Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #8629 de julho de 2015

O final de ano letivo!

Sendo esta a última newsletter do ano letivo, dedico este texto à tentativa de esboço de um retrato sobre o ambiente que se vive na ESTeSL num final de ano letivo.

As avaliações finais, os exames finais, as apresentações e discussões finais de trabalhos académicos, o lançamento das classificações finais, as pautas finais, o chegar ao final de um curso, confirma bem que estamos em plena temporada de encerramento de um ciclo letivo!

Após isto, a quase totalidade da comunidade académica, nomeadamente os cerca de 2.000 estudantes encontram-se já, oficialmente, de férias grandes. Deduzo que, fora da Escola, retemperem as suas energias com o sol e que dêem aso à sua jovial alegria nos dias longos do ano. Votos em três palavras: boas férias e divirtam-se! 

Voltando ao ambiente da Escola, nesta reta final de julho com agosto à porta, ultimam-se detalhes do planeamento do próximo ano letivo 2015/2016, antevendo, como sempre, um conjunto significativo de novos desafios, com a primeira versão de horários, com a distribuição do serviço docente delineada, com o novo calendário académico publicitado, com as inscrições em curso para os estudantes em transição de ano, com os novos candidatos a espreitarem a ESTeSL concorrendo à 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, enfim, um ambiente ininterruptamente dinâmico, mesmo no pico do verão.

Entretanto, a rentrée do novo ano para setembro, com a previsão de novas cores, novidades, seminários de integração, receção aos caloiros, uma nova Agenda, candidaturas no âmbito dos regimes especiais, faz pairar no ar o tipo de atividades para os que vão ficando intermitentemente na Escola, nas próximas tórridas semanas.

Sem mais delongas, votos de umas excelentes férias para todos e até dia 14 de setembro de 2015.

 

jl_100

Presidente da ESTeSL
Professor João Lobato

Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde

VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL – IPL) vai organizar o VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, a realizar nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2015, no Auditório ESTeSL/ESEL.

Aconteceu na ESTeSL

9ª Edição do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde da ESTeSL

9ª Edição do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde da ESTeSL

Está a decorrer até ao dia 31 de julho de 2015 a 9ª edição do Verão com as Ciências e Tecnologias da Saúde da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2015/2016

1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2015/2016

Está a decorrer até ao dia 7 de agosto de 2015 a 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2015/2016

AlumniESTeSL - Associação de Antigos Alunos da ESTeSL: tomada de posse

AlumniESTeSL - Associação de Antigos Alunos da ESTeSL: tomada de posse

Decorreu ontem, dia 22 de julho de 2015, na Sala Nobre da ESTeSL, a tomada de posse dos órgãos sociais da Associação alumniESTeSL (Associação de Antigos Alunos da ESTeSL)

2ª fase de Candidaturas - Mestrados e Pós-Graduações

2ª fase de Candidaturas - Mestrados e Pós-Graduações

Está a decorrer a 2ª fase de candidaturas aos Mestrados e Pós-Graduações da ESTeSL

ESTeSL vence Eco-Repórter da Energia 2015

ESTeSL vence Eco-Repórter da Energia 2015

A ESTeSL venceu o Eco-Repórter da Energia, edição de 2015, tendo obtido o primeiro e segundo lugares na categoria de vídeo-reportagem

Concurso de ideias para a conceção gráfica dos logótipos das novas licenciaturas da ESTeSL - votação

Concurso de ideias para a conceção gráfica dos logótipos das novas licenciaturas da ESTeSL - votação

Já se encontram disponíveis para votação as 3 propostas selecionadas pelo júri para cada uma das novas licenciaturas da ESTeSL

Calendário para candidaturas, matrículas e inscrições - ano letivo 2015-2016

Calendário para candidaturas, matrículas e inscrições - ano letivo 2015-2016

Já se encontra disponível a informação sobre as datas para as candidaturas, matrículas e inscrições do ano letivo 2015-2016 da ESTeSL

ESTeSL no Congresso Mundial da International Society for Prosthetics and Orthotics em Lyon

ESTeSL no Congresso Mundial da International Society for Prosthetics and Orthotics em Lyon

Decorreu entre os dias 22 e 25 de junho, em Lyon, o Congresso Mundial da International Society for Prosthetics and Orthotics, no qual participou o Professor José Pedro Matos, Diretor do Curso de Licenciatura em Ortoprotesia da ESTeSL

Eventos ESTeSL

Pós Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia na Saúde da Mulher

28 jul 2015 a 7 set 2015

,

ESTeSL

Mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde

Candidaturas ao Mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde - 2ª fase

21 jul 2015 a 4 set 2015

,

ESTeSL

Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho

Candidaturas ao Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho - 2ª fase

21 jul 2015 a 4 set 2015

,

ESTeSL

Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Candidaturas ao Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde - 2ª fase

21 jul 2015 a 4 set 2015

,

ESTeSL

Pós Graduação em Sociologia e Intervenção Social em Saúde

Candidaturas à Pós-Graduação em Sociologia e Intervenção Social em Saúde - 2ª fase

21 jul 2015 a 10 ago 2015

,

ESTeSL

Pós Graduação de Fisioterapia em Pediatria

Candidaturas à Pós-Graduação de Fisioterapia em Pediatria - 2ª fase

21 jul 2015 a 10 ago 2015

,

ESTeSL

Secretariado Clínico

Curso de Secretariado Clínico

20 jul 2015 a 7 ago 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

concursos especiais

Candidaturas para concursos especiais - Ano letivo 2015/2016

18 jul 2015 a 7 ago 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

Mudança de curso e transferência

Candidaturas para mudança de curso e transferência - Ano letivo 2015/2016

18 jul 2015 a 7 ago 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

Nós por cá...

Prof. José Pedro Matos

O Professor José Pedro Matos, docente e diretor do curso de Ortoprotesia da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas de Discussão do Trabalho Final do Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde, com o trabalho intitulado “Validação transcultural para a língua portuguesa do questionário de avaliação protésica – PEQ-PT", no dia 24 de julho de 2015, na Sala Nobre da ESTeSL.

 

Investigação na ESTeSL

 

ESTeSL na sociedade

Representação Institucional

  • O Presidente da ESTeSL, Professor João Lobato, esteve presente, em representação oficial, na celebração do Dia Calouste Gulbenkian, no dia 20 de julho de 2015, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. 
  • O Professor Luís Mendanha, da área científica de Ortóptica da ESTeSL, participou, em representação oficial, no I Encontro de Ortóptica da ESTSP/IPP, no dia 11 de julho de 2015, no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP/IPP).


Outros Destaques

Newsletter N.º 2 do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL


Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

  • Despacho N.º 27/2015 - Grupo de Trabalho para avaliação das estruturas de apoio (laboratórios) à implementação dos novos Cursos de Licenciatura em Fisiologia Clínica e de Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Formação


Investigação

  • Convocatórias 2015 do Programa Europeu para o Meio Ambiente e a Ação Climática – LIFE - o programa LIFE tem como principais objetivos contribuir para a transição para uma economia eficiente em termos de recursos, hipocarbónica e resistente às alterações climáticas, para a proteção e a melhoria da qualidade do ambiente e para suster e inverter a perda de biodiversidade, incluindo o apoio à rede Natura 2000. Esta convocatória financia projetos de demonstração, pilotos, melhores práticas, assim como projetos integrados na área do meio ambiente, clima, eficiência dos recursos, natureza e biodiversidade e governação ambiental. Prazo de apresentação de candidaturas aberto até setembr/outubro de 2015.
  • Programa Internacional de Trainees AG - Grupo Andrade Gutierrez - este Programa recebe jovens de todas as áreas de formação académica e prepara jovens profissionais para desenvolver uma visão estratégica e sustentável dos negócios. Inscrições até 31 de agosto de 2015.
  • Concurso Investigador FCT 2015  - o Programa Investigador FCT tem como objetivo apoiar o recrutamento, pelos centros de investigação nacionais, de investigadores internacionalmente competitivos e com capacidade comprovada para desenvolver investigação inovadora. Candidaturas até 15 de setembro de 2015.
  • Prémio Príncipe da Beira - instituído pela Universidade do Minho, pelo Município de Guimarães e pela Fundação D. Manuel II, o galardão, no valor de 15 mil euros, visa distinguir um investigador de excelência na área, com menos de 40 anos de idade, pretendendo apoiar o seu plano de pós-graduação a realizar numa instituição de I&D nacional e/ou estrangeira.
  • L’Oréal Portugal Medals of Honor for Women in Science 2015 - As Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência destinam-se à realização de estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, em universidades ou outras instituições portuguesas de reconhecido mérito, no domínio das Ciências da Saúde e das Ciências do Ambiente. Candidaturas até às 17 horas de 15 de setembro de 2015.
  • 3.ª edição do Programa Gilead Génese – destina-se a apoiar projetos nacionais desenvolvidos por Instituições, Organizações ou Associações de Profissionais de Saúde, Organizações que se dediquem à investigação científica e/ou clínica ou Organizações da Sociedade Civil como Associações de doentes. A iniciativa pretende apoiar projetos de carácter científico, essencialmente vocacionados para a geração de dados e a produção de conhecimento, e projetos de carácter comunitário ou social, dirigidos para a produção de utilidade para a comunidade, normalmente de iniciativa comunitária e/ou com envolvimento de membros da comunidade. Candidaturas até 16 de agosto de 2015.
  • Sessão de Informação Horizonte 2020 (Saúde) - Esta sessão organizada pelo GPPQ tem como objetivo divulgar as oportunidades de financiamento para a Saúde no Horizonte 2020. O evento realizar-se-á em Faro a 10 de setembro de 2015. 
  • Seminário sobre os Aspetos Legais & Financeiros - O GPPQ (FCT/ANI) está a organizar, em colaboração com a Comissão Europeia, com a Ordem dos ROC e com a Universidade do Porto, um seminário de sensibilização dos aspetos legais e financeiros do Horizonte 2020. O evento realizar-se-á no auditório do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto a 15 de setembro de 2015. 
  • Horizon 2020 Health Partnering Day – A Health NCP Net 2.0 e Fit for Health 2.0 estão a organizar um evento que permitirá ajudá-lo a encontrar os parceiros certos para as próximas calls em 2016. O evento realizar-se-á em Bruxelas a 17 de setembro de 2015. 
  • Info Day, Horizon 2020 - 'Health, demographic change and wellbeing' – O evento será dedicado à "Saúde, alterações demográficas e Bem-estar (SC1)" desafio no Horizonte 2020 e com foco no próximo Programa de Trabalho para os anos de 2016 e 2017. O evento realizar-se-á em Bruxelas a 18 de setembro de 2015. 
  • Sessão de Informação Horizonte 2020 (Saúde) - Esta sessão organizada pelo GPPQ tem como objetivo divulgar as oportunidades de financiamento para a Saúde no Horizonte 2020. O evento realizar-se-á em Aveiro a 23 de setembro de 2015. 
  • Sessão de Informação Horizonte 2020 (Saúde) - Esta sessão organizada pelo GPPQ tem como objetivo divulgar as oportunidades de financiamento para a Saúde no Horizonte 2020. O evento realizar-se-á na Covilhã a 24 de setembro de 2015.
 

Solidariedade

 

Parceiros

Boletim RETS

CES - Centro de Estudos Sociais

Jornal EXPRESSO do Oriente

 

A ESTeSL assinou protocolos com:
 

  • Centro de Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC) -  unidade de saúde multidisciplinar, que presta cuidados diferenciados a pessoas com distúrbios do sono.
  • Junta de Freguesia do Parque das Nações - prossegue as suas atribuições e o exercício das suas competências respeitando os princípios da descentralização administrativa, da subsidiariedade, da complementaridade, da prossecução do interesse público e da proteção dos direitos e interesses dos cidadãos e a intangibilidade das atribuições do Estado. 
  • Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa - é uma instituição ciente das responsabilidades que lhe cabem na formação de profissionais competentes ao serviço do País, orgulha-se de poder contribuir, através do empenho de toda uma Comunidade Académica que pugna pela defesa e desenvolvimento da pessoa humana e do seu património cultural, para o desenvolvimento da região em que se insere, facultando aos seus alunos uma formação integral, capaz de lhes proporcionar as mais amplas perspetivas de realização pessoal. Assim, a par de um ensino de excelência, a Católica de Viseu promove uma formação alicerçada em princípios e valores éticos, através de um contexto de formação personalizado, focado em cada aluno e na sua situação em concreto.
  • Santa Casa da Misericórdia do Porto - é uma instituição de caridade e assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública, tem como missão melhorar a saúde através de cuidados de qualidade, garantindo acesso atempado e a otimização dos recursos disponíveis na comunidade, assim como participar na investigação e no ensino pós-graduado.
  • Município de Albufeira - no desempenho das suas atribuições, tem em vista o desenvolvimento económico e social do concelho de Albufeira, e que os seus serviços prosseguem os objetivos gerais e orientadores estabelecidos de acordo com o Despacho nº 413/2013, de 8 de janeiro, Diário da República, 2ª Série, nº 5.
  • Grandvision - Portugal Unipessoal, Lda. - é uma multinacional líder no retalho de óptica na Europa, detentora das marcas MultiOpticas, GrandOptical e Solaris. A Grandvision reflete na sua missão um grupo, que procura sempre dar respostas adequadas para a satisfação dos seus clientes, através de serviços de excelência e de soluções inovadoras.
  • Centro Hospitalar de Lisboa Central - tem por missão prestar cuidados de saúde diferenciados, em articulação com as demais unidades prestadoras de cuidados de saúde integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), assegurando a cada doente cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e numa lógica de governação clínica, promove uma eficiente utilização dos recursos disponíveis, abrangendo, ainda, as áreas de investigação, ensino, prevenção e continuidade de cuidados, conforme o primado do doente