Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #6414 de maio de 2014

(con)Tradição Académica!

Mais uma vez as capas, os trajes, enfim e também a comunidade estudantil no geral, inicia a semana académica.

É o espirito académico a vir ao de cima mas não se deve tratar este espírito académico apenas como se fossem só festas e copos. A utilização da capa e da batina representam humildade e o respeito pelos outros. Estes símbolos académicos devem certamente ser usados com orgulho, sem arrogância, pois estes mesmos símbolos devem simbolizar a igualdade entre estudantes.

O passado exige um respeito por parte de todos, da comunidade estudantil mas também da comunidade docente e se estes devem respeitar esta tradição os primeiros também devem obrigações para com aqueles que procuram transmitir os conhecimentos no dia-a-dia. Se neste binómio existir compreensão e respeito mútuos certamente que o momento que se está a viver será de alegria e festa mas com ponderação e respeito.

Certa que o momento poderá ser de inesquecível e até mesmo marcante para muitos dos que vão e desejam participar, certa também que existem outros que não se revem no atual momento. Assim sendo exista o decoro necessário para uma vez mais respeitar quem está de corpo e alma nos festejos bem como aqueles a quem nada diz.

Assim deverá a comunidade estudantil entender que festa é festa, de que vai haver espaço para o lazer mas também se deve recordar que existe e sempre estará presente a responsabilidade de manter o objetivo primeiro, o de se manter focada no curso que escolheu e deseja concluir.

 

elisabetecarolino

Vice - Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL
Professora Elisabete Carolino

_______________________________________

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

4º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

A ESTeSL, em parceria com a Escola Nacional de Saude Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), promove nos dias 23 e 24 de maio de 2014, o 4º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente.

Aconteceu na ESTeSL

42ª Conferência do Ciclo: Encontros com a Ciência na ESTeSL

42ª Conferência do Ciclo: Encontros com a Ciência na ESTeSL

A 42ª conferência dos Encontros com a Ciência na ESTeSL teve lugar no dia 7 de maio de 2014.

ESTeSL participa na XIII edição do Hospital da Bonecada no Centro Comercial Colombo

ESTeSL participa na XIII edição do Hospital da Bonecada no Centro Comercial Colombo

Teve lugar entre os dias 26 de abril e 4 de maio de 2014 no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, a XIII edição do Hospital da Bonecada

ESTeSL participa na 3ª edição da “Corrida/Caminhada - Festa Dona Estefânia – Dia da Mãe”

ESTeSL participa na 3ª edição da “Corrida/Caminhada - Festa Dona Estefânia – Dia da Mãe”

Teve lugar no Passeio Marítimo de Alcântara-Belém, em Lisboa, no dia 4 de maio de 2014, “Dia Internacional da Osteogénese Imperfeita” e Dia da Mãe, a 3ª edição da “Corrida/Caminhada-Festa Dona Estefânia – Dia da Mãe”

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Estão a decorrer as candidaturas ao módulo de "Desenvolvimento do bebé e Abordagem à estimulação sensorial" da Pós-graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher, promovida em associação com a APF

Eventos ESTeSL

Candidatos

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde 2014

13 maio 2014 a 17 maio 2014

,

ESTeSL, Parque das Nações

Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

4º Congresso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente

23 maio 2014 a 24 maio 2014

,

ESTeSL e Auditório da ESTeSL

Conselho Pedagógico

Sessões Pedagógicas - abril e maio de 2014

29 abr 2014

14 maio 2014

28 maio 2014

,

Anfiteatro da ESTeSL

Medicina Nuclear

I International Conference of Nuclear Medicine Technologies

30 maio 2014 a 31 maio 2014

,

Auditório

Pograma Eco-Escolas na ESTeSL

Sabia que existem mais de 3.500 áreas protegidas em todo o mundo, incluindo estas parques, refúgios da vida selvagem e outras reservas e representanto um total de 5000 m2, ou seja, cerca de 3% da área total da superfície do planeta.

 

Investigação

Idea Puzzle

O software Idea Puzzle® é um ebook online que ajuda estudantes e orientadores a diagnosticar os pontos fortes e fracos de um projeto de investigação, sendo licenciado a várias universidades no The Times Higher Education Top 400.

Até 30 de junho de 2014, qualquer registo em www.ideapuzzle.com com um endereço de email de uma instituição B-ON terá acesso gratuito ao software Idea Puzzle®. 

O prémio Santander Universidades Idea Puzzle oferece € 1.000 ao melhor desenho de investigação de doutoramento criado com o software Idea Puzzle®. Candidate-se até 31 de maio de 2014. 

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos



Formação

 

Investigação

  • Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia> Apoio a NCPs H2020 - O Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT (GPPQ) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia abriu concurso para quatro Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia para apoio aos Pontos de Contacto Nacionais do Programa Horizonte 2020. Candidaturas até dia 30 de maio.
  • 3ª Edição do Programa Investigador FCT - A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) lançou esta semana a edição de 2014 do concurso Investigador FCT. O Programa Investigador FCT tem como objetivo apoiar o recrutamento pelos centros de investigação nacionais dos melhores investigadores, de qualquer nacionalidade, internacionalmente competitivos e com capacidade comprovada para desenvolver investigação inovadora. Podem candidatar-se investigadores doutorados de qualquer nacionalidade e qualquer área científica ou académica. Candidaturas até 16 de junho de 2014.
  • Prémio António Sérgio 2014 - O prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio tem natureza simbólica, constituindo uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido na implementação e difusão de projetos inovadores e sustentáveis, na produção de estudos e trabalhos de investigação, na oferta formativa de nível pós-graduado e na realização de trabalhos escolares em domínios relevantes para a economia social. Candidaturas: de 1 a 30 de junho de cada ano.
  • Programa UT Austin|Portugal - Concurso para Projetos 2014 - No âmbito do Programa UT Austin|Portugal - International Collaboratory for Emerging Technologies, CoLab, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abre concurso para o financiamento de projetos conjuntos de investigação e desenvolvimento. Este concurso apoia dois tipos de projetos - “Exploratórios” e de “Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT)” - e o seu objetivo é integrar equipas de especialistas e investigadores em áreas relacionadas com Digital Media e /ou Tecnologias Emergentes, em colaboração com as áreas de Computação Avançada e Matemática. Candidaturas até dia 24 de junho de 2014.

 

 Parceiros

  • Boletim da RETS - Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, nº 57A de 9 de maio de 2014
  • Newsletter da Farmácia Oriental de Lisboa, nº 12 de 11 de maio de 2014
  • A ESTeSL assinou protocolo com a:
    André Opticas de Plínio Leal & Ana Leal, Lda, que tem como missão ser uma empresa de prestação de serviços e venda de artigos de óptica ocular, cujos principais propósitos estão focados na plena satisfação dos clientes enquanto empresa Líder, obrigando-nos a manter elevados padrões de qualidade, investindo no material humano da empresa e na sua formação, colocando à sua disposição os materiais e instrumentos que permitam o melhor desempenho profissional. 

    University of Saskatchewan, um centro de excelência para a educação, investigação e prestação de servicos, que oferece 58 cursos e certificados em mais de 100 áreas e disciplinas. 

 

Projeto

Reab.IRC - Associação Portuguesa de Reabilitação de Insuficientes Renais

A Reab.IRC é constituída por um conjunto de profissionais de áreas distintas como a Medicina, a Fisioterapia, a Enfermagem, a Dietética e Nutrição, a Fisiologia do Exercício ou a Investigação, mas com um interesse comum: a reabilitação de pacientes com IRC - reabilitação física e mental, promoção de hábitos alimentares adequados e a prática de exercício físico, recolha e divulgação de informação científica.