Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #803 de fevereiro de 2015

Avaliação Desempenho Docente

A sociedade atual exige cada vez mais a evidência do valor do trabalho dos docentes do Ensino Superior.

Conscientes desse facto e sabendo que, o ensino nas instituições do ensino superior tem recebido menos atenção do que a investigação, a avaliação desempenho docente, que teve o seu início em Março de 1998, tentou desde então, considerar para além da componente científica, as componentes pedagógica e organizacional.

Na verdade, a pedra angular de qualquer avaliação de desempenho é a qualidade. Mas qualidade deve ser entendida como o fundamento para melhorar as atividades desenvolvidas e não a quantidade de atividades desenvolvidas. A excelência, isto é a qualidade, está associada ao impacto das atividades que foram desenvolvidas pelos docentes.

Contudo, a qualidade deve ser interpretada dentro de um contexto. Por outras palavras, avaliar as contribuições de um membro da instituição, depende da missão e dos objectivos da instituição e deve ser feita no contexto das responsabilidades e expectativas da instituição.

De facto, a continuidade no tempo das instituições está relacionado com o contributo das avaliações dos docentes para o bem comum e não com avaliações académicas isoladas apenas com o objetivo de atingir os standards da sua disciplina.

Na verdade, a avaliação dos docentes do ensino superior já tem uma história longa, mas mesmo assim continua sendo alvo de alguma controvérsia. Em causa está a discussão sobre a definição das dimensões a avaliar, o objectivo da avaliação, o modo de avaliar cada uma das dimensões, quem e quando se deve avaliar e ainda como utilizar os resultados da avaliação.

Por isso mesmo, existindo tanta controvérsia e estando a ESTeSL a encerrar um período de avaliação desempenho docente (2012-2014) e a iniciar um novo período de avaliação (2015-17), apela-se a toda a comunidade académica, o envio de contributos que ajudem a melhorar este processo na ESTeSL.

Saudações cientifícas,

linavieira

Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL
Professora Lina Vieira

VIII Seminário Temático em Cardiopneumologia - Fisiologia Clínica

Licenciatura em Cardiopneumologia

VIII Seminário Temático em Cardiopneumologia - Fisiologia Clínica

Terá lugar no dia 21 de fevereiro de 2015 o VIII Seminário Temático em Cardiopneumologia (CPL) – Fisiologia Clínica, organizado pelos estudantes do curso de licenciatura em Cardiopneumologia. Inscrições a decorrer!

Aconteceu na ESTeSL

Espaço 24h da ESTeSL considerado um dos melhores espaços de estudo para 2014/2015.

Espaço 24h da ESTeSL considerado um dos melhores espaços de estudo para 2014/2015.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa é uma das Instituições consideradas como um dos melhores locais de estudo em Lisboa para 2014/2015

Dia da Escola 2015 – ESTeSL celebra o seu 34º aniversário

Dia da Escola 2015 – ESTeSL celebra o seu 34º aniversário

No passado dia 12 de janeiro de 2015, celebrou-se o 34º aniversário da primeira aula da Escola e foram entregues os diplomas aos estudantes que terminaram em 2013/2014 o seu curso de Licenciatura e Mestrado.

Ação de Formação da base de dados SCOPUS

Ação de Formação da base de dados SCOPUS

Realizou-se dia 27 de janeiro de 2015, no Auditório da ESTeSL, uma ação de formação da base de dados SCOPUS, dinamizada pelo Instituto Politécnico de Lisboa e pela Biblioteca da ESTeSL, com transmissão para todos os Politécnicos nacionais.

Eventos ESTeSL

Pós Graduação em Sociologia e Intervenção Social em Saúde

Candidaturas à Pós Graduação em Sociologia e Intervenção Social em Saúde

12 fev 2015

,

ESTeSL

Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários

Candidaturas à Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários

27 jan 2015 a 6 fev 2015

,

ESTeSL

Pós Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento

Candidaturas à Pós Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento

16 jan 2015 a 16 mar 2015

,

ESTeSL

Cursos de Especialização Tecnológica

III Jornadas em Secretariado Clínico da ESTeSL

7 mar 2015

,

Auditório da ESTeSL

Analises Clínicas

Formação Pedagógica para Orientadores de Estágio de ACSP

21 jan 2015 a 5 fev 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações


Nós por cá


cristina marques

A funcionária não docente, Maria Cristina Ferrão Marques do Gabinete de Relações Internacionais, realizou as suas Provas Públicas de Mestrado intitulado " História Moderna e Contemporânea", no dia 19 de dezembro de 2014, tendo obtido a classificação de 15 valores.

 

A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pela sua não docente e felicita-a pela conclusão do seu mestrado.

 

Ilda Poças

A Professora Ilda Maria Poças, docente a tempo integral da área científica de Ortóptica da ESTeSL, realizou as suas Provas para Atribuição do Título de Especialista na área de Ortóptica com o trabalho intitulado "A Visão Binocular dos Assistentes Administrativos de uma Unidade Hospitalar, utilizadores de computadores", no dia 26 de janeiro de 2015, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovada por unanimidade.

  

Luis Mendanha

O Professor Luis Mendanha, docente a tempo integral da área científica de Ortóptica da ESTeSL, realizou as suas Provas para Atribuição do Título de Especialista na área de Ortóptica com o trabalho intitulado "Alterações da Visão Funcional em Indivíduos com e sem Insuficiência de Convergência", no dia 26 de janeiro de 2015, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovada por unanimidade.

 

Carina Ladeira

A Professora Carina Ladeira, docente a tempo integral da Área Científica de Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica   do Departamento das Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde Comunitária da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas do Doutoramento em Biologia, especialização Genética subordinadas ao tema "Human biomonitoring: biomakers, individual susceptibility, and nutrigenetics", no dia 8 de janeiro de 2015, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo obtido a classificação aprovada com distinção e louvor por unanimidade.

 

A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pelos seus docentes e felicita-os pela conclusão das suas provas de especialista e doutoramento.

 

 

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

 

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

 

 

Parceiros

 

Boletim RETS , nº 72 de 22 de janeiro de 2015

 

A ESTeSL assinou protocolo com a:

Administração Regional de Saúde do Alentejo – A sua actividade visa coordenar as ofertas e optimizar os recursos disponíveis para prestar os cuidados de saúde necessários à comunidade que serve. A sua missão consiste em garantir à população da sua área geográfica de intervenção o acesso à prestação de cuidados de saúde de qualidade, adequando os recursos disponíveis às necessidades em saúde, cumprindo e fazendo cumprir o Plano Nacional de Saúde na região.

Colégio Oriente, Ensino Básico e Secundário, S.A. – Encontra-se em funcionamento desde 1 de Setembro de 2009, com a responsabilidade pedagógica da GPS-Educação e Formação. Num espírito inovador e dinâmico, têm como linhas orientadoras, a criação de condições físicas, estruturais e pedagógicas a fim de proporcionarem a Educação a um número muito mais vasto de jovens

Fisio Angola Project PTE, LTD - Tem como missão a prestação de cuidados de saúde de excelência e bem-estar, assente num conceito integrado e integrador, em que o cliente é visto como um todo, único e singular, merecedor de uma equipa de profissionais altamente especializados e competentes, que possam garantir como objectivo um programa direcionado para as necessidades de cada cliente, visando a sua máxima funcionalidade e potencializando a sua qualidade de vida.

Hospital Nossa Senhora da Arrábida - tem como missão a prestação de cuidados continuados e paliativos, a todos os que necessitem de cuidados paliativos e de convalescença.