Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #8717 de setembro de 2015

Bem-vindos ao ano letivo 2015/16,

Recomeçamos em setembro, mês de início de ano académico, de RENOVAÇÃO!

É o começo de um novo ciclo, com o romper de velhos padrões e o renovar de intenções. 

Este ano acolhemos o início dos NOVOS CURSOS de licenciatura, a AVALIAÇÃO e reestruturação dos cursos em funcionamento, o lançamento de novos mestrados e de outras tantas pós-graduações, continuando assim, na senda da REFORMA da oferta formativa da ESTeSL.

Para assumir estes e outros reptos torna-se imperativo conhecer o passado, a HISTÓRIA, perceber de onde viemos e o que aprendemos, aprofundar IDENTIDADES.

Neste ano letivo, a ESTeSL, vai engalanar-se para as COMEMORAÇÕES dos seus 35 ANOS e das 3 décadas de percurso do seu movimento associativo estudantil (primeira Associação de Estudantes - AE em 1985/1986; refundação da AE em 1990; publicação dos Estatutos da AEESTeSL em 1996).

Neste caminho de desenvolvimento e crescimento da ESTeSL, contamos, a partir deste ano, com mais um parceiro dedicado e de grande valor para a nossa comunidade: a AlumniESTeSL - Associação de ANTIGOS ALUNOS, que surge com o objetivo de estreitar as relações entre os mais de dez mil diplomados.

Contudo, outros desígnios devem continuar a assinalar a agenda das nossas rotinas para mais um ano académico:

  • prosseguir e fortalecer a promoção da CULTURA científica e de investigação;
  • intensificar a prestação de serviços à COMUNIDADE integrada com as estratégias de investigação e de ensino, promovendo o espírito CIENTÍFICO, a intervenção cívica e a CIDADANIA;
  • reforçar o investimento na cooperação INTERNACIONAL;
  • zelar pelo PATRIMÓNIO histórico e identitário da Escola.

Desejo a todos excelentes momentos de novas oportunidades, de crescimento e de novos conhecimentos, valorizando a CIÊNCIA e a VIDA!

 

jl_100                                                                             

Presidente da ESTeSL
Professor João Lobato

Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo

Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016

Terá lugar hoje, dia 17 de setembro de 2015, pelas 14h30, no Auditório da ESTeSL, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016. Contamos consigo!

                                           

Aconteceu na ESTeSL

Horários do 1º Semestre do ano letivo 2015/2016

 Horários do 1º Semestre do ano letivo 2015/2016

Consulte os horários do 1º semestre do ano letivo 2015/2016, das licenciaturas da ESTeSL

Concurso Nacional de Acesso à ESTeSL (resultados da 1.ª fase)

Concurso Nacional de Acesso à ESTeSL (resultados da 1.ª fase)

Foram divulgados no passado fim de semana os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior para o ano letivo de 2015/2016. Conheça os números da ESTeSL

Ciclo de seminários ministrado pelo Prof. Catedrático Stefano ALCARO

Ciclo de seminários ministrado pelo Prof. Catedrático Stefano ALCARO

No âmbito do programa de mobilidade ERASMUS em Farmácia, decorreu na ESTeSL, no passado dia 3 de setembro de 2015, um ciclo de seminários ministrado pelo Prof. Catedrático Stefano ALCARO, da Università "Magna Graecia" di Catanzaro (Itália)

OPTIMAX 2015 - Groningen, Holanda

OPTIMAX 2015 - Groningen, Holanda

Decorreu entre os dias 9 e 29 de agosto de 2015, a 3ª edição da radiography research summer school  - OPTIMAX 2015, na Hanze University of Applied Sciences de Groningen, na Holanda.

Acreditação da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSL

Acreditação da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSL

A A3ES acreditou a 28 de julho de 2015, e por um período de seis anos, a Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Elementos do GIAS da ESTeSL em artigo do Journal of the Marine Biological Association of the UK

Elementos do GIAS da ESTeSL em artigo do Journal of the Marine Biological Association of the UK

A Prof.ª Doutora Carla Viegas e a Doutora Raquel Sabino, elementos do Grupo de Investigação em Ambiente e Saúde da ESTeSL, foram co-autoras de um artigo publicado no Journal of the Marine Biological Association of the UK

Eventos ESTeSL

Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo

Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2015/2016

17 set 2015

,

Auditório da ESTeSL

Pós Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia no Envelhecimento

16 set 2015 a 12 out 2015

,

ESTeSL

Unidades Curriculares Isoladas

Candidaturas a Unidades Curriculares Isoladas 2015/2016

15 set 2015 a 18 set 2015

,

ESTeSL

ERASMUS+

Programa ERASMUS+ 2015/2016 - Candidatura à mobilidade recém-graduados

12 ago 2015 a 16 out 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde

VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde

12 nov 2015 a 14 nov 2015

,

Auditório da ESTeSL

À conversa com...

daniel oliveira

Esta semana estivemos à conversa com o Presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (AE ESTeSL) para o mandato 2015/2016, estudante Daniel Oliveira.


Nós por cá

Fatima Monsanto

A docente Fátima Monsanto, Coordenadora da Área Científica de Radioterapia da ESTeSL, realizou as suas provas para atribuição do título de especialista na área de Radioterapia, com o trabalho "Contributo para o estudo da Influência da Radioterapia na Qualidade de Vida da Mulher com Cancro de Mama", no dia 4 de setembro de 2015, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado por unanimidade.


A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pela sua docente e felicita-a pela conclusão das suas provas de especialista.

 

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

 

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos


Formação

 

Investigação

  • Life 2015 Call - Environment and Climate Action - The Commission invites legal persons (entities) registered in the European Union (EU) to present proposals for the 2015 Call for proposals for LIFE Action Grants. The call covers proposals for both LIFE sub-programmes. For the sub-programmes: Environment and Climate action, this call will cover action grants for "Traditional" projects, Preparatory projects, Integrated projects, Technical Assistance projects and Capacity Building projects.
  • Prémio Príncipe da Beira Ciências Biomédicas - instituído pela Universidade do Minho, pelo Município de Guimarães e pela Fundação D. Manuel II tem como objetivo primordial premiar anualmente a excelência científica e contribuir para abrir novos caminhos na investigação aplicada e ética no domínio das ciências biomédicas. Pretende também colaborar para o desenvolvimento de terapias avançadas e impulsionar o desenvolvimento de uma nova geração de investigadores com formação focada naquela área científica. Candidaturas até dia 30 de setembro de 2015.
  • Procura de parceiros IMI - IMI2 Partnering Platform - Tendo em conta a proximidade da abertura de novas calls no âmbito da Iniciativa dos Medicamentos Inovadores 2 (IMI2), e sabendo que o tema “partner search” é sempre crítico, informo que têm à disposição a IMI2 Partnering Platform, implementada pelo Ponto de Contacto Nacional Alemão para as Ciências da Vida com o apoio do Ministério da Educação e Investigação Alemão. De notar que contam ainda, com a ferramenta de pesquisa de parceiros do website oficial da IMI.
  • Horizonte 2020 – 3º Pilar - Desafios Societais

               Call: H2020-JTI-IMI2-2015-05-two-stage

                Data de submissão de candidaturas: 13-10-2015 - 17 h, Brussels local time

                Orçamento: 94.954.000 €

                Tópicos:

                IMI2-2015-05-01 - Patient perspective elicitation on benefits and risks of medicinal products, from development through the entire life cycle, to inform the decision-making process by regulators and Health Technology Assessment bodies. 

                IMI2-2015-05-02 - Diabetic Kidney Disease Biomarkers (DKD-BM). 

                IMI2-2015-05-03 - Inflammation and AD: modulating microglia function – focussing on TREM2 and CD33. 

                IMI2-2015-05-04 - Understanding the role of amyloid imaging biomarkers in the current and future diagnosis and management of patients across the spectrum of cognitive impairment (from predementia to dementia). 

                IMI2-2015-05-05 - Evolving models of patient engagement and access for earlier identification of Alzheimer’s disease: Phased expansion study 

                IMI2-2015-05-06 - From ApoE biology to validated Alzheimer’s disease targets.
 

               H2020-European-i-capital-2015-1

               Data de submissão de candidaturas: 18-11-2015 - 17 h, Brussels local time

                Orçamento: 1.100.000 €

                Tópicos:

                Capital-01-2015: INNOVATION CAPITAL 2015 PRIZE

  • Sessão de Informação Horizonte 2020 (Saúde) - Esta sessão organizada pelo GPPQ tem como objetivo divulgar as oportunidades de financiamento para a Saúde no Horizonte 2020. O evento realizar-se-á em Aveiro a 23 de setembro de 2015.
  • Sessão de Informação Horizonte 2020 (Saúde) - Esta sessão organizada pelo GPPQ tem como objetivo divulgar as oportunidades de financiamento para a Saúde no Horizonte 2020. O evento realizar-se-á na Covilhã a 24 de setembro de 2015.
  • COST (European Cooperation in the field of Scientific and Technical Research) - é considerado o mais antigo programa europeu de coordenação de atividades de investigação. A colaboração científica e tecnológica entre países europeus é fundamental para a investigação de excelência e para a inovação. A apresentação de propostas para novas ações decorre de um concurso aberto em permanência “open call”, sendo as candidaturas objeto de avaliação em datas definidas pelo secretariado da COST, em março e setembro de cada ano. Características gerais: uma ação tem a duração de 4 anos; cada ação requer a aceitação do Memorando de Entendimento por parte de pelo menos 5 estados membros da COST.
  • Financiamento de Projetos de Investigação Científica da SPG - a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) promove anualmente investigação científica na área da gastrenterologia em Portugal. Para concretização deste objetivo são propostas várias medidas, entre as quais a dinamização de projetos de investigação. Candidaturas a decorrer até  31 de dezembro de cada ano.
  • Prémio Servier na Insuficiência Cardíaca - instituído pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), este prémio destina-se a galardoar os dois melhores trabalhos de investigação clínica e de investigação básica no domínio da insuficiência cardíaca. Candidaturas até 31 de dezembro de cada ano.
  • Prémio Sanofi de Cardiologia – instituído pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), este prémio destina-se a galardoar os trabalhos de investigação na área clínica no domínio da Cardiologia. Candidaturas até 31 de dezembro de cada ano.
  • Prémio Delta de Hipertensão Arterial - instituído pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), este prémio destina-se a galardoar trabalhos de investigação no domínio da hipertensão arterial. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de cada ano.
  • Prémio Delta na Cardiopatia Isquémica – instituído pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), este prémio tem como objetivo galardoar trabalhos de investigação no domínio da Cardiopatia isquémica. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de cada ano.
  • Prémio Roche – instituído pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN), este prémio tem como objetivo incentivar o interesse dos nefrologistas portugueses pela investigação no âmbito da sua especialidade. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de cada ano.
  • Bolsas de Investigação e de Doutoramento - a Fundação Oriente concede bolsas de estudo para a realização de teses de doutoramento e de trabalhos de investigação em temas que relacionem o extremo Oriente e Portugal nas áreas das ciências sociais e humanas dando-se prioridade a temáticas relacionadas com as coleções do museu do Oriente. Candidaturas abertas em permanência.
  • Bolsas Papers – a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento promove as bolsas papers que se destinam à apresentação de comunicações em conferências nos EUA. Este programa tem como objetivo a internacionalização do conhecimento científico produzido em Portugal. A bolsa terá um valor máximo de 1.200 euros. As candidaturas estão abertas em permanência.
  • Bolsas US@PT - a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento promove as bolsas US@PT que se destinam no apoio à participação de oradores dos EUA em conferências e seminários em Portugal. No caso do pedido ser considerado, o apoio da fundação limita-se a subsidiar total ou parcialmente a viagem e/ou despesas com estadia em Portugal, até um montante máximo de 1.200 Euros por orador e até um montante total de 2.500 Euros. As candidaturas estão abertas em permanência.
  • Fulbright Intercountry Lecturing Program - a Fulbright oferece bolsa a universidades portuguesas que receberem professores americanos que estejam na Europa com uma bolsa Fulbright para lecionarem durante períodos de curta duração. São admitidas todas as áreas de estudo. O concurso encontra-se aberto todo o ano.
  • Humboldt Research Fellowship for Experienced Researchers - a Fundação Alexander von Humboldt instituiu este programa destinado a investigadores estrangeiros (preferencialmente professores associados ou líderes de grupos de investigação) que tenham concluído o seu doutoramento há menos de 12 anos, e que tenham um histórico de vários anos de trabalho académico independente. A bolsa permite a execução de projetos de I&DT com duração entre 6 e 18 meses, em instituições alemãs. A bolsa é no valor de 3.150 euros por mês. As candidaturas estão abertas em permanência.
  • The Prometeo Project is an initiative of the Ecuadorian government that seeks to strengthen research, academy, and knowledge transference in specialized topics through the incorporation of foreign and Ecuadorian experts  (who live abroad) to different host institutions. It is aimed at universities, polytechnic schools, public research institutes, and other public or co-financed institutions that require assistance in the development of research projects in areas of priority such as: life sciences, natural resources, innovation, production, social sciences, education, art, and culture. Submissions can be done during all year.
  • Bolsa de Estudo Actelion - instituída pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), esta bolsa de estudo destina-se a subsidiar um projeto de investigação no âmbito da hipertensão pulmonar em cardiopatias congénitas. Candidaturas a decorrer até 31 de dezembro de cada biénio.

 

Iniciativa

 

Solidariedade

  • Corrida e Marcha Solidária, promovida pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, dia 11 de outubro de 2015.
  • Campanha “Está nas suas mãos – Agir”, promovida pela EULAR (Liga Europeia Contra as Doenças Reumáticas), no âmbito do Dia Mundial das Doenças Reumáticas, a 12 de outubro de 2015.


Parceiros

Newsletter do Instituto Ricardo Jorge, 28 de agosto de 2015

Newsletter TecnoHospital, 1 de setembro de 2015

Newsletter TecnoHospital, 15 de setembro de 2015

Newsletter TESES +, setembro 2015

Newsletter Psicoviana, 14 de setembro de 2015

 

A ESTeSL assinou protocolos com:
 

  • Centro Hospitalar de Lisboa Central - tem por missão prestar cuidados de saúde diferenciados, em articulação com as demais unidades prestadoras de cuidados de saúde integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), assegurando a cada doente cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e numa lógica de governação clínica, promove uma eficiente utilização dos recursos disponíveis, abrangendo, ainda, as áreas de investigação, ensino, prevenção e continuidade de cuidados, conforme o primado do doente.
  • Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa (UCL) - no Rio de Janeiro tem como missão formar profissionais nas diferentes áreas do conhecimento, habilitando-os a intervir nos diversos segmentos sociais, tendo como referência o pensamento crítico-reflexivo, a postura ética e o compromisso com a transformação da sociedade.