ERASMUS+ 2018/2019: Vagas Anuais para Mobilidade de Estudantes – SMS e SMT – 1º e 2º Semestre 27 dez 2017

Em dezembro de 2013 foi aprovada pela Comissão Europeia a nova Carta Europeia no âmbito do Programa ERASMUS+ para o período de 2014-2020. Este novo ciclo do programa ERASMUS conta com um reforço no apoio aos participantes em atividades de mobilidade ao nível de:

• Competências linguísticas, através de um serviço europeu de apoio linguístico em linha introduzido de forma gradual pela Comissão Europeia a partir do ano 2014;
  • A possibilidade de realizar mobilidade até 12 meses em cada ciclo de estudos;
  • A possibilidade de estudantes pós-graduados (licenciatura e mestrado) poderem realizar mobilidade até 12 meses após terem concluído o seu grau de estudos;
  • As Instituições participantes no ERASMUS+ terem a possibilidade de organizar atividades de mobilidade num quadro estratégico mais amplo e a médio prazo de acordo com o seu quadro estratégico de internacionalização, reforço de capacidades e modernização.

Assim, foram estabelecidos os devidos contactos com as instituições de acolhimento para renovação de acordos interinstitucionais e estabelecimento de novos acordos interinstitucionais para os cursos de licenciatura da ESTeSL, para estabelecimento de vagas, períodos de mobilidade e condições de admissibilidade específicas, para os estudantes que se encontram a frequentar o 1º ciclo de estudos.

Encontram-se disponíveis para consulta as listagens de instituições de acolhimento para a mobilidade de estudantes – ERASMUS+, 1º e 2º semestre 2018/2019 divididas pelas modalidades de:

• Realização de um período de Estudos (SMS):

Compreende um período de estudos realizado numa Instituição de Ensino Superior (IES) parceira cumprindo um programa que engloba a realização de unidades curriculares teóricas/teórico-práticas e práticas dos respetivos cursos, de acordo com o plano de estudos lecionado na IES de acolhimento, não podendo ser exclusivamente estágio. Os créditos ECTS são atribuídos pela IES de acolhimento, bem como a avaliação das unidades curriculares que forem realizadas naquele período de estudos.
Consulte aqui as IES para a mobilidade SMS relativas ao 1º e 2º semestre do ano académico 2018/2019.

• Realização de um período de Estágio (SMT):

Compreende um período de estágio, exigido pelo programa de estudos, realizado em instituições de prestação de serviços de saúde parceiras, cumprindo um programa de estágio pré-definido e acordado entre as duas instituições. Os créditos ECTS poderão ser atribuídos, pela IES parceira, ou pela ESTeSL, caso a instituição de acolhimento não disponha de sistema de ECTS. Este procedimento deverá ser devidamente acordado antes do início da mobilidade.
Consulte aqui as IES para a mobilidade SMT relativas ao 1º e 2º semestre do ano académico 2018/2019.

O programa de mobilidade ERASMUS+ 2018/2019
irá abrir candidaturas através de uma nova plataforma digital institucional que será disponibilizada pelo Instituto Politécnico de Lisboa. No entanto, apela-se a todos os estudantes interessados para iniciarem o contacto e esclarecimentos junto dos respetivos Diretores de Curso e Tutores-Professores ERASMUS afetos a cada curso.