ESTeSL acolhe 1ª Assembleia Geral da Rede Académica das Ciências da Saúde - CPLP 5 set 2016

Realizou-se no dia 1 de setembro de 2016, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a 1ª Assembleia Geral da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP.

Este primeiro encontro teve como principal objetivo a eleição dos órgãos sociais da RACS-CPLP, tendo sido escolhida esta data no sentido de dar cumprimento aos prazos legalmente exigidos no decurso do registo desta Rede, processo que se iniciou no passado mês de junho.

Para dar início a este projeto, estiveram presentes as 9 instituições de ensino superior da área das ciências da saúde, promotoras da iniciativa, nomeadamente: Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB), de Angola; Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, Rio de Janeiro, do Brasil; Universidade do Mindelo, S. Vicente, de Cabo Verde; CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL, Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, CRL, Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Saúde do Alcoitão – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, de Portugal.

Na receção e almoço que antecederam a reunião, realizados no Foyer do Auditório da ESTeSL, estiveram também presentes representantes da Comissão CPLP da ESTeSL e da Comissão para a Comemoração dos 35 anos da Escola.

Às 14:30h teve início a Reunião da Assembleia Geral da RACS – Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Associação, na sala nobre da ESTeSL, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação, discussão e deliberação sobre os estatutos da RACS - Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Associação;
  2. Eleição dos Corpos Sociais da RACS;
  3. Apresentação, discussão e deliberação do Regime de Quotas, incluindo valor, modo e momento de pagamento;
  4. Aprovação da imagem gráfica (logotipo) da RACS;
  5. Agenda da 1ª Reunião Internacional da RACS para 2017;
  6. Apresentação da página eletrónica da RACS;
  7. Outros assuntos.

Juntamente com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra do Instituto Politécnico de Coimbra, tomou posse a ESTeSL, eleita para integrar e presidir à Direção da RACS, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde e Instituto Politécnico de Saúde do Norte (CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL), o Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa (UCL) e a Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, CRL, para a Mesa da Assembleia Geral, e a Universidade do Mindelo, o Instituto Superior Politécnico de Benguela (ISPB) e a Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para o Conselho Fiscal.

A Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – RACS-CPLP pretende constituir-se como uma plataforma que possa agregar e dinamizar a cooperação académica internacional, das ciências da saúde, no espaço geográfico da língua portuguesa.

Mais informações sobre a RACS - Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em http://racscplp.org/.