Instituto Politécnico de Lisboa

Newsletter ESTeSL #9315 de setembro de 2016

Bem-vindas (os) a mais um ano académico da ESTeSL e à reedição da nossa Newsletter!

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) assume-se no panorama nacional e internacional como uma Escola pioneira na formação de profissionais de saúde de nível superior, sendo uma referência nas ciências e tecnologias da saúde.

Apesar dos constrangimentos económico-financeiros nos últimos 4 anos, a ESTeSL manteve-se na linha da frente da inovação e do desenvolvimento, apostando na reforma e consolidação da sua oferta formativa; na constante promoção da cultura científica, nomeadamente através da robustez e da criação de estruturas de investigação; na ligação à sociedade com projetos de prestação de serviços a partir dos seus laboratórios, enlaçados com o processo de ensino e investigação.

Muitos são os predicados que a ESTeSL ostenta no seu estandarte de 36 anos e que mobilizam a sua comunidade, como a promoção da excelência, particularmente do conhecimento científico e clínico, e a promoção de um ambiente de ensino humanizado, colocando o estudante como ator central no processo de ensino-aprendizagem.

Com estes e muitos outros atributos, a ESTeSL emerge todos os dias como uma Escola dinâmica, em ebulição e permanente criação, e que fará, com certeza, com que o ano 2016/2017 seja mais um ano de novos reptos e novas fronteiras para todos os membros da sua comunidade académica: estudantes, docentes, pessoal não docente e orientadores de estágio.

No início do ano letivo a Escola abraçará um novo ciclo eleitoral, para novos mandatos dos órgãos e estruturas funcionais da Escola, invocando os seus princípios estatutários de transparência, de democraticidade, de participação e de ética. Este será mais um excelente momento de investimento para uma melhor cidadania.

Deste processo surgirão novos rostos nos órgãos da Escola, com novas ideias, e a alternância democrática e de opiniões acontecerá a protagonizar a mudança como uma pedra de toque para a qualidade da vida desta instituição.

Reforçada nesta renovação, a ESTeSL continuará na prossecução dos seus objetivos estatutários nos domínios da ciência, em particular no âmbito das Ciências da Saúde, continuando a contribuir para a formação “com elevado nível nos aspetos científicos, tecnológicos, humanos e socioculturais” e para o “desenvolvimento do País e da região em que se insere, assim como para a cooperação internacional, a compreensão e a ajuda entre os povos.”

Bom ano académico para todos!

jl_100

Presidente da ESTeSL
Professor João Lobato

 

Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo

Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2016/2017

Terá lugar no próximo dia 22 de setembro de 2016, pelas 15h00, no Auditório da ESTeSL, a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2016/2017.

Aconteceu na ESTeSL

Reabertura da Unidade Alimentar da ESTeSL/ESEL

Reabertura da Unidade Alimentar da ESTeSL/ESEL

Informa-se a comunidade académica que a unidade alimentar da ESTeSL/ESEL já se encontra em funcionamento e que as senhas para almoço podem ser adquiridas na Cafetaria da ESTeSL (Piso 0) e no Refeitório (Espaços Comuns).

Horários do 1º Semestre do ano letivo 2016/2017

 Horários do 1º Semestre do ano letivo 2016/2017

Consulte a versão mais recente dos horários do 1º semestre do Ano Letivo 2016/2017 dos cursos de licenciatura da ESTeSL.

Grupo de Investigação em Ambiente e Saúde (GIAS-ESTeSL) promove seminário de investigação na ESTeSL

Grupo de Investigação em Ambiente e Saúde (GIAS-ESTeSL) promove seminário de investigação na ESTeSL

Teve lugar no dia 6 de setembro de 2016, na ESTeSL, um Seminário de Investigação promovido pelo Grupo de Investigação em Ambiente e Saúde (GIAS-ESTeSL), com a participação de duas investigadoras da Universidade de Cincinnati (EUA).

ESTeSL acolhe 1ª Assembleia Geral da Rede Académica das Ciências da Saúde - CPLP

ESTeSL acolhe 1ª Assembleia Geral da Rede Académica das Ciências da Saúde - CPLP

Realizou-se no dia 1 de setembro de 2016, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a 1ª Assembleia Geral da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP.

Site da ESTeSL com novo grafismo

Site da ESTeSL com novo grafismo

A página eletrónica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está com um novo grafismo, mais moderno e atual.

ESTeSL visita a Casa dos Marcos da Associação Raríssimas

ESTeSL visita a Casa dos Marcos da Associação Raríssimas

A Casa dos Marcos da Associação Raríssimas recebeu no dia 11 de julho de 2016 a visita do Presidente da ESTeSL, Prof. João Lobato, e dos docentes da Área Científica de Biologia, Prof.ª Anita Gomes, Prof.ª Helena Soares e Prof. Miguel Brito.

Grupo de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa: Rio de Janeiro de visita à ESTeSL

Grupo de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa: Rio de Janeiro de visita à ESTeSL

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) recebeu, no dia 1 de julho de 2016, a visita do Grupo de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa: Rio de Janeiro.

ESTeSL acolhe Reunião do Conselho Geral do IPL

ESTeSL acolhe Reunião do Conselho Geral do IPL

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) acolheu, no dia 27 de junho de 2016, a reunião do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

Eventos ESTeSL

Atividade de Integração

Sessão de Boas Vindas aos Estudantes do 1º Ano dos Cursos de Licenciatura

19 set 2016

,

Auditório ESTeSL

Eleições

Eleição do Conselho de Representantes Triénio 2017-2019

21 set 2016

,

ESTeSL, Parque das Nações

Candidaturas

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

8 jan 2018 a 31 jan 2018

,

ESTeSL, Parque das Nações

Movimento Fisio

Fórum Movimento Fisio – Encontro com o Futuro, Conversas com o Amanhã

14 out 2016 a 15 out 2016

,

Auditório da ESTeSL

Dietética e Nutrição

Concurso de fotografia "Fresh Food Art"

27 jul 2016 a 23 out 2016

,

ESTeSL, Parque das Nações | Jumbo, Auchan Portugal Hipermercados (APH)

Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional

Candidaturas a módulos da Pós-Graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional

4 abr 2016 a 15 nov 2016

,

ESTeSL, Parque das Nações

Outros Destaques

No passado dia 1 de setembro de 2016, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) foi palco para a criação da “Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP”.

 

Esta Rede internacional – RACS-CPLP – pretende constituir-se como uma plataforma agregadora e dinamizadora para a cooperação académica internacional, no âmbito das ciências da saúde, no espaço geográfico da língua portuguesa.

 

Nesta reunião a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) foi eleita para integrar e presidir à Direção da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP, juntamente com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto.

 

Mais informações sobre a Rede em http://racscplp.org/.


Nós por cá...

A Professora Margarida Ribeiro, da Área Científica de Radiologia, do Departamento das Ciências e Tecnologias das Radiações e Biossinais da Saúde da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas do Doutoramento em Ciências da Vida – Medicina Clínica: especialização em Biotecnologia, subordinadas ao tema "Otimização da Anisotropia Fronto-calosa: Ressonância Magnética [1,5 T] no idoso normal e com risco cérebro-vascular", no dia 6 de abril de 2016, na Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido a classificação de Muito Bom com Louvor e Distinção.
 

A Professora Liliana Caetano, docente da Área Científica de Farmácia, do Departamento das Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde Comunitária da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas do Doutoramento em Farmácia, especialidade de Tecnologia Farmacêutica subordinadas ao tema "Novel particulate BCG-loaded delivery system for mucosal immunization against tuberculosis", no dia 20 de abril de 2016, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado com Distinção e Louvor.
 

A Professora Vanessa Mateus, da Área Científica de Farmácia, do Departamento das Ciências e Tecnologias Laboratoriais e Saúde Comunitária da ESTeSL, realizou as suas Provas Públicas do Doutoramento em em Farmácia, especialidade de Farmacologia e Farmacoterapia subordinadas ao tema "Pharmacological modulation of inflammation associated with inflammatory bowel disease: study in an animal model", no dia 4 de maio de 2016, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, tendo obtido a classificação de aprovado com Distinção.

 

A Comunidade Académica da ESTeSL congratula-se com o resultado obtido pelas suas docentes e felicita-as pela conclusão do seu Doutoramento.


O Sr. José Manuel Nunes Moreira iniciou funções na Divisão de Informação, Comunicação e Relações Externas (DICRE), integrando a equipa do Gabinete de Comunicação.
 

A Dra. Teresa Marques e o Dr. Nuno Gonçalves iniciaram funções na Divisão de Gestão Académica (DGA), integrando a equipa dos Serviços Académicos.
 

A Dra. Sofia Santos iniciou funções no Gabinete de Apoio aos Laboratórios do Piso 2.
 

A Dra. Tânia Silva iniciou funções no no Serviço de Saúde Ocupacional do IPL (a funcionar na ESTeSL). 


A Comunidade Académica da ESTeSL dá as boas vindas aos novos funcionários não docentes.

 

ESTeSL na sociedade

Representação Institucional

O Presidente da ESTeSL, Professor João Lobato, está presente, em representação oficial, nas comemorações do 37.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e homenagem a António Arnaut, que decorrem hoje, dia 15 de setembro, no Centro de Congressos do Polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

 

Circulares Informativas, Despachos e Ordens de Serviço


 

Parceiros

ACONTECE, Newsletter semanal da Católica Porto

Revista RETS, nº 22 - Rede Internacional de Educação de Técnicas em Saúde

Newsletter TecnoHospital, n° 132

 

A ESTeSL assinou protocolo com:

  • Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) - têm como missão garantir um serviço público de abastecimento de águas residuais urbanas e de recolha de resíduos sólidos e urbanos com qualidade e ambientalmente sustentável.