings. More information about the TDP Pilot can be found here.
    What does COST fund? The support will cover the costs of networking activities such as meetings (e.g. travel, subsistence, local organiser support), conferences, workshops, short-term scientific exchanges, training schools, publications and dissemination activities. COST does not fund the research itself. The FAQ section also answers Open Call specific questions. Proposals should include researchers from a minimum of five COST countries. Financial support for an action of 19 participating countries is in the range of EUR 130 000 p.a., normally for four years, subject to available budget.
    Submission deadline:
    - For submissions in one of the nine COST Domains: 27 September 2013 at 17:00 Brussels time (GMT+1).
    - For Trans-Domain Proposal (TDP) submissions there is first a proposal registration deadline on 27 September 2013 at 17:00 Brussels time (GMT+1), followed by a proposal submission deadline on 8 November 2013, 17:00 Brussels time (GMT+1). Please note that the proposal registration will have to be made via your e-COST profile.
    More information about the Open Call can be found on the web site of COST or in the Official Journal of the European Union.
  • Projetos para preparação de propostas de Centros de Co-Localização em Portugal para integrarem Consórcios Europeus que se apresentem ao concurso a abrir pelo European Institute of Technology - Knowledge and Innovation Communities em 2014
    O presente aviso destina-se ao apoio a projetos de criação de programas de trabalho (“business plans”) para a implantação de Centros de co-localização de uma KIC em território nacional, a submeter ao concurso do European Institute of Technology durante o ano de 2014 no âmbito de candidaturas submetidas por consórcios com dimensão europeia. As candidaturas deverão obrigatoriamente integrar consórcios de instituições dos três vértices do triângulo do conhecimento - Inovação, Educação e Investigação - e deverão ter especial enfoque na mobilidade, no empreendedorismo e no mercado.
    O concurso será aberto nas seguintes áreas: Inovação para uma vida saudável e o envelhecimento ativo; Matérias-primas.
    A equipa de investigação destes projetos deverá envolver, em consórcio, diferentes entidades, nomeadamente, institutos de investigação, universidades e empresas, podendo estas serem ou não pequenas e médias empresas.
    A execução dos projetos estender-se-á até à data de submissão da candidatura ao concurso EIT-KIC-2014 pelo consórcio europeu em que se insira o centro de co-localização nacional, sendo que o período de execução de cada projeto não pode ultrapassar os doze meses de duração, prorrogáveis por seis meses.
    O limite máximo de financiamento por projeto é de 50.000 €.
    Caso a equipa de investigação não submeta a candidatura ao próximo concurso EIT-KIC-2014, haverá lugar à revogação da decisão de financiamento e a consequente obrigação de restituição da comparticipação recebida, de acordo com o previsto no artigo 19º do Regulamento de Acesso a Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico-2010.
    Entidades Beneficiárias: Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D; Laboratórios Associados;  Laboratórios do Estado; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia; Empresas desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos; Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.
    Financiamento: Os projetos serão integralmente financiados por fundos nacionais através do Ministério da Educação e Ciência (MEC).
    Dotação Orçamental: afeta ao presente concurso é de € 200.000.
    Apresentação de Candidaturas: à FCT, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do sítio https://concursos.fct.mctes.pt/projectos/. A apresentação de candidaturas deverá ser efetuada entre o dia 10 de julho e as 17 horas (hora de Lisboa) dia 10 de outubro de 2013. Para informações adicionais, consulte o aviso de abertura do concurso.
  • 5th International Congress of Energy and Environment Engineering and Management
    On 17, 18 and 19 July will be held in Lisbon, Portugal, the 5th International Congress of Energy and Environment Engineering and Management (CIIEM), organized by researchers belonging to the Areas of Engineering of the C3i/Polytechnic Institute of Portalegre (Portugal) and the Extremadura University (Spain), has the main target of joining academics, researchers, engineers, consultants and companies from the Energy and Environment Sectors, in order to interchange experiences, present advances and new projects about the rational and efficient use of Energy and the Energetic Conversion Systems, and also to analyze the different solutions focused on the reduction of the impact caused by energetic systems on the environment and the environment preservation, concerning other activity sectors and society. This Congress attempts to contribute to reaching a sustainable development in our countries.
    In order to reach this purpose, in CIIEM will take place not only all the research topics and development works concerning Energy and Environmental Engineering and Management, but also those belonging to areas closely related to these two disciplines. According to this philosophy, the Congress has been structured into seven different scientific areas, in which all the communications will be distributed depending on the following items: Energetic Installations; Renewable Energies; Environmental Management. Environmental Engineering; Environmental Education; Materials; Projects Engineering and Computer Fluid Dynamics. All Abstracts will be published in the Conference Book Abstract. The best Abstracts  will have the possibility of being published in International Journals (subject to standard revision process).
    More information about the 5th International Congress of Energy and Environment Engineering and Management (CIIEM) can be found on the web site of CIIEM.
  • Call for Paper – July edition
    The "International Journal of Science and Advanced Technology (IJSAT)" is an open access peer-reviewed international online journal. We publish high quality and refereed papers monthly. Papers reporting original research or extended versions of already published conference/journal papers are all welcome. Papers for publication are selected through peer review to ensure originality, relevance, and readability. The aim of IJSAT is to publish peer reviewed research and review articles fast without delay in the developing field of engineering science and advanced technology. IJSAT hopes that Researchers, Research scholars, Academician, Industrialists, Consultancy etc. would make use of this journal publication for the development of science and technology.
    Call for Paper - July Edition: IJSAT solicits original research papers for the July Edition of IJSAT. Last date of manuscript submission is July 27 ,2013.
    IJSAT Registration Form: Please fill in the form and send it via email together with a screen capture of the online payment receipt as proof of payment to editor@ijsat.com.
    Topics
    : All areas of engineering & technology and science like Computer Science, Chemistry, Physics, Biology, Medical Science, Statistics and Mathematics are covered.
    More information about the Call Paper – July Edition can be found on the web site of IJSAT.
  • Acordo de parceria relativo aos fundos europeus estruturais e de investimento para o período 2014-2020 - auscultação pública até 31 de julho de 2013
    O Acordo de Parceria relativo aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-2020 é um documento de grande importância para Portugal, dado que vai determinar os objetivos e prioridades para os apoios destes fundos no nosso país, durante os próximos sete anos.
    Por este motivo, o Governo pretende realizar uma auscultação pública sobre os pressupostos do Acordo de Parceria a negociar entre o Estado Português e a Comissão Europeia relativo aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-2020, permitindo o seu amplo conhecimento por todos e a recolha de contributos da sociedade civil sobre os objetivos e prioridades desse Acordo, envolvendo os cidadãos e as instituições nacionais na reflexão sobre uma matéria tão importante para o futuro de Portugal. Assim, convidamo-lo(a) a participar nesta iniciativa de cidadania, apresentando o seu contributo até ao final do mês de julho.

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