Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #7516 de outubro de 2014

Terminou ontem o prazo para a submissão de Novos Ciclos de Estudos (NCE) na plataforma da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). A ESTeSL submete agora a proposta para acreditação de dois NCE: Licenciatura em Fisiologia Clínica e a Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia.

Estes dois novos ciclos de estudos surgem na sequência da reorganização da oferta formativa da ESTeSL, a qual acompanha a tendência nacional, já iniciada neste ano de 2014, que resultou na acreditação da nova Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais.

Até ao final deste ano de 2014, serão propostos à acreditação os ciclos de estudo em funcionamento - que a ESTeSL se propõe manter na sua oferta formativa - os quais serão objeto de visita de uma Comissão de Avaliação Externa durante o ano de 2015.

Esperamos que os cursos agora objeto de avaliação externa, possam vir a ser acreditados pela Agência, passando, assim, a funcionar de acordo com os critérios da qualidade exigidos ao Ensino Superior, designadamente a verificação de aspetos relacionados com a estrutura curricular e plano de estudos, os objetivos do curso, os recursos docentes, não docentes e materiais e a comparação com ciclos de estudos similares no Espaço Europeu.

luislanca100

Vice-Presidente da ESTeSL

Professor Luís Lança

Aconteceu na ESTeSL

Dia Mundial da Visão 2014 na ESTeSL

Dia Mundial da Visão 2014 na ESTeSL

Teve lugar no dia 9 de outubro de 2014 a Conferência subordinada ao tema “Deficiência Visual e Reabilitação – um desafio multidisciplinar com vista à inclusão”, no âmbito do Dia Mundial da Visão.

Sessão de informação sobre o Programa Horizonte 2020

Sessão de informação sobre o Programa Horizonte 2020

Teve lugar no dia 9 de outubro de 2014 na ESTeSL uma Sessão de informação sobre o Programa Horizonte 2020, dinamizada pelo Gabinete de Projetos Especiais, de Investigação e Inovação da Escola.

Eventos ESTeSL

Saber usar a informação de forma eficiente e eficaz

Como estruturar o trabalho científico?

20 out 2014

24 nov 2014

,

Local a definir

Candidaturas a decorrer

Candidaturas à Pós Graduação em Terapia Manipulativa e Osteopatia

8 out 2014 a 20 out 2014

,

ESTeSL

Saber usar a informação de forma eficiente e eficaz

Referências bibliográficas (c/ norma de Vancouver)

22 out 2014

,

Local a definir

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

Circular Informativa nº.25/2014 - Princípios Orientadores de Distribuição de Serviço Docente referente às “normas para a avaliação e seleção dos Orientadores de Estágio responsáveis por acompanhamento de estudantes da ESTeSL”.

 

Nós por cá

Anabela Graça

A Professora Anabela Graça, docente da área científica de Farmácia, do Departamento das Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde Comunitária, realizou as suas provas para atribuição do título de especialista na área de Farmácia subordinado  o tema - Contributos de práticas seguras para a redução de erros de medicação, especialmente para os medicamentos look-alike e sound-alike no dia 14 de outubro de 2014, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado por unanimidade.

Virginía Fonseca

A Professora Vírginia Fonseca, docente da área científica de Cardiopneumologia, do Departamento das Ciências e Tecnologias das Radiações e Biossinais da Saúde, realizou as suas provas para atribuição do título de especialista na área de Cardiopneumologia – Fisiologia Clínica no dia 10 de outubro de 2014, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado por unanimidade.

Herminía Dias

A Professora Hermínia Dias, docente da área científica de Cardiopneumologia, do Departamento das Ciências e Tecnologias das Radiações e Biossinais da Saúde, realizou as suas provas para atribuição do título de especialista na área de Cardiopneumologia – Fisiologia Clínica no dia 10 de outubro de 2014, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado, por unanimidade.

ana moreira

A docente Ana Catarina Moreira, da Área Científica Dietética do Departamento das Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde Comunitária da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas do Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde,  Especialidade em Nutrição subordinadas ao tema " Hemodiálise: Qualidade de Vida e parâmetros nutricionais ", no dia 13 de outubro de 2014, na faculdade de medicina de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado com distinção e louvor.

A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pelo seus docentes e felicita-os pela conclusão das suas provas de especialista e Doutoramento

 

Anabela Toscano

O Sra. Anabela Toscano iniciou funções na Divisão de Gestão de Recursos Humanos e Financeiros  integrando a equipa dos Serviços Financeiros. 

A Comunidade Académica da ESTeSL dá as boas vindas à nova funcionária não docente.

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

 

Investigação

  • H2020 | Concurso aberto | Twinning | Widening - O concurso Twinning do Programa Spreading Excellence and Widening Participation do Horizonte 2020 é uma oportunidade importante para dinamizar e fortalecer a network internacional do seu grupo de investigação e contribuir assim para a efetiva consolidação de  consórcios preparados para maior sucesso nos programas quadro de investigação. Candidaturas até 02-12-2014 mas está prevista uma extensão  da deadline para maio de 2015.
  • Prémio Internacional Fernando Gil 2015 - A Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Fundação Calouste Gulbenkian anunciam o início do período para envio de nomeações para o Prémio Internacional Fernando Gil 2015. O intuito do prémio é distinguir um trabalho de qualidade excepcional no domínio da Filosofia da Ciência, considerando quer problemas epistemológicos gerais quer problemas relativos a áreas científicas específicas. A ciência é aqui referida em sentido amplo incluindo matemática, ciência da computação, medicina, economia e ciências sociais, bem como as ciências naturais como física, química e biologia. Período para envio de nomeações até 15 de janeiro de 2015.
  • Faculty Exchange Program - The mission of the Carnegie Mellon Portugal Program is to create new knowledge in key focused areas of information and communications technologies by means of cutting-edge research, world-class graduate education, and a close connection with Portuguese Industry, thus placing Portugal at the forefront of Science and Innovation. The main goal of the Faculty Exchange Program is to accelerate the adoption of best practices in research, education and innovation, through cultural immersion at Carnegie Mellon University. 3rd Phase: For Summer 2015 and Fall 2015 - October 30, 2014.

Formação

Parceiros

 Arte Cultura