Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #8230 de abril de 2015

Mais uma semana de Tradição Académica!

Mais uma vez as capas, os trajes, enfim e também a comunidade estudantil no geral, celebra o enterro do caloiro.

É o espirito académico a vir ao de cima mas não se deve tratar este espirito académico apenas como se fossem só festas e copos. A utilização da capa e da batina representam humildade e o respeito pelos outros. Estes símbolos académicos devem certamente ser usados com orgulho, sem arrogância, pois estes mesmos símbolos devem simbolizar a igualdade entre estudantes.

Este momento exige um respeito por parte de todos, da comunidade estudantil mas também da comunidade docente e se estes devem respeitar esta tradição os primeiros também devem obrigações para com aqueles que procuram transmitir os conhecimentos no dia-a-dia. Se neste binómio existir compreensão e respeito mútuos certamente que o momento que se está a viver será de alegria e festa mas com ponderação e respeito.

Certa que o momento poderá ser de inesquecível e até mesmo marcante para muitos dos que vão e desejam participar, certa também que existem outros que não se revem no atual momento. Assim sendo exista o decoro necessário para uma vez mais respeitar quem está de corpo e alma nos festejos bem como aqueles a quem nada diz.

Assim deverá a comunidade estudantil entender que festa é festa, de que vai haver espaço para o lazer mas também se deve recordar que existe e sempre estará presente a responsabilidade de manter o objetivo primeiro, o de se manter focada no curso que escolheu e deseja concluir. Na sociedade em que nos encontramos só vinga quem é bom no que faz, motivo pelo qual devemos ser os melhores de entre os melhores.

 

Prof.ª Elisabete Carolino

Vice-Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL
Professora Elisabete Carolino

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde

Porta Aberta para as Ciências e Tecnologias da Saúde 2015

Aconteceu na ESTeSL

Acreditação do Mestrado em Análise e Controlo de Riscos Ambientais para a Saúde - ESTeSL/ISEL

Acreditação do Mestrado em Análise e Controlo de Riscos Ambientais para a Saúde - ESTeSL/ISEL

Foi acreditado pela A3ES, o Mestrado em Análise e Controlo de Riscos Ambientais para a Saúde, uma parceria da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

Candidaturas ao Programa ERASMUS + 2015/2016

Candidaturas ao Programa ERASMUS + 2015/2016

Decorreram até ao dia 20 de abril de 2015 as candidaturas on-line para a mobilidade de Estudantes no âmbito do Programa ERASMUS + 2015/2016

Eventos ESTeSL

4th STT & STA ERASMUS+ International Week 2015

4ª Semana Internacional 2015 STT & STA ERASMUS+ do IPL

27 abr 2015 a 1 maio 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

Mestrado em Fisioterapia

Provas Públicas de Discussão de Trabalhos Finais - Marina de Sousa Costa de Paula Campos

8 maio 2015

,

Sala Nobre da ESTeSL

Curso de Nutrição no Desporto - 7ª Edição

Candidaturas para o Curso de Nutrição no Desporto - 7ª Edição

25 mar 2015 a 15 maio 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

ortoprotesia

I Jornadas de Ortoprotesia da ESTeSL

6 jun 2015

,

Auditório da ESTeSL

ESTeSL na sociedade

Representação Institucional

O Presidente da ESTeSL, Professor João Lobato, esteve presente, em representação oficial, nos seguintes eventos:

  • 3º Congresso Nacional de Medicina Tropical  e 1º Congresso Lusófono de Doenças Transmitidas por Vetores, organizados pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, nos dias 20 e 21 de abril de 2015, em Lisboa.
  • Debate "Promoção da Saúde, um Processo Participado", no dia 28 de abril de 2015, promovido pelo Município de Loures, no Palácio Marqueses de Praia e Monforte - Parque da Cidade, em Loures.

 

Outros Destaques

Newsletter N.º 1 do SSO-IPL

O Serviço de Saúde Ocupacional do IPL iniciou no dia 28 de abril de 2015, dia simbólico para a Prevenção e Segurança no Trabalho, a publicação de uma Newsletter quadrimestral, no sentido de informar e sensibilizar os seus Funcionários Docentes e Não Docentes para a importância da Saúde Ocupacional, em benefício da qualidade de vida de todos os dias.

 

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Formação

 

Investigação

  • Bolsas de doutoramento e cursos avançandos - ano curricular 2015-2016 - Estão a decorrer as candidaturas aos programas doutorais e cursos de formação avançada que se desenvolvem no âmbito do Programa MIT, uma iniciativa da FCT, que resulta de uma colaboração entre Universidades, Centros de Investigação Portugueses, Empresas e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e procura promover o investimento em ciência, tecnologia e educação superior como dinamizador do desenvolvimento económico e social em Portugal.
  • Concurso para atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento – 2015 – A FCT abriu concurso de bolsas individuais que visa apoiar os melhores investigadores que pretendam desenvolver projetos de I&D para obtenção do grau de Doutoramento ou que pretendam prosseguir investigação pós-doutoral de ponta, em unidades de investigação nacionais ou estrangeiras, em qualquer área do conhecimento. Candidaturas até às 17 horas (hora de Lisboa) do dia 11 de maio de 2015.
  • Chamada de Manifestação de Interesse a Bolsas de Investigação nos NIH - Lançada pela FCT, esta é uma oportunidade que os doutorados portugueses com currícuilos de elevado mérito científico têm para realizar projetos de investigação num dos laboratórios do NIH Intramural Research Program. As datas da fase prévia decorrem entre 9 de abril e 31 de maio de 2015, o período da Chamada de Manifestação de Interesse realiza-se entre 1 de junho e 15 de julho de 2015.
  • Convocatória para Expressões de Interesse para Projetos Polares PROPOLAR 2015-2016 - A Comissão de Coordenação do Programa Polar Português (PROPOLAR), que gere a Campanha Polar Portuguesa 2015-16, com o apoio da FCT, convida equipas de centros de investigação nacionais a submeter propostas de projetos de investigação a levar a cabo na Antártida e no Ártico, entre novembro de 2015 e setembro de 2016. O período para submissão de propostas termina a 13 de maio de 2015.
  • Auscultação de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) - A FCT encontra-se a auscultar as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) que tenham colaboração passada, atual ou que pretendam vir a ter com o Japão e/ou Coreia do Sul. O preenchimento do questionário realiza-se até ao dia 22 de maio de 2015.
  • BioCamp em Portugal - A Novartis vai promover uma edição do BioCamp em Portugal para selecionar os dois melhores alunos que irão participar no Biotechnology Leadership Camp em Basileia. O evento realiza-se dia 22 de maio de 2015, na sede da Novartis, em Oeiras e as candidaturas decorrem até dia 8 de maio.

 

Parceiros

Newsletter TecnoHospital, nº 103 de 15 de abril de 2015

Newsletter AEP, abril de 2015

Newsletter Master PT, Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Newsletter A INSÓNIA, Clínica Médica Capitalis

Psicoviana - Clínica de Saúde Humana, abril 2015 

 

A ESTeSL assinou protocolos com:

  • Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial - é uma instituição cuja finalidade principal é promover a formação científica e o exercício profissional da Psicoterapia Existencial, realizar estudos de investigação científica nas áreas da Psicologia, Psicopatologia e Psicoterapia Existencial, realizar colóquios, cursos e seminários informativos e de reflexão, assim como, divulgar e publicar artigos, obras-livro e publicações periódicas.

 

Arte e Cultura

Museu Calouste Gulbenkian, obra em foco de 23 de abril a 14 de junho de 2015

Newsletter Museu Coleção Berardo, abril de 2015

Museu da Farmácia