Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #773 de novembro de 2014

Na passada semana celebrou-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral- AVC (ontem) e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama destacando duas áreas importantes de intervenção da ESTeSL. 

Por um lado o Acidente Vascular Cerebral- AVC, que segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS tem vindo a aumentar de prevalência nas mulheres, promovendo que todos os anos morram 3,2 milhões de mulheres devido ao AVC, valor que não inclui um largo número de mulheres que ficam com incapacidades para o resto da vida.

Por outro lado a Prevenção do Cancro da Mama, estando a nossa Escola a assinalar o mês de outubro como mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, com iniciativas em parceria com a AEESTeSL e a Associação Laço.

Na intervenção em ambas as patologias, a ESTeSL detém valências científicas e técnicas que permitem uma intervenção integrada, multidisciplinar e centrada no individuo desde a prevenção, ao diagnóstico, a terapia e a recuperação.
Mas em iniciativas como o evento solidário “Juntos pela Patrícia”, a nossa Escola demonstra ter outra valência tão ou mais importante… a solidariedade. Tal como no passado, também nestes momentos a Comunidade Académica da ESTeSL demonstra o seu sentido cívico tendo por base a prevalência da pessoa humana, unindo-se neste momento difícil.

Essa capacidade deverá no entanto prevalecer sempre, em especial nos dias de hoje, exigindo o melhor de todos, individualmente e como comunidade unida em prol do projeto ESTeSL. Segundo Francisco S. Carneiro “a verdadeira unidade é a unidade na liberdade e na diversidade, forjada na ação comum e que se baseia em opções decorrentes do exercício pleno das liberdades fundamentais."

 

joaopedrosilva_100

Diretor de Serviços da ESTeSL
Dr. João Pedro Silva

Eventos ESTeSL

Saber usar a informação de forma eficiente e eficaz

Como evitar o plágio?

31 out 2014

9 dez 2014

,

Local a definir

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço


Nós por cá


gracaandrade100

A docente Graça Andrade, da Área Científica de Psicologia do Departamento das Ciências Sociais e Humanas da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas do Doutoramento em Psicologia da Saúde, subordinadas ao tema Determinantes Psicológicos e Sociais do Comportamento Alimentar Infantil, no dia 30 de outubro de 2014, na Universidade de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado com distinção e louvor.

A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pela sua docente e felicita-a pela conclusão das suas provas de Doutoramento.

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Formação 

Investigação

Parceiros

Solidariedade

Seja voluntário! Venha conhecer o projeto "Vela para Todos", promovido pela Marina Parque das Nações, em parceria com as Associações Salvador, Guliver e Cerci Centro, no Centro Náutico da Marina Parque das Nações todas as 4ª Feiras das 14h às 17h.