Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #6123 de abril de 2014

Comemoram-se, na 6ª feira, 40 anos sobre a Revolução de Abril.

Muito provavelmente, para a maioria da comunidade académica, é apenas uma das datas que aprenderam na escola, a que associam ao fim da ditadura. Poucos, se calhar, têm plena consciência do muito que se perdeu por causa desse período, e do muito que se ganhou com a Revolução – fazendo com que, numa altura em que a Democracia parece desiludir, alguns até olhem com saudade para um período que não deixa saudades.

A ditadura tornou-nos um dos países mais analfabetos da Europa. Em 1960, havia cerca de 40% de analfabetos absolutos. Hoje, ainda há cerca de 5%, o que ainda representa meio milhão de portugueses. O tal “ensino de excelência”, segundo alguns, colocava 26.000 portugueses no ensino superior em 1960. Hoje, coloca 400.000. Esta diferença geracional que a ditadura nos deixou ainda hoje é visível na nossa Escola: cerca de 20% dos pais dos nossos estudantes não concluíram o ensino básico, e outros tantos apenas concluíram este ciclo de ensino.

Éramos um país de analfabetos. Agora, somos um país de televisão e computadores. Mas pelo meio perdemos o que a Europa civilizada teve: a geração do livro. Estão por estimar as consequências, até económicas, deste lapso cultural que herdámos da ditadura.

Há 40 anos, a Liberdade saiu à rua. Devemo-la aos nossos pais e avós, e nunca lhes conseguiremos pagar isso. Temos agora, pelos nossos filhos e netos, o dever de a manter na rua.


pauloguerreiro100

Vice-Presidente da ESTeSL
Professor Paulo Guerreiro 

_______________________________________

Conselho Pedagógico

Sessões Pedagógicas - abril e maio de 2014

A Comissão de Atividades Formativas Pedagógicas do Conselho Pedagógico da ESTeSL promove nos meses de abril de maio de 2014 um conjunto de Sessões Pedagógicas. Saiba mais!

Aconteceu na ESTeSL

O Sistema de Saúde Nacional e Internacional: História, Atualidade e Tendências

O Sistema de Saúde Nacional e Internacional: História, Atualidade e Tendências

O Grupo de Interesse da História da ESTeSL e das Ciências e Tecnologias da Saúde promoveu o Seminário - O Sistema de Saúde Nacional e Internacional: História, Atualidade e Tendências.

A ESTeSL esteve presente na Futurália 2014

A ESTeSL esteve presente na Futurália 2014

A ESTeSL esteve presente na Futurália 2014, que se realizou de 26 a 29 de março de 2014, na Feira Internacional de Lisboa - FIL, no Parque das Nações, no stand do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

III Edição da iniciativa Envelhecer Ativamente na ESTeSL

III Edição da iniciativa Envelhecer Ativamente na ESTeSL

Dando continuidade ao projeto "Saber Envelhecer", promovido pela ESTeSL e a Câmara Municipal de Loures, teve lugar no dia 25 de março de 2014, na ESTeSL, a III Edição da Sessão “Envelhecer Ativamente”.

ESTeSL e AE ESTeSL promovem Dia do Empreendedor 2014

ESTeSL e AE ESTeSL promovem Dia do Empreendedor 2014

A Comissão Poliempreende da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e a Associação de Estudantes da ESTeSL (AE ESTeSL) promoveram no dia 20 de março de 2014, no Anfiteatro da Escola, o Dia do Empreendedor 2014.

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Estão a decorrer as candidaturas ao módulo de "Desenvolvimento do bebé e Abordagem à estimulação sensorial" da Pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher, promovida em associação com a APF

Eventos ESTeSL

Conselho Pedagógico

Sessões Pedagógicas - abril e maio de 2014

29 abr 2014

14 maio 2014

28 maio 2014

,

Anfiteatro da ESTeSL

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Mecanismos moleculares de resposta de linfócitos T a infeções e tumores

30 abr 2014

,

Anfiteatro

Dia da Osteopatia em Portugal 2014

10 maio 2014

,

Auditório da ESTeSL

Candidatos

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde 2014

13 maio 2014 a 17 maio 2014

,

ESTeSL, Parque das Nações

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

4º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

23 maio 2014 a 24 maio 2014

,

ESTeSL e Auditório da ESTeSL

Medicina Nuclear

I International Conference of Nuclear Medicine Technologies

30 maio 2014 a 31 maio 2014

,

Auditório

À conversa com...

pedropatricio100

Esta semana estivemos à conversa com Pedro Patrício, que concluiu a sua licenciatura em Radiologia na ESTeSL em 2006 e atualmente integra a Direção Executiva do Hospital da Luz, como Diretor de Produção e é, simultaneamente, responsável pela Direção Central de Diagnóstico por Imagem da Espirito Santo Saúde para as 19 unidades de saúde do grupo.

 

Sabia que ESTeSL...

Conheça a evolução dos diplomados no 2.º ciclo nos últimos 5 anos pela ESTeSL

evolucaodiplomados

 

Eco Escolas ESTeSL 

Sabia que, se apagar as luzes de que não está a precisar na sua casa pode poupar cerca de 60 euros por ano e este gesto evita a libertação de cerca de 400 kg de CO2 num ano.

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Investigação

  • Prémio BIAL 2014 – o prémio contempla duas modalidades: o Prémio BIAL de Medicina (€200.000) visa galardoar uma obra intelectual escrita especificamente para este propósito, de índole médica, com tema livre, que represente um trabalho de grande qualidade e relevância científica e o Prémio BIAL de Medicina Clínica (€100.000) visa galardoar uma obra intelectual escrita especificamente para este propósito, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho de grande qualidade e relevância. Pelo menos um dos autores tem de ser médico nacional de um país de expressão oficial portuguesa. Candidaturas até 31 de outubro de 2014.
  • Sessão de Informação COST - Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia - a FCT informa que no próximo dia 22 de abril de 2014, pelas 14 horas, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, irá realizar-se uma sessão informativa sobre as Ações  “COST – Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia”. 
  • Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores - a Fundação da Juventude organiza a 22.ª edição do Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, destinado a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. O Concurso, que irá premiar projetos e trabalhos científicos inovadores, visa promover ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de talentos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação. Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 24 de abril de 2014

 

Formação

 

Concursos

  • 10ª Edição do Concurso Nacional de Inovação BES - uma iniciativa em que se divulga e premeia projetos de investigação aplicados a setores críticos para o futuro da economia portuguesa, tais como energias renováveis, saúde, processos industriais, entre outros. 

 

Parceiros

 

Empreendedorismo


  • Programa de Empreendedorismo Intergeracional UAW - United at Work - O Programa tem como objetivo apoiar a criação de empresas constituídas por jovens e seniores através de um modelo inovador de empreendedorismo que proporciona uma carteira de oportunidades de negócio nas áreas da ação social e saúde e da cultura e património.

 

Iniciativa

Com o objectivo de celebrar o Dia Internacional da Profissão, reconhecido internacionalmente, a 15 de Abril, a Associação Portuguesa dos Técnicos de Análises Clínicas e Saúde Pública - APTAC, pretende assinalar este dia com um evento que reúna os profissionais de Análises Clínicas e Saúde Pública com a Sociedade Civil, promovendo a Saúde Pública e os seus determinantes , como a prática do desporto.