Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #8915 de outubro de 2015

Presente Futuro Passado

Como diz o escritor Mário Cláudio, quando se corre para o futuro perde-se o futuro e quando se quer agarrar o passado perde-se o presente, devemos por isso viver o presente.  O presente é o agora, é este momento que estamos a viver e do qual, por força da correria dos dias nem sempre disfrutamos.

Mas o Passado trouxe-nos até este Presente por isso devemos refletir sobre ele e compreendê-lo, retirando certamente ensinamentos que, de alguma forma, nos possam ajudar a melhor percorrer o caminho que se abre à nossa frente. Mas não devemos viver agarrados a esse Passado, devemos sim guardar dele o que teve de positivo e relativizar, ou aprender, com o que teve de menos positivo.

O Futuro deve ser planeado mas sempre com flexibilidade suficiente para fazer frente a qualquer alteração no caminho traçado.

O Presente, num sentido mais ou menos lato, é vivido a olhar para o passado e para o futuro, nesse presente incluem-se as Jornadas Pedagógicas 2016 a realizar em Fevereiro próximo.

As Jornadas Pedagógicas 2016 incluem temas como as Metodologias de Avaliação, a Ética e Plágio, a Qualidade do Ensino e, olhando para o futuro não esquecendo o presente, as Tecnologias de Informação e Comunicação.

O Conselho Pedagógico convida a marcarem na agenda o dia 26 de Fevereiro e a consultarem http://www.estesl.ipl.pt/agenda/jornadas-pedagogicas-2016, para mais informações.

 

A INSTABILIDADE DAS COUSAS DO MUNDO

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se formosa a Luz é, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.

GREGÓRIO DE MATOS – séc XVII

analameida100

Presidente do Conselho Pedagógico da ESTeSL
Professora Ana Almeida

Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde

VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL – IPL) vai organizar o VII Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, a realizar nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2015, no Auditório ESTeSL/ESEL.

Aconteceu na ESTeSL

Sessão de Abertura da 5ª edição do Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Sessão de Abertura da 5ª edição do Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Decorreu no passado dia 9 de outubro de 2015 na ESTeSL, a Sessão de Abertura da 5ª Edição do Mestrado em Gestão e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Dia Mundial da Visão 2015 na ESTeSL

Dia Mundial da Visão 2015 na ESTeSL

Decorreu no passado dia 8 de outubro de 2015, no Auditório ESTeSL/ESEL, a II Conferência subordinada ao tema Deficiência Visual e Reabilitação - Cidadania e Inclusão, no âmbito do Dia Mundial da Visão

Unidades curriculares isoladas do 1º semestre (2ª fase) - ano letivo 2015/2016

Unidades curriculares isoladas do 1º semestre (2ª fase) - ano letivo 2015/2016

Já se encontra disponível a lista provisória de admissão a unidades curriculares isoladas do 1º semestre (2ª fase) - ano letivo 2015/2016

Bolsa de Doutoramento ESTeSL-IPL/CGD 2015

Bolsa de Doutoramento ESTeSL-IPL/CGD 2015

As candidaturas para a atribuição da bolsa de doutoramento ESTeSL-IPL / CGD 2015 decorrem entre os dias 12 e 25 de outubro de 2015

Concurso Nacional de Ciência - Eureka: prolongamento do prazo de inscrições

Concurso Nacional de Ciência - Eureka: prolongamento do prazo de inscrições

Eureka! Concurso Nacional de Ciência, destinado a estudantes do ensino superior público em Portugal (1º, 2º e 3º ciclos), com nova data para inscrições

Serviço de Análises Clínicas disponível à Comunidade Académica do IPL

Serviço de Análises Clínicas disponível à Comunidade Académica do IPL

Já se encontra disponível para toda a comunidade académica, a prestação de serviços de Análises Clínicas, pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), em colaboração com a LabCo, nas instalações afetas ao SSO-IPL, na ESTeSL

Eventos ESTeSL

35 anos

Comemorações dos 35 Anos da ESTeSL

23 set 2015 a 27 set 2016

,

ESTeSL

Suporte básico de vida

Formação Interpares em Suporte Básico de Vida - 4ª Edição

1 out 2015 a 30 out 2015

,

ESTeSL, Parque das Nações

Mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde

Candidaturas ao Mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde - 3ª fase

8 out 2015 a 16 out 2015

,

ESTeSL

CRS 2016

1ª Conferência em Radiações e Saúde – Dosimetria Individual

19 fev 2016 a 20 fev 2016

,

Auditório da ESTeSL

Conselho Pedagógico

Jornadas Pedagógicas 2016

26 fev 2016

,

Anfiteatro da ESTeSL

Outros destaques

Curso de Curta Duração em Ressonância Magnética Cardiovascular


ESTeSL na sociedade

Representação Institucional

O Presidente da ESTeSL, Professor João Lobato, esteve presente, em representação oficial, na apresentação do relatório do estudo sobre “Saúde e Governance em Portugal, contributo do XIX Governo Constitucional para o fortalecimento de práticas de Boa Governação na Administração da Saúde (2011-2015)”, no dia 9 de outubro de 2015, no Auditório Óscar Soares Barata, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Lisboa

 

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço

  • Circular Informativa N.º 35/2015 - Júri para atribuição da Bolsa de Doutoramento da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) – Caixa Geral de Depósitos (CGD)
  • Circular Informativa N.º 36/2015 - Comissão Eleitoral para Diretores de Curso das Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, Fisiologia Clínica, Imagem Médica e Radioterapia e Representantes dos Estudantes nos Conselho de Curso de 1º. Ciclo
     
  • Despacho N.º 31/2015 - Alteração ao Calendário para candidaturas, matrículas e inscrições do ano letivo 2015-2016 - Cursos de 1º. Ciclo (Licenciatura)
  • Despacho N.º 32/2015 - Emissão de diplomas na ESTeSL
  • Despacho N.º 33/2015 - Utilização da impressora colocada na sala de informática dos estudantes
  

Agenda das Ciências e Tecnologias da Saúde

Eventos

 

Formação

 

Investigação

  • Bolsas Fulbright – a Comissão Fulbright  anunciou a abertura de concursos para a atribuição de bolsas a professores e investigadores portugueses que pretendam lecionar e/ou realizar trabalhos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA no ano letivo de 2016/2017. Os concursos abertos destinam-se a atribuir as seguintes bolsas: Bolsa Fulbright para Professores e Investigadores Doutorados e Bolsa Fulbright / Instituto Camões para Professores e Investigadores Doutorados. Candidaturas de 1 a 31 de outubro de 2015.
  • A FCT divulga o "roadshow" EURAXESS, com passagem em vários países europeus, e também em Portugal. Com o objetivo de divulgar a plataforma EURAXESS a estudantes de doutoramento e investigadores em início de carreira, o "roadshow" engloba um autocarro que viaja por 19 cidades europeias. Em cada cidade, os investigadors têm oportunidade de conhecer os serviços prestados pela iniciativa EURAXESS, assim como as oportunidades de financiamento dentro de programa europeus para a ciência e a investigação. Estará em Portugal entre 19 e 30 outubro de 2015.
  • Prémio Fundação AFID Diferença 2015 - Fotografia - Estão abertas as candidaturas para o Prémio Fundação AFID 2015 - Fotografia, lançado pela Fundação AFID Diferença, instituição de solidariedade social sediada na Amadora que apoia pessoas com deficiência, idosos e crianças. Esta será a 1ª edição daquele que pretende ser um Prémio atribuído a diversas áreas artísticas.
  • Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) lança anualmente vários prémios e bolsas para estimular a investigação e incentivar a formação científica, maioritariamente com o apoio da indústria farmacêutica. A concurso estão os prémios Thome Villar/Boehringer Ingelheim; Robalo Cordeiro SPP/Novartis; SPP/Pfizer Vaccines; SPP/Medinfar; e as bolsas de investigação SPP/Menarini e Jovens Especialistas de Pneumologia SPP/AstraZeneca.

 

Solidariedade

  

Parceiros

Newsletter Instituto CRIAP, Nº 153

Newsletter TecnoHospital, Nº 113, de 15 de outubro de 2015

 

A ESTeSL assinou protocolos com:

  • Laboratório Edol – Produtos Farmacêuticos, S.A. - tem como missão a prática contínua de integração de técnicos na vida ativa, promovendo estágios profissionais, preferencialmente em colaboração com as instituições de ensino.
  • Hemicare - Comércio e Representações de Material e Equipamentos Médicos Lda. - é uma empresa nacional, vocacionada para a comercialização de produtos e equipamentos médicos nas áreas de Oftalmologia, Gastrenterologia, Pneumologia, Ortopedia, Medicina no Trabalho, Redução de Riscos, Anatomia Patológica e Diagnóstica que alargou a sua especialização também à área da Estética.
  • SANICOR Servicios Avanzados, A.I.E. - é uma das maiores empresas em Ortoprotesia de Espanha, tem como principais valores, a procura de novas tecnologias para a fabricação, pesquisa e desenvolvimento, compromisso com a tecnologia de alta performance como o design 3D e CAD/ CAM fabricação desenvolvida no Centro de Inovação com mais de 1.000 m2 de oficina e as últimas tecnologias aplicadas ao setor. Eficiência, qualidade, flexibilidade e solução abrangente para lidar com o paciente, graças à combinação de Know-how e os recursos humanos de uma rede com mais de 195 profissionais que trabalham com o máximo rigor técnico e científico.
  • Instituto Superior de Ciências da Saúde - é uma unidade orgânica de ensino, investigação e extensão da Universidade de S. Tomé e Príncipe, e tem por missão desenvolver projetos de ensino, de investigação e de interação com a sociedade nas áreas de conhecimento das Ciências da Saúde e domínios afins a nível nacional e internacional, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade santomense através do ensino, da aprendizagem e da investigação nas áreas mencionadas, utilizando os mais elevados padrões de qualidade.