Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #5712 de março de 2014

Esta semana, não nos trás lembranças passadas ou presentes de que algo “estrondoso” aconteceu ou está prestes a acontecer. Contudo, quando pesquisamos a história verificamos, que existem muitos registos de acontecimentos ocorridos dia 12 de março. São exemplo disso: a 1572 – a publicação dos Lusíadas de Luís de Camões; a 2011 – Manifestação da Geração à rasca; a 2013 - inicio do conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI.

Mas não sendo certo, que dia 12 de março de 2014, irá ficar registado na História Mundial, estou consciente que ele ficará registado na História da ESTeSL, mais que não seja, pelos trabalhos que estão a decorrer nas Propostas de novos ciclos de estudos da ESTeSL.

A intervenção política ditatorial que tem avassalado o nosso País, e consequentemente a ESTeSL, tem tido, na minha opinião, um impacto profundamente negativo no progresso das Tecnologias da Saúde a nível Nacional e Internacional.

Todavia, gostaria de deixar aqui uma chamada de atenção para não nos esquecemos daqueles que fizeram a sua formação na ESTeSL, realizaram obra científica notável no Estrangeiro, como Cientistas, Académicos e Técnicos de Saúde. E por outro lado, daqueles que se afirmaram pelo Mérito e pela qualidade da sua ação académica e profissional, na ESTeSL e noutras Instituições nacionais, e que contribuíram para o progresso e prestígio das Tecnologias da Saúde e para a formação das novas gerações.

Uns e outros são as nossas referências institucionais!

Na verdade, a Reforma do Ensino e dos Currículos Pré-graduados têm até então, conseguido reforçar a educação científica atualizada e a sua articulação com uma formação profissional moderna e em evolução permanente, tendo como modelo as Tecnologias da Saúde baseadas na Ciência, centradas na individualidade da Pessoa doente. Espera-se que as futuras reformas do Ensino consigam dar reforço e continuidade a esta etapa indispensável.

Quero acreditar que saberemos honrar o Passado e, em conjunto, construir o Futuro.

Saudações Cientificas,

linavieira

Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL
Professora Lina Vieira

__________________________________________________________

Poliempreende

Oficinas de Marketing e Plano Financeiro na ESTeSL

No âmbito da 11ª edição do Concurso de Ideias Poliempreende terão lugar na ESTeSL duas oficinas temáticas dirigidas à comunidade académica da Escola - Marketing e Plano Financeiro

Eventos ESTeSL

Poliempreende

Oficinas de Marketing e Plano Financeiro na ESTeSL

13 mar 2014

27 mar 2014

,

Sala 2.2 da ESTeSL

Candidatos

Futurália 2014

26 mar 2014 a 29 mar 2014

,

Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, Lisboa

Poliempreende

Oficinas de Marketing e Plano Financeiro na ESTeSL

13 mar 2014

27 mar 2014

,

Sala 2.2 da ESTeSL

Grupo de Interesse da História da ESTeSL e das Ciências e Tecnologias da Saúde

O Sistema de Saúde Nacional e Internacional: História, Atualidade e Tendências

11 abr 2014

,

Anfiteatro da ESTeSL

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

4º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

23 maio 2014 a 24 maio 2014

,

ESTeSL e Auditório da ESTeSL

Medicina Nuclear

I International Conference of Nuclear Medicine Technologies

30 maio 2014 a 31 maio 2014

,

Auditório

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

 

Sabia que ESTeSL

Conheça a evolução do número de licenciados pela ESTeSL entre os anos letivos de 2005/2006 e 2012/2013

evolucaolicenciadosv2_2005_2012

 

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos 

 

 

Formação

 

 

Investigação

 

Parceiros

  • Newsletter# 11 da Farmácia Oriental
  • A ESTeSL assinou protocolo com a:
    Associação Portuguesa para a Qualidade, que tem como missão acrescentar valor aos Associados e contribuir para o desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa, através da criação e divulgação do conhecimento e da promoção de práticas inovadoras nos domínios da Qualidade e da Excelência.

    Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias (ESESFM), que tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

     

Parcerias

O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), através do protocolo estabelecido com as Farmácias GAP Unipessoal, Lda, possibilita em qualquer balcão das várias farmácias pertencentes ao grupo, oferecer o serviço de fornecimento de medicamentos e quaisquer outros produtos a preços mais reduzidos proporcionando a todos os trabalhadores (docentes, não docentes, membros da Casa de Cultura e Recreio do Pessoal do IPL e Estudantes, bem como, aos respetivos agregados familiares), um desconto direto de 10% na fatura/recibo em todos os produtos requisitados via e-mail, fax ou presencialmente.

 

Instituto Politécnico de Lisboa

No âmbito dos 28 anos do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) vão decorrer várias sessões comemorativas destinadas à comunidade académica, que iniciam a 18 de março e culminam no dia 24 de março de 2014, com a realização da Sessão Solene do 28.º Aniversário do IPL. Consulte o programa dos 28 anos do IPL.