Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #416 de novembro de 2013

Seria de esperar que, agora, existisse uma visão clara sobre o futuro do Ensino Superior em Portugal. Afinal, temos um Guião para a Reforma do Estado, e 10 das suas 112 páginas versam sobre o ensino.

Bem, é um facto que apenas duas falam sobre o ensino superior. E que estão repletas de generalidades, como o reforço da “qualidade da oferta universitária”, das “capacidades de investigação” ou do “desenvolvimento do sistema científico”.

Mas para o ensino superior politécnico parece que subitamente há ideias mais claras. É agora “uma reforma prioritária a reorganização do ensino politécnico, com a adequada verificação da procura, empregabilidade dos respetivos cursos e impacto no território”. E pretende-se “consolidar a oferta politécnica e criar, com início em 2015, um novo modelo de ensino superior curto, muito próximo da realidade do mercado de trabalho.”

Lido assim, parece que, afinal, não há universidades a mais, mas politécnicos a mais. E que estes, ao contrário das universidades, têm os seus cursos afastados da realidade do mercado de trabalho e com baixa empregabilidade. E que a solução é a introdução de novos ciclos de estudo, muito curtos, quase técnico-profissionais. Será que então a reforma é voltar atrás, ao tempo dos “bacharéis politécnicos” e dos “licenciados universitários”, em vez de se primar pela qualidade dos cursos, independentemente do subsistema de ensino?
 

pauloguerreiro100

Vice-Presidente da ESTeSL
Professor Paulo Guerreiro 

_______________________________________

Candidaturas Pós-Graduação Saúde, Aconselhamento e Tendências de Consumo

Está a decorrer até 10 de janeiro de 2014 a 2ª fase de candidatura para a Pós-Graduação em Saúde, Aconselhamento e Tendências de Consumo - II Edição

Aconteceu na ESTeSL

ESTeSL promove a Expo Saúde & Tecnologia 2013

A ESTeSL dinamizou, no dia 31 de outubro de 2013, a III Edição da Expo Saúde & Tecnologia

Sessão de abertura da 2ª Edição do mestrado em Nutrição Clínica

Teve lugar no dia 1 de novembro de 2013 a sessão de abertura da 2ª edição do mestrado em Nutrição Clínica, ministrado pela ESTeSL, em associação com a FMUL

Eventos ESTeSL

Eco Escola

Hastear da Bandeira Eco-Escolas 2013

22 nov 2013

,

Praça da Saúde

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

 

Prémios

Future Ideas 2014 - este prémio visa premiar os melhores trabalhos académicos ao nível de teses de mestrado ou licenciatura. A tese pode ser submetida em qualquer língua e o candidato deve ter-se graduado numa universidade europeia. As categorias de temas de teses que o concurso privilegia são as seguintes: Inovação Financeira; Tecnologias da Informação e Comunicação Móvel; Design/Moda; Inovação Social; Saúde, Alimentação; Entretenimento, Média e Jogos; Industrial e Tecnologia; Transportes; Técnicas de Gestão da Inovação; Crowdsourcing; Gestão de dados.

 

Parceiros

 

Solidariedade

Campanha "Dê um pouco de si a quem mais precisa!” - 2ª Divisão da PSP

A PSP através da 2ª Divisão está a promover uma ação de recolha de bens, nomeadamente de roupas, calçado e brinquedos. Esta ação, sob o mote “Dê um pouco de si a quem mais precisa!” decorrerá até ao dia 16 de dezembro de 2013 e consistirá na angariação dos referidos bens junto da comunidade, tendo em vista a entrega dos mesmos a famílias/pessoas mais carenciadas, durante a época do Natal do corrente ano.