Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #8115 de abril de 2015

Estamos em plena primavera!

Regressámos de umas curtas férias, já com retemperadas energias, para enfrentar o final do ano letivo, o final do curso, no caso dos finalistas, o final de uma etapa importante da vida!

Na ESTeSL, os meses de abril, maio e princípios de junho são, em regra, tempos muito preenchidos com eventos de caráter científico e de extensão cultural, com trabalhos finais em muitas unidades curriculares, com testes, mas também com coloridas festas académicas cheias de alegria dos nossos estudantes.

Para os docentes e funcionários não docentes, para além das suas habituais tarefas, acumulam neste final de 2º semestre as preocupações e os trabalhos de planeamento do próximo ano letivo. Ainda este ano académico não terminou e já se encontram a definir estratégias para um ano letivo de 2015/16 que se avizinha com novos desafios, novos estudantes para receber, novos cursos para dar vida.

A primavera, tempo entre o equinócio e o solstício, é tempo de reavivar, de restabelecer, de reflorir, de revitalizar, de desabrochar, de resplandecer, de fertilidade, de juventude, …em que o sol parece ficar mais quente e a vida mais desabotoada, mais alegre! A primavera, é também tempo de ruptura…
                       “E assim como a primavera, eu me deixei cortar para vir mais forte...”
                                                                                        Clarice Lispector (1920-1977)

Então,… que esta primavera traga a todos mais energia para novos desafios de mudança, de esperança, de confiança no futuro, de confiança no conhecimento, de confiança na ciência e na humanidade. Pois…
    “Podes cortar todas as flores mas não podes impedir a Primavera de aparecer.”
                                                                                            Pablo Neruda (1904-1977)

 

jl_100

Presidente da ESTeSL
Professor João Lobato 

 

Candidaturas ao Programa ERASMUS + 2015/2016

Candidaturas ao Programa ERASMUS + 2015/2016

Decorreram até ao dia 20 de abril de 2015 as candidaturas on-line para a mobilidade de Estudantes no âmbito do Programa ERASMUS + 2015/2016

Aconteceu na ESTeSL

A ESTeSL esteve presente na Feira das Profissões em Mafra

A ESTeSL esteve presente na Feira das Profissões em Mafra

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) esteve presente na Feira das Profissões, que decorreu no Parque Desportivo Municipal de Mafra, no dia 8 de abril de 2015.

ESTeSL em Alter do Chão com o Movimento 2020

ESTeSL em Alter do Chão com o Movimento 2020

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) no evento Movimento 2020 na Minha Terra, em Alter do Chão, no passado dia 7 de abril de 2015.

Acreditação do Mestrado em Segurança e Higiene do Trabalho da ESTeSL

Acreditação do Mestrado em Segurança e Higiene do Trabalho da ESTeSL

O Mestrado em Segurança e Higiene do Trabalho, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, foi acreditado por seis anos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Parceria ESTeSL/Câmara Municipal de Loures – Projeto Saber Envelhecer

Parceria ESTeSL/Câmara Municipal de Loures – Projeto Saber Envelhecer

A ESTeSL e a Câmara Municipal de Loures (CML) estão a promover, no âmbito do Projeto Saber Envelhecer, avaliações da função visual da população sénior do concelho de Loures entre 9 de março e 4 de Junho.

Novas Licenciaturas na ESTeSL

Novas Licenciaturas na ESTeSL

Novos Cursos na ESTeSL: Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), Licenciatura em Fisiologia Clínica (FC) e Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia (IMRT)

ESTeSL no jornal PÚBLICO

ESTeSL no jornal PÚBLICO

ESTeSL destacada hoje no Suplemento ExLibris, do jornal PÚBLICO. Este Suplemento, de âmbito nacional, faz referência a áreas como a Saúde, Direito e Ensino, com um forte enfoque no Ensino Politécnico e Universitário.

ESTeSL promove Fórum Temático dedicado ao Ensino Superior Politécnico

ESTeSL promove Fórum Temático dedicado ao Ensino Superior Politécnico

O auditório da ESTeSL acolheu no passado dia 24 de março de 2015 o Fórum “Adaptação do Ensino Superior Politécnico aos desafios conjunturais e os imperativos do ambiente institucional”.

Hora do Planeta – ESTeSL voltou a associar-se

Hora do Planeta – ESTeSL voltou a associar-se

A ESTeSL, reconhecida com o Galardão Eco-Escolas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, associou-se mais uma vez à iniciativa Hora do Planeta, promovida anualmente pela WWF (World Wide Fund For Nature – Fundo Mundial para a Natureza).

A ESTeSL esteve presente na Futurália 2015

A ESTeSL esteve presente na Futurália 2015

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) esteve presente na Futurália 2015, que decorreu entre os dias 11 e 14 de março, na Feira Internacional de Lisboa - FIL, no Parque das Nações.

Eventos ESTeSL

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde 2015

12 maio 2015 a 16 maio 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

Curso de Nutrição no Desporto - 7ª Edição

Candidaturas para o Curso de Nutrição no Desporto - 7ª Edição

25 mar 2015 a 15 maio 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

ortoprotesia

I Jornadas de Ortoprotesia da ESTeSL

6 jun 2015

,

Auditório da ESTeSL

Nós por cá...

 Maria do Céu Leitão

A Professora Maria do Céu Leitão, docente da área científica de Análises Clínicas e Saúde Pública da ESTeSL, realizou as suas Provas para Atribuição do Título de Especialista na área de Análises Clínicas e Saúde Pública com o trabalho intitulado “Associação Ags ABH e Doença Oncológica, à procura de respostas", no dia 5 de março de 2015, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovada por unanimidade. 

Prof. José Pedro Matos

O Professor José Pedro Matos, docente da área científica de Ortoprotesia da ESTeSL, realizou as suas Provas para Atribuição do Título de Especialista na área de Ortoprotesia com o trabalho intitulado “Uma abordagem metodológica à eficiência das próteses transtibiais", no dia 27 de fevereiro de 2015, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado por unanimidade.

Prof. Pedro Rebelo

O Professor Pedro Rebelo, docente da área científica de Fisioterapia da ESTeSL, realizou as suas Provas para Atribuição do Título de Especialista na área de Fisioterapia com o trabalho intitulado “Fortalecimento muscular do quadricípite: carga constante vs. carga variável - estudo clínico randomizado", no dia 8 de abril de 2015, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado por unanimidade.
 

Prof. Bruno Carmona

O Professor Bruno Carmona, docente da Área Científica de Química do Departamento das Ciências Naturais e Exatas da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas do Doutoramento em Ciências da Vida, especialização em Genética, Oncologia e Toxicologia Humana subordinadas ao tema "Caraterização do papel dos genes TYMS e MTR no desenvolvimento de Cancro Colo-Retal", no dia 7 de abril de 2015, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido a classificação aprovado com distinção e louvor por unanimidade.
 

diplomas de mérito small
No âmbito da comemoração dos 29 anos do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), no passado dia 23 de março de 2015, nove docentes da ESTeSL receberam o Diploma de Mérito pelo seu destaque no Repositório Científico. Foram assim reconhecidos por todo o trabalho científico que têm vindo a desenvolver, e que dignifica o prestígio da Escola, os docentes:

  • Carina Alexandra Fernandes Ladeira
  • Carla Rita S. Costa Lança
  • Carla Sofia Costa Viegas
  • Elisabete Teresa M. Almeida Carolino
  • Luísa Maria Reis Pedro
  • Maria Beatriz Dias Fernandes
  • Maria Teresa B. Caetano Tomás
  • Rui Miguel Duque de Brito
  • Susana Patrícia Costa Viegas


A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pelos seus docentes e felicita-os pela conclusão das suas provas de especialista e doutoramento e ainda pelos Diplomas de Mérito.

 

Investigação na ESTeSL

 

ESTeSL na sociedade

Representação Institucional

O Presidente da ESTeSL, Professor João Lobato, esteve presente, em representação oficial, nos seguintes eventos:

  • 20º Congresso Português de Cardiopneumologia, organizado pela Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC), nos dias 20, 21 e 22 de março de 2015, no Hotel Axis Vermar Conference & Beach Resort, na Póvoa de Varzim.
  • I Reunião da Comissão Temática de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia dos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no dia 25 de Março de 2015, na sede da CPLP, em Lisboa. 
  • Comemorações do Dia Mundial da Saúde, promovidas pela Direção Geral da Saúde, no dia 7 de abril, no Auditório do Infarmed, em Lisboa.

O Vice-Presidente da ESTeSL, Prof. Coordenador Paulo Guerreiro, participou, em representação oficial, nas comemorações do 97º Aniversário do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos, no dia 19 de fevereiro de 2015.

 

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

  • 22 de abril de 2015 - Seminário Open Innovation and Intellectual Property Management in Health/Life Science, promovido pela Health-2-Market, a realizar na Universidade de Gotemburgo, Suécia.
  • 23 de abril de 2015 - Conferência Internacional “A Literacia em Saúde em Portugal”, no Auditório 2, da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
  • 6 de maio de 2015 - Seminário "Violência Doméstica: da prevenção à proteção", promovido pela 2ª Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, no Auditório da ESTeSL, em Lisboa.
  • 9 de maio a 20 de junho de 2015 - Seminários “Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação nos Hospitais”, promovidos pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-UNL), em parceria com a APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, a APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Health Cluster Portugal, em Lisboa.
  • 11 de maio de 2015 - Seminário Intellectual Property Management & Open Innovation in Health/Life Science, promovido pela Health-2-Market, a realizar no Hilton Newcastle Gateshead Hotel, Newcastle, Reino Unido.
  • 11 a 15 de maio de 2015 - Training Academy "New Venture Creation and Marketing in Health/ Life Sciences", promovido pela Health-2-Market, a realizar na IE Business School / IE University, Madrid, Espanha.
  • 6 de junho de 2015 - "III edição de Casos Clínicos de Cardiopneumologia", promovido pela APTEC-Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas, em Lisboa. Esta associação organiza mais uma edição dedicada à apresentação de casos clínicos nas diversas áreas da Cardiopneumologia, com o objetivo de promover conhecimento, atualização científica e contacto, apresentando e discutindo situações desafiantes com as quais os profissionais da área lidam diariamente. O programa destes eventos será constituído pelos resumos enviados por Cardiopneumologistas e Estudantes e poderão ser submetidos por correio eletrónico para sul@aptec.pt com data limite para envio a 10 de maio de 2015 às 23:59h.
  • 12, 13 e 14 de junho de 2015 - "9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas", promovido pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, a realizar no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.

 

Formação

 

Investigação

  • Redes Temáticas e incubadora de empresas - A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), em colaboração com o Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), abriu no passado dia 20 de Fevereiro a convocatória 2015 para a apresentação das Redes Temáticas e incubadora de empresas. O Programa CYTED tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento harmonioso da Região Ibero-americana através do estabelecimento de mecanismos de cooperação entre grupos de investigação das Universidades, Centros de I+D e Empresas inovadoras dos países ibero-americanos, que pretendem a consecução de resultados científicos e tecnológicos transferíveis aos sistemas produtivos e às políticas sociais. É um instrumento comum dos Sistemas de Ciência e Tecnologia nacionais da Região Ibero-americana, gerando uma plataforma que promove e dá apoio à cooperação multilateral.
  • Mini-fóruns CYTED 2015 - A FCT, em colaboração com o Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED), abriu convocatória para os Mini-fóruns CYTED no passado dia 20 de Fevereiro. Os Mini-fóruns CYTED são reuniões entre empresários e investigadores ibero-americanos que têm como objetivo promover a consecução de projetos de inovação, transferência e cooperação tecnológica à volta de um setor tecnológico específico.
  • Instruct Centre Training Courses - A FCT tem a decorrer até dia 30 de abril de 2015 as candidaturas. As datas de realização dos cursos serão de 1 de setembro de 2015 a 31 de Dezembro de 2016.
  • Concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento – 2015 – A FCT abriu concurso de bolsas individuais que visa apoiar os melhores investigadores que pretendam desenvolver projetos de I&D para obtenção do grau de Doutoramento ou que pretendam prosseguir investigação pós-doutoral de ponta, em unidades de investigação nacionais ou estrangeiras, em qualquer área do conhecimento. Candidaturas até as 17 horas (hora de Lisboa) do dia 11 de maio de 2015.
  • Prémio eXcellence in Ophthalmology Vision (XOVA) – A distinção da Novartis Pharmaceuticals e da Alcon premeia anualmente com 50 mil euros projetos inovadores, sem fins lucrativos, capazes de marcar a diferença e melhorar a saúde da visão de pessoas carenciadas em todo o mundo. Podem concorrer todos os especialistas em saúde da visão, incluindo pessoas em formação e enfermeiros especialistas com o apoio das suas instituições responsáveis. Candidaturas até dia 30 de abril de 2015.
  • Bolsa para Jovens Investigadores em Dor - A Fundação Grünenthal abriu as candidaturas à Bolsa para Jovens Investigadores em Dor 2015. Trata-se de um financiamento de 10 mil euros que pretende promover e incentivar jovens até aos 35 anos a realizar estudos clínicos relacionados com a temática da dor. Candidaturas até 30 de abril de cada ano.
  • ELA - Programa de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica - A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lança este programa de investigação que tem como objetivo a promoção e dinamização da investigação científica fundamental ou clínica, por forma a incentivar contribuições significativas no âmbito da ELA, possibilitando novas estratégias na prevenção, tratamento e restabelecimento das funções neurológicas. Candidaturas abertas até 30 de abril de 2015.


Parceiros

 Newsletter TecnoHospital, nº 102 de 15 de abril de 2015

 

A ESTeSL assinou protocolos com:

  • Centro Social Paroquial São Romão de Carnaxide tem como missão prestar apoio a toda a Comunidade, sobretudo aos mais desfavorecidos, dando uma resposta adequada às carências e necessidades existentes e promovendo sempre a equidade e o desenvolvimento social.
  • Instituto Ocular Concórdia dedica-se aos cuidados primários da saúde ocular e ao comércio de produtos ópticos e tem como valores: “Atuamos no nosso dia-a-dia, fiéis aos princípios da ética, da integridade profissional e da responsabilidade social. Procuramos continuamente inovar ao nível dos produtos e dos serviços para garantir a qualidade da saúde ocular dos nossos pacientes”.
  • Opticlinic – Centro de Cuidados Visuais e Óptica é uma Empresa especializada na prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados visuais e óptica, que tem como principal objectivo fornecer aos seus clientes a melhor visão e conforto.
  • Zona Óptica - Comércio de Artigos de Óptica, Lda. foi fundada em 1987, dedica-se aos cuidados primários da saúde ocular e ao comércio de produtos ópticos e tem como valores: “Atuamos no nosso dia-a-dia, fiéis aos princípios da ética, da integridade profissional e da responsabilidade social. Procuramos continuamente inovar ao nível dos produtos e dos serviços para garantir a qualidade da saúde ocular dos nossos pacientes”.
  • AIBILI - É uma organização privada sem fins lucrativos, constituída para apoiar a transferência da ciência básica para a prática clínica e para o mercado da saúde, apoiando o desenvolvimento de novos produtos a empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de imagem médica.
  • Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche – Tem como fins e objectivos: Manter um Corpo de Bombeiros, Voluntário ou Misto, para proteção de pessoas e bens; A atividade do seu Corpo de Bombeiros será regida pela legislação em vigor e por regulamento próprio aprovado pelo órgão de tutela do estado; A Associação poderá ainda promover a prestação da assistência médica, enfermagem e meios complementares de diagnóstico, bem como atividades desportivas, culturais, recreativas e sociais, conducentes a uma melhor preparação física, intelectual e moral dos seus associados; As atividades desportivas, culturais, recreativas e sociais, bem como a assistência médica, enfermagem e meios complementares de diagnóstico serão estruturadas e regidas através de regulamentos internos aprovados pela direção da Associação; Em estrita observância do seu fim não lucrativo e sem prejuízo do seu objectivo principal, a Associação pode tomar parte, individualmente ou em associação, parceria ou por qualquer forma societária legalmente prevista, com outras pessoas singulares ou colectivas, no desenvolvimento de outras atividades.
  • Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - Apresenta-se constituído por quatro unidades hospitalares: o Hospital de S. Pedro, o Hospital D. Luiz I, o Hospital Distrital de Chaves e o Hospital de Proximidade de Lamego, tem como missão a prestação de serviços e cuidados de saúde de elevada qualidade e profissionalismo para a satisfação dos utentes, promovendo a realização profissional e pessoal dos nossos colaboradores, valorizando, permanentemente, a importância do seu papel para o sucesso dos objetivos da instituição.
  • SONAE – Tem como missão criar valor económico e social a longo prazo, levando os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas.


Instituto Politécnico de Lisboa

Despacho N.º 12/2015-IPL - Regulamento dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior no Instituto Politécnico de Lisboa

 

Arte e Cultura

 Newsletter Museu Coleção Berardo, abril de 2015