Biblioteca da ESTeSL associa-se à Semana Internacional de Acesso Aberto 27 out 2016

Biblioteca da ESTeSL associa-se à Semana Internacional de Acesso Aberto

Comemora-se esta semana a Open Access Week, um evento internacional que procura promover e divulgar o acesso aberto ao conhecimento científico.

De 24 a 30 de outubro de 2016, são várias as atividades realizadas por todo o mundo sob o lema Open in Action, que procura incentivar toda a comunidade científica a tomar medidas concretas para colocar o seu próprio trabalho disponível de forma mais aberta e encorajar outros a fazer o mesmo.

Na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL) o evento é assinalado pela Biblioteca da Escola, que se associa às iniciativas desenvolvidas a nível internacional com a criação do Glossário de Ciência Aberta, documento elaborado pela responsável da Biblioteca da ESTeSL, Dra. Maria da Luz Antunes, na sequência do convite da Sra. Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutora Fernanda Rollo.

O acesso à informação e ao conhecimento é fundamental para o progresso do ensino e da investigação, razão pela qual o movimento internacional de acesso aberto ao conhecimento procura tornar acessíveis os resultados da investigação de forma gratuita e online, através de repositórios institucionais, revistas de acesso aberto e sítios web.