Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #7911 de dezembro de 2014

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde já celebrou as suas bodas de pérola ao comemorar os 30 anos de Ensino de referência na área das Tecnologias da Saúde em Portugal.

O crescimento de uma instituição passa pela consolidação científico-pedagógica dos projetos educativos, reconhecimento dos licenciados no mercado de trabalho, atitude inovadora pro-atividade.

Fazer parte do Ensino Superior não é tarefa fácil!

É sinónimo de estudo, dedicação, inovação, compromisso ético, investigação, participação nas atividades de gestão da instituição, no apoio à comunidade e nas actividades académicas.

A semana passada assistimos à eleição dos estudantes que vão integrar os Conselhos de Curso das diferentes Licenciaturas da ESTeSL. Os representantes dos estudantes são os fiéis depositários dos colegas e ao integrarem os Conselhos de Curso vão participar em diversas actividades que fazem parte das competências dos diferentes Conselhos. Entre outras destacam-se: a gestão do plano de actividade do curso; apreciar os planos de estudos bem como os conteúdos programáticos das diferentes unidades curriculares e a sua articulação; propor organizar e acompanhar as actividades lectivas e extracurriculares; assegurar a aplicação do regulamento de avaliação dos estudantes e analisar e propor estratégias para o sucesso escolar.

O Regulamento Pedagógico é um documento que todos os estudantes e docentes “precisam analisar”, no início de cada ano lectivo, de forma a serem respeitadas as premissas que nele estão contempladas. Na sua 2ª secção – Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes – estão listados, entre outros, Artigos que se referem à Avaliação da Aprendizagem, FUCs, Frequências e Faltas, Metodologia de Classificação da UC, bem como das Épocas e Calendário de Exames.

Os Conselhos de Curso devem analisar as FUCs das UCs que integram o Plano de Estudos do respetivo Curso para garantir que estas reflitam a coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem e a metodologia de avaliação prevista.

Docentes e discentes têm a responsabilidade de fortalecer o ensino da ESTeSL para que esta se mantenha como uma Instituição de referência.

Bom trabalho.

 

marisacebola100

Professora Marisa Cebola
Vice-presidente do Conselho Pedagógico da ESTeSL

Pós Graduação em Sociologia e Intervenção Social em Saúde

Candidaturas à Pós Graduação em Sociologia e Intervenção Social em Saúde

Aconteceu na ESTeSL

Anuário Científico da ESTeSL de 2012.

Anuário Científico da ESTeSL de 2012.

A investigação é uma atividade importante e essencial em instituições de ensino superior. Na ESTeSL professores, investigadores e estudantes participam ativamente em projetos de investigação.

Dia Mundial da Diabetes - Dia azul na ESTeSL

Dia Mundial da Diabetes - Dia azul na ESTeSL

A Associação de Estudantes da ESTeSL em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa promoveu no dia 12 de novembro de 2014 no espaço multiusos da ESTeSL o Dia Azul na ESTeSL.

Área Científica de Ortoprotesia da ESTeSL acompanha Projeto “Remar até ao Brasil”

Área Científica de Ortoprotesia da ESTeSL acompanha Projeto “Remar até ao Brasil”

Área Científica de Ortoprotesia da ESTeSL acompanha atleta do Atlético Clube do Montijo no Projeto “Remar até ao Brasil”

ESTeSL recebe prémio no congresso Anual do European Association of Nuclear Medicine

ESTeSL recebe prémio no congresso Anual do European Association of Nuclear Medicine

ESTeSL recebe prémio no congresso Anual do European Association of Nuclear Medicine

Teve lugar no passado dia 20 a 24 de outubro em Gotemburgo, Suécia, mais uma edição do congresso Anual do European Association of Nuclear Medicine.

2º Congresso Osteogénese Imperfeita

2º Congresso Osteogénese Imperfeita

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa associou-se como parceira na promoção do 2º congresso de Osteogénese Imperfeita, realizado no passado dia 31 de outubro e 1 de novembro no auditório da ESTeSL.

Encontro de Antigos Estudantes da ESTeSL 2014

Encontro de Antigos Estudantes da ESTeSL 2014

A Associação +ESTeSL, com o apoio da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), promoveu no dia 29 de novembro de 2014, o Encontro de Antigos Estudantes da ESTeSL 2014.

Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL

Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL

Para promover a cultura do Suporte Básico de Vida na Escola, foi instituído o Dia do Suporte Básico de Vida na ESTeSL, tendo–se realizado a primeira edição no passado dia 25 de novembro de 2014. 

Inscrições a decorrer para a receção dos Diplomas de Curso no Dia da Escola 2015

Inscrições a decorrer para a receção dos Diplomas de Curso no Dia da Escola 2015

Terá lugar no dia 12 de janeiro de 2015 (segunda-feira) a celebração do Dia da Escola 2015.

Inscrições abertas para a entrega dos Diplomas de Curso e a participação no jantar.

Eventos ESTeSL

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Formação

  • 13 de dezembro de 2014, Curso de Gestão de Resíduos em Laboratórios, promovido pela Área Técnico-Científica de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, a realizar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

Solidariedade

A Raríssimas volta a lançar a sua colecção exclusiva de postais de Boas Festas. Conheça a coleção de 2014.

Arte e Cultura

  • 13 e 14 de Dezembro de 2014, às 17h00, no Grande Auditório da ESML (Auditório Vianna da Motta) -A Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, o Coro de Câmara e o Coro Geral da ESML, juntam-se para dar voz ao Requiem Alemão, Ein deutsches Requiem Op. 45, de J.Brahms.

Parceiros

Boletim RETS , nº 70 de 1 de dezembro de 2014

 

A ESTeSL assinou protocolo com a:

Administração Regional de Saúde do Centro, I.P - tem como missão garantir à população da respetiva área geográfica de intervenção o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde, respeitando as regras de equidade, cumprindo e fazendo cumprir o PNS e as leis e regulamentos em vigor.

Oculista do Lumiar, Lda. - é uma empresa de prestação de serviços e venda na área da saúde visual, apresentando elevados padrões na qualidade no atendimento e na equipa técnica, com consultas de especialidade.

Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal - desenvolve as suas atividades, quer na luta contra a diabetes procurando conhecer melhor a doença e explorando novas formas de tratamento, como também no apoio à pessoa com Diabetes, criando estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes, mantendo como objectivo primeiro a "Educação da Pessoa com Diabetes" tendo por base uma estrutura associativa, que ao longo de mais de 80 anos tem procurado adaptar-se às novas conjunturas científicas, sociais e políticas, funciona uma clínica com todas as valências consideradas necessárias no apoio à pessoa com Diabetes. Tem como uma das suas principais prioridades a formação dos profissionais de saúde com vista a uma resposta mais adequada às necessidades das pessoas com doenças crónicas e acompanhamento da sua doença.