Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #712 de dezembro de 2012

Quem passe os olhos pela jovem Newsletter ESTeSL, verificará que as tecnologias se cruzam com as humanidades. Neste número, encontramos referências à ética, história, empreendorismo, comunicação e literacia.

Há quem veja dicotomia e até oposição entre as componentes tecnológicas e as dimensões psíquica, social, cultural e cívica.

O caminho passa por as tecnologias se assumirem como totalidade, completamente de corpo inteiro, olhando o homem na sua integridade física. Ao mesmo tempo, haverá que afirmar todas as outras dimensões na sua globalidade, até à plenitude.

Se o espírito se mantiver aberto à aventura humana e ao mistério da vida, na riqueza inesgotável do acontecer, o profissional de saúde reconhecerá o oceano de sofrimento, angústia, desilusão e medos, em que esbracejam muitos dos nossos contemporâneos, tolhidos no desânimo e no desamor.

E aprenderá a valorizar o sentido existencial, próprio e inalienável da profissão, com o propósito de estar à altura de ser parceiro ativo, no itinerário da humanidade, sem esquecer que a própria terra também é objeto de prevenção e afeto.

Tudo isto tem de ser vivenciado a partir da Escola, cabendo à comunidade académica colaborar para que o modelo societário, vivido no espaço e tempo escolar, prefigure o ideal de rigor e emoção, que o futuro profissional concretizará na sua vida, de modo criativo e solidário.

O diálogo entre tecnologias e humanidades para ser coerente tem de passar por um processo interior, pois ‘uma pessoa constrói a sua vida a partir de dentro’, conforme lembrou Etty Hillesum.

esaudinis

Provedor do Estudante da ESTeSL
Dr. Esaú Dinis

__________________________________

Arrancou a 10ª Edição do Concurso Poliempreende

O Poliempreende é um concurso nacional que envolve todos os Institutos Politécnicos do país, que tem como principal objetivo promover projetos de vocação empresarial, através de um concurso de ideias. Saiba mais...

Aconteceu na ESTeSL

Reunião do Conselho de Ética da ESTeSL

Teve lugar no dia 5 de dezembro de 2012 uma reunião do Conselho de Ética do ano de 2012.

ESTeSL acolhe sessão de esclarecimento da Ordem dos Nutricionistas

Teve lugar no dia 6 de dezembro de 2012, no auditório da ESTeSL uma sessão de esclarecimento da Ordem dos Nutricionistas, relativa ao procedimento a adotar para a realização do estágio à Ordem.

Estudantes da ESTeSL/FMUL e do ISCISA concorrem ao Angelini University Award

Professora Paula Santos e a Dra. Diana Alexandre

Da cooperação científica e pedagógica entre a ESTeSL e o ISCISA foi apresentado um trabalho à terceira edição do concurso Angelini University Award  “Melhor Nutrição, Melhor Saúde”.

Eventos ESTeSL

Ciclo de Conferências: Encontros com a Ciência na ESTeSL

Estudo da exposição ocupacional a agentes químicos

20 dez 2012

,

Anfiteatro

Calendário Académico

Férias do Natal - 2012/2013

22 dez 2012 a 4 jan 2013

,

.

Nós por cá


mariajoaocarapinha

  • A Professora Maria João Carapinha, docente a tempo integral da área científica de Medicina Nuclear da ESTeSL, realizou as suas provas para atribuição do título de especialista na área de Medicina Nuclear com o trabalho intitulado "Cintigrafia Renal com 99mTc–DMSA. Otimização do Protocolo de Processamento", que tiveram lugar no dia 7 de dezembro de 2012, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovada. 
  • Realizaram também as suas provas para a atribuição do título de especialista na área de Cardiopneumologia - Fisiologia Clínica, no dia 27 de novembro de 2012,  nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, os docentes da área científica de Cardiopneumologia da ESTeSL, Professor Pedro Almeida e Professor Paulo Batista, tendo obtido a classificação de aprovado.
  • Decorreram ainda, no dia 9 de março de 2012, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, as provas para a atribuição do título de especialista na área de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica (APCT), dos docentes da área científica de APCT da ESTeSL, Professor Pedro Filipe Pereira e Professor Ruben Roque, tendo obtido a classificação de aprovado.
  • Por fim,  realizou as suas provas para a atribuição do título de especialista na área de Fisioterapia, o Professor António Lopes, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão, no dia 4 de dezembro de 2012, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado.

A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pelos seus docentes e felicita-os pela aprovação nas suas provas de especialista.


À conversa com

 

miguelquintino

Esta semana estivemos à conversa com o estudante Miguel Quintino, Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, instituição que representa os estudantes da Escola há mais de 17 anos.


Circulares Informativas e Despachos

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

Formação

Concurso


Parceiros