Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #821 de dezembro de 2012

Aproximam-se as férias de Natal. Aproxima-se a reta final do ano de 2012, o dia da nossa Escola e simultaneamente o final do 1º semestre do ano letivo.

Este período de férias ocorre num momento rico em tradições e em festividades com o brotar de sentimentos de solidariedade, de apelo à paz, de balanço sobre as nossas vidas e de acolhimento de um novo ano.

Que a solidariedade, vivida e de forte apelo nesta época, possa estender-se a cada um dos dias do ano, fazendo perpetuar a consciência para a nossa condição humana e para a humanização das nossas relações interpessoais.

Que a paz, aspiração permanente de cada ser humano, seja uma realidade através da promoção contínua de valores de cidadania, para uma melhor condição e qualidade de vida.

Que o balanço sobre o ano 2012, permita o enriquecimento de um processo de aprendizagem sobre a realidade que recaiu sobre nós neste início de século e que seja francamente inspirador e profundo, na busca de melhores soluções para um futuro próximo.

Que o novo ano de 2013 traga melhores oportunidades para a realização dos sonhos de cada um, pois sonhar é um privilégio inesgotável e indutor de muitas realizações!

A todos, votos de boas festas e de um excelente ano de 2013 repleto de momentos felizes.
 

joaolobato

Presidente da ESTeSL
Professor João Lobato 

_______________________________________

Boas Festas 2012

Durante as férias de Natal o Gabinete de Comunicação não produziá a Newsletter ESTeSL. Regressamos no dia 9 de janeiro de 2013! Continuamos a contar com as suas sugestões e informações para construir a Newsletter ESTeSL.

Boas Festas

Aconteceu na ESTeSL

Almoço de Natal 2013

Como é já tradição, docentes e funcionários não docentes da ESTeSL reuniram-se para celebrar o Natal e a entrada num novo ano num almoço convívio.

Reunião da Equipa Tutores Erasmus 2012/2013

Teve lugar no dia 17 de dezembro de 2012 uma reunião da Equipa Tutores Erasmus 2012-2013.

Eventos ESTeSL

Calendário Académico

Férias do Natal - 2012/2013

22 dez 2012 a 4 jan 2013

,

.

Dia da Escola

Dia da Escola 2013

12 jan 2013

,

ESTeSL, Parque das Nações

Nós por cá

goncalomarques_100

O Professor Gonçalo Marques, da área científica de Ortóptica da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas de Mestrado sobre “Alterações da função visual e da qualidade de vida relacionada com a saúde em indivíduos idosos”, no dia 10 de dezembro de 2012, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido a classificação de 18 valores.

 

diogoricardo_100

O Professor Diogo Ricardo, da área científica de Ortoprotesia da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas de Mestrado sobre “A Cultura de Segurança do Doente em alunos do 4º ano dos cursos de Tecnologias da Saúde”, no dia 17 de dezembro de 2012, na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido a classificação de 17 valores.

 

pauloduarte100

O funcionário não docente Paulo Duarte, da Divisão de Gestão Académica - Serviços de Formação Pós-Graduada, realizou as suas Provas Públicas de Mestrado sobre "Modelação de tráfego rodoviário em netlogo com integração de sistemas de informação geográfica", no dia 19 de dezembro de 2012, no ISCTE-UL – Instituto Universitário de Lisboa, tendo obtido a classificação de 17 valores. 


A Comunidade Académica da ESTeSL felicita os Professores Gonçalo Marques e Diogo Ricardo e o funcionário não docente Paulo Duarte pela conclusão do seu mestrado e congratula-se com os resultados obtidos.

 

paulamendonca_100

A Professora Paula Mendonça, docente a tempo integral da área científica de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica da ESTeSL, realizou as suas provas para atribuição do título de especialista na área de Anatomia Patológica e Citológica com o trabalho intitulado "A deteção do carcinoma do colo do útero: citologia vs genotipagem", que tiveram lugar no dia 20 de dezembro de 2012, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovada.

  

amadeuferro

O Professor Amadeu Ferro, docente a tempo integral da área científica de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica da ESTeSL, realizou as suas provas para atribuição do título de especialista na área de Anatomia Patológica e Citológica com o trabalho intitulado "Amplificação em imunohistoquímica: estudo comparativo de sistemas de polímeros", que tiveram lugar no dia 20 de dezembro de 2012, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado. 

Realizaram também as suas provas para a atribuição do título de especialista na área de Análises Clínicas e Saúde Pública, no dia 19 de dezembro de 2012, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, os docentes da área científica de Análises Clínicas e Saúde Pública da ESTeSL, Professora Ana Sofia Tavares Rodrigues e João Pedro Almeida Santos, tendo obtido a classificação de aprovado.


A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pelos seus docentes e felicita-os pela aprovação nas suas provas de especialista.

 

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

10 de janeiro de 2013 - 6.º Fórum para a Cidadania - Cidadania em Saúde: Imigração e Integração, promovido pela Câmara Municipal do Seixal 


Prémios

O Jornal de Negóvios e a Sanofi promovem a 2ª Edição do Prémio Saúde Sustentável, tendo em vista a divulgação e icentivo das boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal. Candidaturas até 31 de dezembro de 2012. 

 

Parceiros

  • A ESTeSL assinou recentemente protocolo com:

     

    A Escola de Música do Conservatório Nacional  tem como missão qualificar os alunos através de uma sólida formação nas suas múltiplas vertentes, humanística, científica, histórica, ética, ecológica, estética, artística e musical, capacitando-os para uma opção profissional como músicos.

     

    O Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades é um sindicato apartidário e independente, que tem como objetivo que todos os profissionais tenham como grau mínimo a licenciatura, lutando para que todos os que pretendam adquirir outras formações académicas tenham oportunidade de o fazer, enriquecendo e dignificando, desta forma, a classe docente e o sistema educativo, querendo maior estabilidade profissional, reforçando o prestígio da classe docente e melhoria das condições de trabalho.

     

    A Unidade Saude Familiar Arandis- Centro de Saúde de Torres Vedras- ACES Oeste Sul tem como missão a Promoção da Melhoria Continua da Qualidade e está orientada para a prestação de cuidados de saúde no ámbito dos Cuidados Saude Primários;

     

    A Isótopos e Derivados (ISODER), S.A. é uma empresa capital 100% português, pioneira no desenvolvimento da tecnologia PET, tanto na produção de medicamentos radiofarmacêuticos como na área de diagnóstico em vários países. A sua missão consiste no atendimento ao paciente através da qualidade dos produtos dos seus laboratórios farmacêuticos e dos serviços médicos nos vários centros hospitalares, como é o caso da Radiofarmácia do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa IPOLFG;

     

  • Conheça o Boletim nº35 da Rede Internacional de Educação de Técnicos de Saúde (RETS)
  • InfoFORGES nº1/2012 - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
  • Newsletter da Bwizer de 17 de dezembro de 2012

 

Errata

Na Newsletter ESTeSL #7, na rúbrica "Nós por cá...", foram indicadas incorretamente as datas das provas para atribuição do título de especialista dos docentes da ESTeSL Professor Pedro Almeida e Professor Paulo Batista (data correta das provas 27 de novembro de 2012); Professor Pedro Filipe Pereira e Professor Ruben Roque (data correta das provas 9 de março de 2012); e ainda Professor Professor António Lopes, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (4 de dezembro de 2012).
O Gabinete de Comunicação pede desculpa pelo lapso.